Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

MotoGP: Yamaha testa asa traseira "estilo F1" na pré-temporada em Portugal; veja imagens

Montadora japonesa ousa com novidade aerodinâmica em busca de rivalizar com Ducati em 2023

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

No último fim de semana, as motos da MotoGP aceleraram no circuito de Portimão, em Portugal, para os dois últimos dias da pré-temporada 2023. E em meio às novidades técnicas vistas pela pista, boa parte das atenções se voltaram para a Yamaha, que colocou em sua moto uma asa traseira no estilo de um carro de Fórmula 1.

No GP da Grã-Bretanha do ano passado, a Ducati surpreendeu o paddock com a introdução do que ficou conhecido como a "asa traseira estegossauro", com várias fendas verticais na parte traseira do assento.

Leia também:

A ideia de colocar um spoiler naquele ponto da moto foi introduzida no começo do ano pela Aprilia, que testou uma asa que lembra a de um carro, mas a montadora acabou deixando de lado a novidade pelo fato do resto do grid seguir o caminho trilhado pela Ducati.

A Yamaha testou a asa traseira em Valência nos testes de pós-temporada em novembro, mas rapidamente foi descartada por Fabio Quartararo. Nos testes de Sepang, em fevereiro, a montadora japonesa foi a única sem nenhum pacote aerodinâmico na traseira da moto.

Porém, para o teste em Portugal, a Yamaha trouxe duas novidades aerodinâmicas: um design "estegossauro" e um novo conceito similar ao da F1.

"Temos dois designs prontos para testar mas, no momento, ainda não tivemos a chance, e veremos se será possível aqui em Portimão", disse o chefe Massimo Meregalli ao Motorsport.com na sexta-feira em Portugal.

Com a asa estilo F1, a Yamaha buscava algo diferente da inovação da Ducati, cujo objetivo é fazer com que a moto faça curvas melhores em vez de melhorar a estabilidade na frenagem.

"Temos duas peças para testar, mas apenas dois dias para isso, então não sei se teremos tempo. A asa não é parte do pacote que será homologado, então pode ficar para depois", admite Meregalli, que ainda reconheceu que a nova peça é "realmente diferente do vimos até então" na Yamaha.

Para a Yamaha, a traseira da M1 não é sua principal preocupação em termos de aerodinâmica, já que a montadora ainda precisa finalizar o conceito dianteiro que será usado, com o primeiro design precisando ser homologado antes da etapa inaugural no fim do mês.

"Durante esses dois dias, temos que tomar uma importante decisão com a carenagem. Após Sepang, nossos pilotos optaram por deixar a decisão para Portimão. Eles trabalharam bastante na fábrica, em um nível que nunca havia visto em meus anos de Yamaha. Testamos diversas variações, com uma peça central diferente, e a decisão precisa ser tomada para que possamos homologá-la".

 

A peça deu as caras no domingo, durante as últimas horas da sessão. Mas, segundo Quartararo, a novidade não trouxe melhoras ao rendimento da moto, acreditando que a peça terá que ser aprimorada antes de realmente ser integrada à M1.

Além da peça aerodinâmica, a Yamaha está preocupada com o rendimento da M1 nas classificações, que foi chamado de "pesadelo" por Quartararo em Sepang.

"Em Sepang, o ritmo foi boom, mas não nas classificações, então temos que trabalhar nisso, com Fabio e Frankie [Franco Morbidelli] tendo que andar. Em Sepang, tínhamos muitas coisas para testar mas que não conseguimos dar mais que três voltas consecutivas, e Fabio não gosta disso, porque ele prefere não ter que mexer muito na moto durante um fim de semana de corrida".

Rico Penteado revela como Flavio Briatore 'acabou com a brincadeira' na Renault F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #220 - Fernando Alonso pode ser a 'salvação' da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: Yamaha sofre para homologar carenagem aerodinâmica da moto de 2023
Próximo artigo MotoGP: Bagnaia lidera último dia da pré-temporada com recorde da pista de Portimão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros