MotoGP: Marc Márquez aproveita vácuo e crava pole para o GP de Portugal e sprint; Bagnaia é 2º
Pela primeira vez na história, o melhor piloto da classificação garante duas pole positions: para a sprint de sábado e o GP do domingo

A MotoGP definiu neste sábado o grid de largada para o GP de Portugal, etapa de abertura da temporada 2023. Pela primeira vez, uma sessão de classificação definiu o grid de duas corridas: a sprint do sábado e a prova principal do domingo. Largando à frente em Portimão, teremos Marc Márquez na pole. O espanhol surpreendeu ao aproveitar o vácuo da Ducati para cravar uma bela volta.
O hexacampeão terá ao seu lado na primeira fila Francesco Bagnaia e Jorge Martín. Completam os doze primeiros do grid da sprint e do GP de domingo: Miguel Oliveira, Jack Miller, Enea Bastianini, Maverick Viñales, Marco Bezzecchi, Luca Marini, Johann Zarco, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró.
Q1
Assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 15 minutos, os 11 pilotos foram rapidamente à pista para a primeira saída. Participaram dessa parte do treino: Marc Márquez, Álex Márquez, Miguel Oliveira, Joan Mir, Brad Binder, Franco Morbidelli, Takaaki Nakagami, Álex Rins, Raúl Fernández, Augusto Fernández e Fabio DiGiannantonio.
Já Pol Espargaró teve sua participação no GP vetada após um forte acidente sofrido no TL2 da sexta-feira. A KTM e a GasGas optaram por não substituí-lo.
No final, Marc Márquez foi o mais rápido, com 01min37s675. Em segundo, garantindo também a vaga da disputa pela pole no Q2 ficou Miguel Oliveira. Os demais, classificados de 13º a 21º foram: Álex Márquez, Joan Mir, Brad Binder, Álex Rins, Franco Morbidelli, Takaaki Nakagami, Augusto Fernández, Raúl Fernández e Fabio DiGiannantonio.
Cla | # | Piloto | Moto | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 93 | Honda | 1'37.675 | |||
2 | 88 | Aprilia | 1'37.849 | 0.174 | ||
3 | 73 | Ducati | 1'37.970 | 0.295 | ||
4 | 36 | Honda | 1'38.064 | 0.389 | ||
5 | 33 | KTM | 1'38.105 | 0.430 | ||
6 | 42 | Honda | 1'38.133 | 0.458 | ||
7 | 21 | Yamaha | 1'38.335 | 0.660 | ||
8 | 30 | Honda | 1'38.439 | 0.764 | ||
9 | 37 | GASGAS | 1'38.464 | 0.789 | ||
10 | 25 | Aprilia | 1'38.492 | 0.817 | ||
11 | 49 | Ducati | 1'38.778 | 1.103 |
Q2
Marc Márquez e Miguel Oliveira garantiram o direito de disputar disputar a pole position com os dez melhores nos primeiros treinos livres do final de semana: Jack Miller, Francesco Bagnaia, Johann Zarco, Maverick Viñales, Aleix Espargaró, Marco Bezzecchi, Jorge Martín, Luca Marini, Enea Bastianini e Fabio Quartararo.
Com pouco mais de cinco minutos, uma bandeira amarela no último setor devido a uma queda de Aleix Espargaró. Com o auxílio dos fiscais, o espanhol conseguiu voltar à pista.
Em um final movimentado, Marc Márquez aproveitou o vácuo da Ducati para entregar uma volta voadora e surpreender a todos com a pole position em 01min37s226. Completam a primeira fila o atual campeão, Francesco Bagnaia e Jorge Martín.
Fecham o top 12: Miguel Oliveira, Jack Miller, Enea Bastianini, Maverick Viñales, Marco Bezzecchi, Luca Marini, Johann Zarco, Fabio Quartararo e Aleix Espargaró.
A MotoGP volta à pista ainda neste sábado, para a disputa da primeira corrida sprint de sua história. A prova de curta duração está marcada para as 12h, horário de Brasília. A transmissão será na ESPN 4 e no Star+. E no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do final de semana em Portimão.
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 93 | Honda | 8 | 1'37.226 | |||
2 | 1 | Ducati | 8 | 1'37.290 | 0.064 | ||
3 | 89 | Ducati | 8 | 1'37.454 | 0.228 | ||
4 | 88 | Aprilia | 7 | 1'37.521 | 0.295 | ||
5 | 43 | KTM | 5 | 1'37.549 | 0.323 | ||
6 | 23 | Ducati | 8 | 1'37.584 | 0.358 | ||
7 | 12 | Aprilia | 8 | 1'37.598 | 0.372 | ||
8 | 72 | Ducati | 8 | 1'37.616 | 0.390 | ||
9 | 10 | Ducati | 8 | 1'37.622 | 0.396 | ||
10 | 5 | Ducati | 6 | 1'37.880 | 0.654 | ||
11 | 20 | Yamaha | 7 | 1'37.920 | 0.694 | ||
12 | 41 | Aprilia | 7 | 1'38.136 | 0.910 |
Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.