Pilotos dizem que presença de novato em Misano é perigosa
A equipe Avintia colocou pela primeira vez na pista o francês Chris Ponsson, que nunca disputou uma prova da MotoGP
Misano - Chris Ponsson, jovem piloto francês de 22 anos, estreou nesta sexta-feira na MotoGP ao participar dos treinos livres do GP de San Marino com uma Ducati da equipa Avintia.
Alguns pilotos disseram na quinta-feira que a falta de experiência do piloto pode oferecer perigo aos rivais na pista, algo que, aparentemente, se confirmou depois das duas primeiras sessões de treinos.
De manhã, na primeira sessão, o francês estava quase colidiu com Jorge Lorenzo, enquanto Marc Márquez teve que sair da pista para evitar um acidente.
Ponsson fechou a tabela de tempos da sexta-feira, experimentando uma leve melhora no segundo.
De manhã, ele marcou o tempo de 1min40s038, 7s430 atrás de Andrea Dovizioso. À tarde, ele melhorou seu tempo para 1min38s154, 5s956 mais lento que o primeiro, novamente Dovi. Se na classificação deste sábado, seu tempo ultrapassar em 107% o melhor tempo, ele não poderá participar da prova.
Pilotos consideram Pnsson perigoso
Marc Márquez foi questionado sobre a presença do jovem estreante em Misano.
"Não é culpa dele, ele tem a oportunidade de pilotar uma MotoGP e deve tirar vantagem disso", afirmou o piloto da Honda.
"Mas é claro que subir em uma moto dessas pela primeira vez, em um GP, não é fácil. Eu também fui muito lento na primeira vez na MotoGP. Mas é perigoso; você teria que ter um número mínimo de testes prévios", sugeriu Márquez.
"O encontrei esta manhã e tive que sair porque ele freou em um lugar onde eu não esperava. Teria que ter algo parecido com a Superlicença [da F1]. A norma de 107% não é suficiente", disse o catalão.
Jorge Lorenzo brincou sobre o encontro que teve na pista com o francês, em quem ele quase bateu.
"Eu consegui passá-lo esta manhã. Foi a passagem por fora mais fácil da minha carreira. O pobre deve ter passado mal ", disse ele.
"Na minha opinião, seria melhor deixar apenas pilotos experientes participarem de um GP. Pode ser perigoso alguém que corre a oito segundos do primeiro, que não tem referências com freios de carbono e outras coisas mais básicas. Espero que nada aconteça, mas a diferença é enorme, como é normal, por outro lado", acrescentou o piloto da Ducati.
Andrea Dovizioso também opinou sobre o francês.
"Quando não tem experiência neste campeonato e com uma MotoGP, o que aconteceu foi o que tinha que acontecer. Quando se mete a gerenciar uma moto tão rígida, com tantos componentes eletrônicos e freios de carbono, há muitas coisas a considerar. Se você encontrá-lo na pista, tem que cancelar a volta, com certeza."
Finalmente, Valentino Rossi foi um pouco mais longe e pediu um mínimo de experiência para poder correr na MotoGP.
"É errado colocar um piloto sem experiência em um GP. Certos resultados devem ser necessários antes de poder correr aqui", disse o italiano.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.