MotoGP - Sachsenring: Palco do 'bem e mal' de Marc Márquez; entenda
GP da Alemanha relembrar fortes emoções e lembranças para o espanhol

A relação de Marc Márquez com o circuito de Sachsenring foi ótima desde o início. Em 2010, quando estava correndo na 125cc, o espanhol venceu o GP da Alemanha na classe de entrada pela primeira vez. Essa vitória foi seguida por mais duas na Moto2 e, desde sua estreia na MotoGP em 2013, o espanhol venceu sete vezes sem interrupção na pista alemã até 2019, o ano de seu último título do campeonato mundial.
Mesmo após sua terrível lesão em 2020, Márquez conseguiria realizar uma última 'dança' com a Honda, vencendo em 2021 as corridas em Austin, Emilia Romagna e, é claro, na Alemanha, onde seu primeiro triunfo pós-lesão veio apenas onze meses depois, em 20 de junho de 2021.
Desde então, no entanto, o relacionamento de Marc com Sachsenring esfriou, com sua ausência em 2022 devido a uma lesão, mas, acima de tudo, por causa do que aconteceu no GP da Alemanha de 2023, quando Marc Márquez disse que já era o bastante.
Em 18 de junho, há dois anos, o espanhol finalmente tomou uma decisão que vinha amadurecendo há meses: deixar a Honda um ano antes do fim de seu lucrativo contrato e assinar com a Gresini para poder pilotar uma Ducati, embora em uma equipe privada.
Marc teve aquele fim de semana em Sachsenring, onde caiu cinco vezes, gravado em sua memória como um dos piores de sua carreira. Com o polegar quebrado, o tornozelo direito machucado e o corpo completamente dolorido por causa dos golpes, após o aquecimento ele decidiu não participar da corrida, a sua corrida, a que estava em seu quintal.
Além das cinco quedas, uma das quais foi uma forte batida contra o francês Johann Zarco que estava saindo do pitlane, Marc fez uma defesa que ficou na memória coletiva dos fãs.
200º GP de MotoGP para Márquez
Depois de deixar a Honda, superar a lesão e recuperar o entusiasmo aos comandos da Gresini Ducati GP23, Marc voltou a Sachsenring em 7 de julho de 2024, conquistando um pódio que, neste ano, agora com a equipe de fábrica e no melhor momento de sua carreira, ninguém duvida que conquistará sua 12ª vitória na Alemanha.
Além disso, outra das confluências do fim de semana é que, para Marc, será seu 200º GP na categoria rainha. Já se passaram 12 anos desde sua estreia na MotoGP, em 8 de abril de 2013, no Catar, onde terminou em terceiro lugar; e quase sete anos desde que completou sua 100ª corrida com a Honda, o GP da República Tcheca de 2018, onde também foi terceiro.

A primeira vitória de Marc Márquez na categoria rainha no circuito de Sachsenring.
Foto de: Honda
Historicamente, Marc é o nono piloto que mais correu na categoria principal, mas já está a uma distância impressionante do oitavo colocado, Jorge Lorenzo (203). À frente deles, Valentino Rossi tem o maior número de corridas (372), seguido por Aleix Espargaró (255), que continua a aumentar seu número de corridas, Andrea Dovizioso (248) e, entre outros, Dani Pedrosa (219), que pode alcançá-lo, se tudo der certo, na próxima temporada.
73 anos de corridas na Alemanha
O GP da Alemanha é um dos mais tradicionais do calendário da MotoGP, sendo realizado na Alemanha há 73 anos, com a primeira edição datando de 1952. No entanto, Sachsenring nem sempre foi o local do evento.
O primeiro circuito a sediar o evento foi o circuito Solitude, em Stuttgart, onde foi realizado em 1952 e alternado entre 1954 e 1964. Em 1953, a corrida foi transferida para Schottenring, no estado federal de Hesse, mas o perigo do circuito de rua fez com que a corrida das 500 Milhas fosse cancelada e nunca mais voltasse ao calendário.
A lendária pista de Nürburgring no Nordschleife sediou sete corridas entre 1955 e 1974 em sua versão de 20 quilômetros, voltando a sediar corridas do Campeonato Mundial entre 1995 e 1997, pouco antes de o Circuito de Sachsenrig em 1998 se tornar o local permanente do GP da Alemanha. Antes disso, entre 1961 e 1972, o circuito de rua original sediou algumas corridas.

Dani Pedrosa venceu quatro vezes em Sachsenring, a primeira delas em 2007.
Foto de: Bridgestone Corporation
Em resumo, Sachsenring foi o local de 38 GPs de MotoGP, doze entre 1961 e 1972 e os 18 restantes entre 1998 e 2024, com exceção de 2020, quando não foi realizado devido à pandemia.
Nesses 38 eventos, Márquez venceu oito, o maior número de vitórias. O segundo maior número de vitórias é de Giacomo Agostini, que venceu seis vezes; quatro vezes foram vencidas por Valentino Rossi, Dani Pedrosa e o lendário Mike Hailwood.
Todos os vencedores do GP da Alemanha em Sachsenring:
2024 |
Francesco Bagnaia
|
TI |
Sachsenring |
Ducati |
MotoGP™ |
2023 |
Jorge Martín
|
PT |
Sachsenring |
Ducati |
MotoGP™ |
2022 |
Fabio Quartararo
|
FR |
Sachsenring |
Yamaha |
MotoGP™ |
2021 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2019 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2018 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2017 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2016 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2015 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2014 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2013 |
Marc Márquez
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2012 |
Daniel Pedrosa
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2011 |
Daniel Pedrosa
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2010 |
Daniel Pedrosa
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2009 |
Valentino Rossi
|
TI |
Sachsenring |
Yamaha |
MotoGP™ |
2008 |
Casey Stoner
|
EUA |
Sachsenring |
Ducati |
MotoGP™ |
2007 |
Daniel Pedrosa
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2006 |
Valentino Rossi
|
TI |
Sachsenring |
Yamaha |
MotoGP™ |
2005 |
Valentino Rossi
|
TI |
Sachsenring |
Yamaha |
MotoGP™ |
2004 |
Max Biaggi
|
TI |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2003 |
Sete Gibernau
|
PT |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2002 |
Valentino Rossi
|
TI |
Sachsenring |
Honda |
MotoGP™ |
2001 |
Max Biaggi
|
TI |
Sachsenring |
Yamaha |
500cc |
2000 |
Alex Barros
|
BR |
Sachsenring |
Honda |
500cc |
1999 |
Kenny Roberts Jr.
|
EUA |
Sachsenring |
Suzuki |
500cc |
1998 |
Mick Doohan
|
UA |
Sachsenring |
Honda |
500cc |
1972 |
Giacomo Agostini
|
TI |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1971 |
Giacomo Agostini
|
IT |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1970 |
Giacomo Agostini
|
TI |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1969 |
Giacomo Agostini
|
IT |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1968 |
Giacomo Agostini
|
IT |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1967 |
Giacomo Agostini
|
TI |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1966 |
Franta Stastny
|
MKD |
Sachsenring |
Jawa-CZ |
500cc |
1965 |
Mike Hailwood
|
REINO UNIDO |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
1964 |
Mike Hailwood
|
REINO UNIDO |
Sachsenring |
Desconhecido |
500cc |
1963 |
Mike Hailwood
|
REINO UNIDO |
Sachsenring |
MZ |
500cc |
1962 |
Mike Hailwood
|
REINO UNIDO |
Sachsenring |
EMC |
500cc |
1961 |
Gary Hocking
|
GAL |
Sachsenring |
MV Agusta |
500cc |
GUTO NEJAIM e FAUSTO MACIEIRA: Márquez x Valentino, MANIAS da DUPLA, 'causos' e MUITA RESENHA!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.