Relato de classificação

MotoGP: Pol Espargaró garante pole position para o GP da Estíria, prova 900 da história do Mundial

Principal categoria da motovelocidade mundial segue no Red Bull Ring para uma segunda prova na Áustria

Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing

Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing

Gold and Goose / Motorsport Images

Neste final de semana, a MotoGP realiza a prova número 900 de sua história, e foi o GP da Estíria que recebeu a distinção de sediar tal evento. O Mundial segue no Red Bull Ring para uma segunda corrida consecutiva e, neste sábado, foi definido o grid de largada para o GP, que terá Pol Espargaró na pole position.

Ao longo da última semana, as discussões da MotoGP foram voltadas ao acidente entre Franco Morbidelli e Johann Zarco no GP da Áustria, que quase envolveu Maverick Viñales e Valentino Rossi. Todos os pilotos deram suas opiniões sobre o caso e, no final, o francês da Ducati foi punido com uma largada no pitlane.

Leia também:

Zarco, que precisou passar por uma cirurgia na quarta-feira, foi liberado pela equipe médica e conseguiu participar do fim de semana.

Outro piloto que segue fora do grid é Marc Márquez. Assim que o GP da Áustria acabou, a Honda já confirmou que o hexacampeão ficaria de fora da segunda prova no Red Bull Ring. A expectativa é que ele retorne em Misano.

Após duas corridas com performances abaixo do esperado, Fabio Quartararo segue na liderança da MotoGP, com 67 pontos, mas sua vantagem caiu. Com a vitória na Áustria, Andrea Dovizioso pulou para o segundo lugar, a apenas 11 pontos do francês. Maverick Viñales completa o Top 3, a 19 de Quartararo.

No quarto e último treino livre, realizado logo antes da classificação, o tempo mais rápido ficou com Takaaki Nakagami, que marcou 01min24s450. Completando o Top 5, Joan Mír, Pol Espargaró, Alex Rins e o líder Fabio Quartararo. Franco Morbidelli foi o oitavo, Andrea Dovizioso nono, Maverick Viñales o 12º e Valentino Rossi logo atrás em 13º.

Q1

O treino classificatório começou cerca de 20 minutos atrasado, devido a um problema na pista causado antes mesmo do TL4. Mas assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 15 minutos, os 12 pilotos que disputavam duas vagas para o Q2 já foram à pista.

Participaram do Q1 Iker Lecuona, Aleix Espargaró, Valentino Rossi, Bradley Smith, Johann Zarco, Tito Rabat, Brad Binder, Danilo Petrucci, Cal Crutchlow, Michele Pirro, Álex Márquez e Stefan Bradl.

Após a primeira rodada de voltas, o tempo a ser batido era 01min24s158, de Danilo Petrucci com a Ducati. Atrás dele, Johann Zarco, Brad Binder, Valentino Rossi e Aleix Espargaró.

Valentino Rossi vinha em boa volta rápida, com tempo suficiente para ser segundo colocado, quando perdeu o controle da moto em meio a curva e caiu, quase encerrando o Q1 mais cedo para todo mundo. Alguns pilotos ainda conseguiram entregar uma volta rápida.

No final, a volta mais rápida do Q1 foi de Johann Zarco, com punho fraturado e tudo. O francês da Ducati marcou 01min23s609. A segunda vaga para o Q2 ficou com Danilo Petrucci, completando uma "limpa" da Ducati. O companheiro de Andrea Dovizioso na equipe oficial da montadora cravou um tempo de 01min23s772.

Com a conclusão do Q1, foram definidas as posições finais do grid, que ficaram, em ordem: Iker Lecuona, Brad Binder, Valentino Rossi, Michele Pirro, Álex Márquez, Cal Crutchlow, Bradley Smith, Aleix Espargaró, Stefan Bradl e Tito Rabat e Johann Zarco, que largará do pitlane devido à punição independente de seu resultado final.

Q2

Mesmo punido, Zarco seguiu para o Q2 junto com Danilo Petrucci. Os dois disputaram a pole position com os dez melhores nos primeiros treinos livres do final de semana: Joan Mír, Fabio Quartararo, Takaaki Nakagami, Andrea Dovizioso, Maverick Viñales, Pol Espargaró, Miguel Oliveira, Franco Morbidelli, Álex Rins e Jack Miller.

No final da primeira rodada de voltas rápidas, Takaaki Nakagami estava na ponta com a LCR Honda, marcando 01min23s602. Completando o Top 5 estavam Espargaró, Quartararo, Viñales e Oliveira.

Os pilotos fizeram a segunda saída com menos de cinco minutos para o fim do treino. No final, a pole position ficou com Pol Espargaró, que marcou um tempo em 01min23s580. Fechando a primeira fila, Takaaki Nakagami e Joan Mir.

Completam o grid de largada Jack Miller, Maverick Viñales, Alex Rins, Miguel Oliveira, Andrea Dovizioso, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli e Danilo Petrucci. Johann Zarco terminou o Q2 em terceiro, mas, devido à sua punição, sairá do pitlane, em 22º.

A MotoGP volta à pista no domingo para o GP da Estíria, 5ª das 14 etapas da temporada 2020 e a segunda corrida da categoria no Red Bull Ring. A prova está marcada para 09h.

Cla Piloto Moto Volta Dif
1 Spain Pol Espargaro KTM 1'23.580  
2 Japan Takaaki Nakagami Honda 1'23.602 0.022
3 France Johann Zarco Ducati 1'23.632 0.052
4 Spain Joan Mir Suzuki 1'23.678 0.098
5 Australia Jack Miller Ducati 1'23.700 0.120
6 Spain Maverick Viñales Yamaha 1'23.778 0.198
7 Spain Alex Rins Suzuki 1'23.782 0.202
8 Portugal Miguel Oliveira KTM 1'23.797 0.217
9 Italy Andrea Dovizioso Ducati 1'23.849 0.269
10 France Fabio Quartararo Yamaha 1'23.866 0.286
11 Italy Franco Morbidelli Yamaha 1'24.021 0.441
12 Italy Danilo Petrucci Ducati 1'24.174 0.594

VÍDEO: Veja a verdade sobre o início da treta de Nelson Piquet e imprensa

PODCAST: O que resta para Massa no automobilismo após sair se sua equipe na F-E?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Espargaró quer comparar evolução da KTM contra Márquez: "Estamos rápidos, mas o melhor do grid não está aqui"
Próximo artigo Em meio a mistério sobre duplas, Ducati confirma Bagnaia e Zarco para temporada 2021 da MotoGP; entenda

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil