No sufoco, Martín vence eletrizante GP da Tailândia; Bagnaia é segundo
Binder cruza em segundo, mas extrapolação de limites de pista de Brad dão P2 a Francesco, que agora tem 13 pontos de vantagem para vencedor em Chang; veja
O GP da Tailândia da MotoGP foi de tirar o fôlego para quem acompanhou, com a disputa pela vitória indefinida até a curva final. Quem se deu melhor em Chang foi o espanhol Jorge Martín, que largou na pole com sua Pramac Ducati, mas teve disputa e muitas trocas de posição com Brad Binder, que cruzou a linha de chegada em segundo.
Porém, o sul-africano da KTM excedeu os limites de pista na última volta e, com isso, ele perdeu a posição para outro integrante dessa briga sensacional pela vitória, o atual campeão e líder, Francesco ‘Pecco’ Bagnaia, italiano da Ducati oficial de fábrica. Com o resultado, a diferença dele para Martín caiu para 13 pontos. O gap entre os três na chegada foi de 0s253, a quarta menor da história da categoria.
Outro destaque da corrida, ainda que longe da vitória, foi o italiano Marco Bezzecchi, que escalou o grid para chegar na quarta colocação com sua VR46 Ducati, com o espanhol Aleix Espargaró, que chegou a disputa a liderança no início da prova, terminando em quinto com a Aprilia.
Confira o que rolou na corrida principal do GP da Tailândia
Jorge partiu muito bem e se manteve na liderança após ter conquistado a pole position. Luca Marini, italiano da VR46, até tentou, chegando muito perto de assumir a ponta na primeira curva, mas perdeu a segunda colocação para Aleix nas curvas seguintes. Logo na sequência, apareceram Brad Binder e Pecco Bagnaia, que ganhou uma posição na partida.
Na terceira volta da corrida, enquanto todo o grid formava praticamente uma fila, Binder surpreendeu Marini para assumir o terceiro posto – no mesmo giro, ele fazia a melhor volta da corrida até então –, enquanto Álex Márquez desbancava Bagnaia pela quinta colocação. O atual ainda perdia o sexto posto para o mais vencedor dos Márquez, Marc.
Na quinta volta da prova, Espargaró ficou lento e até sofreu um toque, caindo da segunda para o quinto lugar, ficando à frente de Bagnaia, que deu o troco para cima de Marc. Já Alex aproveitou de toda a confusão para superar Marini e assumir o terceiro lugar.
Bagnaia protagonizou uma das cenas mais bonitas da corrida. Ao assumir o quinto lugar, ele surpreendeu Espargaró no miolo do circuito, ganhando o posto com uma linda manobra. De quebra, com a briga entre Aleix e Marc, ele abriu vantagem e chegou rapidamente para disputar com Marini – na décima volta, o atual campeão ganhou o quarto lugar.
Se o início parecia indicar que Martin abriria uma vantagem e teria conforto na liderança, Brad Binder grudou no postulante ao título – não somente ameaçando uma disputa, mas trazendo Álex para a briga, que tinha Bagnaia logo atrás. Porém, pouco antes de completarem a 13ª volta e metade da corrida, Alex perdeu a frente da moto, sofrendo uma queda e abandonando a etapa tailandesa.
Enquanto os três primeiros abriam margem na frente, Bezzecchi se tornava o destaque da corrida, com o salto para o quinto lugar e se aproximando de Marini pela disputa do quarto posto. Com nove para o fim, Bezzecchi e Marini trocaram algumas vezes de posição, animando quem assistia a prova, com o #72 garantindo a manobra e assumindo o quarto lugar – ao mesmo tempo, Fabio Quartararo superava Marc pelo sétimo posto.
Com sete voltas para o final, Binder, definitivamente, colocou mais pressão sobre Martín. O sul-africano fez uma manobra para assumir a liderança, levando o troco na curva seguinte – algo que se repetiu um giro mais tarde e que trouxe Bagnaia para a briga pela vitória também.
Mas de tanto assediar, Binder conseguiu assumir a liderança na volta 22, o que fez com que ele se tornasse caça de Martin. Com duas voltas para o final, o espanhol surpreendeu na abertura da volta, reassumindo o posto com um lindo mergulho – Bagnaia bem que tentou, mas levou uma fechada de porta.
Na última curva, Bagnaia tentou ultrapassar os dois, colocando por fora lado a lado com Martin, mas o espanhol resistiu bravamente, o que deu a possibilidade de Binder voltar ao segundo lugar.
Mesmo recebendo tanta pressão, Martin segurou a ação do sul-africano até a última curva, vencendo na Tailândia, com Binder e Bagnaia na sequência.
Porém, ao cruzar a linha de chegada, chegou a informação de que Binder excedeu o limite de pista e perdeu a posição para Bagnaia. Com isso, o atual campeão ficou com 13 pontos de vantagem.
Bezzecchi, Espargaró, Quartararo, Marc Márquez, Marini, Fabio di Giannantonio e Johann Zarco completaram o 10 primeiros.
Resultado final do GP da Tailândia de MotoGP:
PILOTOS |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Points | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | J. MARTINPramac Racing | 89 | 26 |
39'40.045 |
179.0 | 25 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | F. BAGNAIADucati Team | 1 | 26 |
+0.253 39'40.298 |
0.253 | 179.0 | 20 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | B. BINDERRed Bull KTM Factory Racing | 33 | 26 |
+0.114 39'40.159 |
179.0 | 16 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | M. BEZZECCHITeam VR46 | 72 | 26 |
+2.005 39'42.050 |
1.891 | 178.9 | 13 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | A. ESPARGAROAprilia Racing Team | 41 | 26 |
+4.303 39'44.348 |
2.298 | 178.7 | 11 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. QUARTARAROYamaha Factory Racing | 20 | 26 |
+4.550 39'44.595 |
0.247 | 178.7 | 10 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | M. MARQUEZRepsol Honda Team | 93 | 26 |
+5.362 39'45.407 |
0.812 | 178.6 | 9 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | L. MARINITeam VR46 | 10 | 26 |
+6.778 39'46.823 |
1.416 | 178.5 | 8 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | F. DI GIANNANTONIOGresini Racing | 49 | 26 |
+7.569 39'47.614 |
0.791 | 178.5 | 7 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | J. ZARCOPramac Racing | 5 | 26 |
+9.377 39'49.422 |
1.808 | 178.3 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | F. MORBIDELLIYamaha Factory Racing | 21 | 26 |
+11.168 39'51.213 |
1.791 | 178.2 | 5 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | J. MIRRepsol Honda Team | 36 | 26 |
+11.990 39'52.035 |
0.822 | 178.1 | 4 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | E. BASTIANINIDucati Team | 23 | 26 |
+12.323 39'52.368 |
0.333 | 178.1 | 3 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | T. NAKAGAMITeam LCR | 30 | 26 |
+14.537 39'54.582 |
2.214 | 178.0 | 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | R. FERNÁNDEZRNF Racing | 25 | 26 |
+15.093 39'55.138 |
0.556 | 177.9 | 1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | J. MILLERRed Bull KTM Factory Racing | 43 | 26 |
+17.640 39'57.685 |
2.547 | 177.7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | A. FERNANDEZTech 3 | 37 | 26 |
+21.307 40'01.352 |
3.667 | 177.5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | P. ESPARGAROTech 3 | 44 | 26 |
+21.435 40'01.480 |
0.128 | 177.4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | M. VIÑALESAprilia Racing Team | 12 | 23 |
+3 Laps 35'57.872 |
3 Laps | 174.7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | A. MARQUEZGresini Racing | 73 | 12 |
+14 Laps 18'18.439 |
11 Laps | 179.1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
dnf | M. OLIVEIRARNF Racing | 88 | 6 |
+20 Laps 9'17.720 |
6 Laps | 176.3 |
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.