MotoGP: Bagnaia admite 'mudanças' com moto de Motegi, mas desconversa sobre uso da GP24
Italiano falou ainda que vai manter configuração base da moto de Motegi no início do fim de semana em Mandalika

Após ter seu melhor fim de semana na temporada 2025 da MotoGP, fazendo a limpa no GP do Japão, o bicampeão Francesco Bagnaia confirmou que sua moto teve mudanças em relação às etapas anteriores, utilizando "itens usados no passado", mas desconversou sobre os rumores de que havia utilizado uma GP24 'tirada' de Franco Morbidelli.
Embora esteja claro que o avanço de Bagnaia ocorreu no teste de Misano, na segunda-feira após o GP de San Marino do mês passado, as especulações sobre sua natureza continuam a crescer no paddock da MotoGP. Após o fracasso do italiano em se adaptar à atual moto, a GP25, alguns sugeriram que a marca italiana permitiu que ele pilotasse um chassi GP24 durante o teste de segunda-feira.
Na coletiva de imprensa que antecedeu o GP da Indonésia deste fim de semana, Bagnaia foi questionado se ele havia de fato testado a GP24 normalmente pilotada pelo piloto da VR46, Franco Morbidelli.
"O fato é que, no teste de Misano, decidimos experimentar coisas diferentes que, também no passado, me deram mais confiança e mais desempenho", disse Bagnaia, que estava sentado ao lado de Morbidelli na ocasião. "Não confirmo o que você está dizendo, mas confirmo que o feedback no teste de Misano estava vindo de alguns itens que também usamos no passado".
A resposta de Bagnaia não foi vista como qualquer tipo de negação dos rumores sobre o uso da GP24 e seguiu os comentários que ele havia feito em Motegi, quando admitiu pela primeira vez que o teste havia se baseado em coisas que funcionaram no passado.

Bagnaia em ação no teste de Misano
Foto de: Mirco Lazzari GP - Getty Images
"Testamos coisas diferentes em Misano, coisas diferentes que já tínhamos, mas nunca tivemos a chance de realmente tentar nesta temporada, então eu estava apenas me sentindo um pouco melhor", disse ele no Japão.
Perguntado em Motegi se agora estava usando as mesmas peças que o companheiro de equipe Marc Marquez, Bagnaia disse apenas: "Nem tudo."
Quanto à corrida deste fim de semana em Mandalika, a tarefa de Bagnaia é provar que seu retorno à forma não foi um ponto fora da curva. Mas o piloto de 28 anos parecia confiante de que agora tem uma boa moto de base - a ponto de não mudá-la durante a sexta-feira. Seu plano é se familiarizar com um circuito que ele acha que não domina, apesar de ter vencido há dois anos.
"Estou bastante confiante, mas devo dizer que essa pista nunca foi muito fácil para mim, então tentarei me adaptar", acrescentou. "Já conversei com a equipe e decidimos não mexer em nada na moto até sábado [e sim] apenas nos adaptarmos à situação".
"Sei que meu pacote agora pode me dar mais potencial, mais desempenho. Por isso, decidimos começar com a mesma moto de Motegi e ver o que fazer durante este fim de semana. Mas veremos depois de sexta-feira e não [estaremos] tentando resolver problemas diferentes nos dias anteriores. Portanto, isso é muito melhor".

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati
Foto de: Qian Jun / MB Media via Getty Images
Bagnaia enfatizou que sua confiança estava mais alta do que nunca, mesmo com o desânimo do meio da temporada tão fresco na memória.
"Como eu disse durante toda a temporada, sei do meu potencial e, no momento em que conseguir o que estou pedindo, estarei lutando pelas primeiras posições novamente. Eu só precisava esperar até o teste de Misano para testar coisas diferentes e, a partir desse momento, pude voltar a pilotar do meu jeito. Foi fantástico passar um fim de semana como esse em Motegi".
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.