Recomendado para você

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Renovação de Colapinto para 2026 deve ser anunciada em breve; veja quando
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP: Martín continua afastado e não estará no GP de Portugal
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

MotoGP - Marini aprova Honda de 2026: "Tem muito potencial"

Luca Marini teve a oportunidade de testar a primeira versão da moto japonesa de 2026 durante o teste coletivo em Misano e ficou satisfeito com ela

Luca Marini, Honda HRC

Foto de: HRC

A tão aguardada Yamaha equipada com V4 atraiu o interesse geral no teste coletivo da MotoGP em Misano, na segunda-feira (15), mas a Honda também chamou atenção, com o Luca Marini aprovando o desempenho da primeira versão da RC213V de 2026.

Leia também:

A moto da marca japonesa é facilmente reconhecível por seu formato bastante diferente em comparação com a que está sendo usada atualmente por Marini e Joan Mir, especialmente na traseira. O fato da nova máquina ser totalmente preta foi mais uma ajuda para os olhares curiosos, que claramente prestaram muita atenção ao box da HRC.

Devido à ausência forçada de Mir, que se recuperava de uma lesão no pescoço sofrida nos treinos da tarde de sexta-feira no GP de San Marino, Marini teve que fazer hora extra para tentar dar o seu melhor. No final do dia, no entanto, o italiano fez uma avaliação muito positiva quando se reuniu com a mídia, incluindo o Motorsport.com, na sala de imprensa do Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli.

"Foi um teste positivo. Olhando para o final desta temporada, talvez o teste da última segunda-feira em Barcelona tenha sido melhor, porque tínhamos mais coisas focadas nesta parte da campanha. Em Misano, por outro lado, nos concentramos na motocicleta do próximo ano. Gostei de pilotá-la e descobrimos algo positivo. Ela ainda não está mais rápida, mas tem muito potencial", começou o piloto #10.

"À tarde, nos concentramos no que podemos fazer até o final do ano e descobrimos algumas pequenas coisas em termos de configuração e aerodinâmica. Acho que todos fizeram um ótimo trabalho na garagem, e é uma pena que Joan não tenha podido pilotar, porque assim meu programa teria sido um pouco menos intenso, mas principalmente porque teria sido bom ter a opinião dele sobre as coisas que testamos" , acrescentou.

Quando perguntado se há um aspecto em que ele acha que a nova motocicleta já é um passo à frente em comparação com a atual, depois de pensar um pouco, ele comentou: "Eu provavelmente diria estabilidade. No momento, acho que a nova motocicleta é mais estável".

O trabalho da Honda se concentrou principalmente no pacote aerodinâmico, e o irmão de Valentino Rossi ofereceu uma visão interessante sobre o que ele achava.

"A peça traseira nos dá um pouco mais de downforce, mas é sempre importante equilibrar a downforce dianteira e traseira para ter boas curvas e estabilidade. Chegamos a um ponto em que a motocicleta estava cheia de asas e era realmente estável nas curvas 11, 12 e 13 [a parte rápida], então, a cada volta, eu podia entrar um pouco mais forte, mas também perdemos um pouco de curva".

Luca Marini, Honda HRC

Luca Marini, Honda HRC

Foto de: HRC

"Então, demos um passo atrás e encontramos o compromisso certo. Mas é muito importante trabalhar bem na aerodinâmica, para entender se o que você está testando funciona ou não. E fazer com que todas as asas funcionem da maneira correta resolve muitos problemas. Para o futuro, temos que continuar assim".

Continuar com o desenvolvimento de um projeto, no entanto, parece ser uma grande motivação para o piloto italiano, que, após as férias de meio de temporada, começou a colher os frutos do trabalho realizado durante o último ano e meio com a Honda, começando a se posicionar regularmente entre os 10 primeiros.

 "Gosto muito mais. Hoje em dia, se você estiver em uma equipe satélite, talvez consiga uma boa configuração e um ótimo tempo, porque isso é tudo o que você pode fazer nos treinos".

"Por outro lado, em uma equipe oficial, você também tenta coisas que não funcionam, vai mais devagar, mas também há muita motivação, porque é um grande estímulo. Quando você encontra algo que melhora a moto, você quer isso imediatamente para o próximo fim de semana, mas às vezes leva tempo. Mas é algo que me dá muito prazer".

Se a Honda está fazendo progressos tangíveis pouco a pouco, a Yamaha teve de lidar com uma estreia abaixo das expectativas para o tão esperado motor V4.

"Quando você muda o motor, é mais difícil. Se você usa um V4 pela primeira vez, ele definitivamente funciona mais devagar e consome mais. Isso é normal, mas acho que eles vão resolver isso".

"Acho que estamos trabalhando muito bem, na direção certa, com feedback muito preciso, o que permite que os engenheiros respondam ao que estamos pedindo de forma perfeita. Estamos nos divertindo muito".

Como a direção técnica do projeto de MotoGP da Honda foi entregue a Romano Albesiano há vários meses, Marini foi questionado sobre até que ponto a contribuição do engenheiro italiano é perceptível:

"É difícil quantificar, mas ele está fazendo um ótimo trabalho e, acima de tudo, eu o vejo muito integrado ultimamente. Estamos encontrando a conexão certa entre a equipe europeia e a equipe japonesa".

"Estamos progredindo muito em termos de organização e velocidade de execução, mas também em termos de tomada de decisões, de forma responsável e mais rápida. Isso sempre foi um pouco difícil no passado. Mas quando as opiniões dos pilotos são claras e a direção é compreendida, as coisas se tornam um pouco mais fáceis".

Ao vê-lo interagir com os engenheiros da Honda na garagem, tem-se a sensação de que Marini é uma parte importante do desenvolvimento: "Estou muito feliz com o ponto a que chegamos. Estou realmente merecendo essa posição porque, no início, tínhamos que nos conhecer e eles também tinham que confiar em todos os meus comentários".

"Agora, assim que eu lhes digo algo, eles assimilam muito bem e vejo em seus olhos uma atenção notável, porque sabem que se eu disser sim, é sim, e se eu disser não, é não", concluiu.

DIOGO vice-líder! MARC 1º, Bezzecchi 2º: HEPTA no Japão? ÁLEX NA VAGA DE PECCO? Preços GP Brasil. MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior ANÁLISE MotoGP: 'Resgate' de Bagnaia não está mais nas mãos da Ducati
Próximo artigo MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros