MotoGP: Marc Márquez sente que "renasceu" após um ano na Gresini
Piloto agradece pela oportunidade de trabalhar em time um "familiar"
Marc Márquez diz que sente que "renasceu" um ano após trabalhando na Gresini e agradeceu à equipe da MotoGP por ter desempenhado um papel importante em sua carreira.
Depois de deixar a Honda com um ano de contrato no final de 2023, Márquez encontrou uma nova vida na equipe satélite da Ducati nesta temporada, apesar de ter que se contentar com a antiga moto GP23.
Embora a curva de adaptação inicial tenha sido íngreme, o espanhol foi imediatamente rápido quando a nova temporada começou em março, antes de aumentar o ritmo após a pausa de agosto para conquistar três vitórias e terminar o ano em terceiro lugar na classificação.
Seus resultados no início da temporada tiveram um papel importante para ajudá-lo a conseguir um lugar na fábrica da Ducati a partir de 2025, e agora ele está pronto para lutar pelo campeonato na próxima temporada pela primeira vez em cinco anos.
Márquez disse que precisava de um ambiente amigável para se recuperar de um final difícil em sua passagem de 11 anos pela Honda, que foi prejudicada por uma lesão que alterou sua carreira e por uma moto pouco competitiva.
"A Gresini se tornou uma equipe super importante na minha carreira em apenas um ano e eu encontrei a atmosfera perfeita para [renascer], como dizem nas mídias sociais, para sentir novamente que sou competitivo", disse Márquez.
Marc Marquez, Gresini Racing, Alex Marquez, Gresini Racing
Foto de: Gresini Racing
"Encontrei a família perfeita, a atmosfera perfeita com meu irmão [Alex Márquez] como companheiro de equipe, com a equipe".
"Eles estavam sempre trabalhando da mesma forma. É uma equipe que é super profissional e você pode conseguir o que quiser com essa equipe."
Dirigida por Nadia Padovani, esposa do falecido fundador e ex-piloto Fausto Gresini, a Gresini Racing é uma equipe independente que recebe pouco apoio de fábrica da Ducati em comparação com a Pramac e a VR46.
Mas é a natureza de pequena escala da equipe que Márquez acredita ter sido crucial para revitalizar sua carreira, depois de ter trabalhado anteriormente em um ambiente mais corporativo de uma empresa tão grande quanto a Honda.
"Estar em uma equipe satélite me fez lembrar da paixão pelas motos", acrescentou. "É claro que, na Honda, eu tinha meus amigos e uma equipe muito boa".
"Mas o fato é que, em uma equipe de fábrica, tudo é um pouco mais sério. Portanto, esta [Gresini] é um pouco mais informal, mais familiar".
Marc Marquez, equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"Lembra mais, é claro, de outra forma, como uma equipe de Moto2 quando eu estava lá. Você fala com o chefe da equipe, então você fala com aqueles que tomam a decisão final".
"Nesse caso, você pode ir até a Nadia e falar com ela. Eu penso 'isso' e [ela diz] 'ok, vamos em frente'.
"E, claro, o mais importante é que eles tenham a moto. Em uma equipe satélite com uma boa moto, você pode conseguir coisas muito boas, como eu consegui este ano, como outros pilotos conseguiram nos anos anteriores com a Gresini".
"Eles têm uma história muito longa e uma experiência muito longa no gerenciamento de diferentes tipos de situações".
MÁRQUEZ x BAGNAIA, Quartararo 2º, MARTÍN debuta na Aprilia, QUEDA de Bastianini: os testes da MotoGP
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez x Bagnaia, Quartararo 2º, Martín debuta na Aprilia, queda de Bastianini: os testes da MotoGP!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.