Pneu de Baz estoura a 290 km/h em teste; Petrucci lidera
Apesar do susto, francês sai ileso de acidente ocorrido por posível falha no pneu Michelin
O piloto da Pramac Ducati, Danilo Petrucci, liderou a tabela de tempos no segundo dia de testes da pré-temporada da MotoGP em Sepang, que ficou marcado por um acidente forte com Loris Baz devido à falha de um pneu.
Perto do final da primeira hora da sessão, Baz foi atirado de seu Avintia Ducati ao longo da reta da linha de chegada a 290 km/h quando o seu pneu traseiro estourou.
Leia também:
O francês saiu ileso e foi capaz de caminhar de volta para os boxes.
"O pneu traseiro travou quando eu estava a 290 km/h", explicou Baz. "Na última curva eu senti algo estranho e pensei em completar a volta e entrar nos boxes".
"No começo eu pensei que poderia ser o motor ou a caixa de velocidades, mas finalmente parece que foi o pneu. Tive muita sorte."
A equipe postou uma foto depois do acidente.
Enquanto para a Michelin é incerto exatamente o que causou a falha, o diretor técnico da empresa francesa Nicolas Goubert disse que ela pode estar relacionada com a pressão dos pneus.
"Estas motocicletas não têm um sensor de pressão no pneu, embora para o que fazemos é recomendado um mínimo de pressão e uma máxima", disse ele.
"Pode ser que o que aconteceu tem algo a ver com isso, embora, até que tenhamos os resultados de nosso teste, nós não sabemos."
Como medida de precaução, o composto pneu macio Michelin foi retirado de uso assim que a sessão foi retomada depois de uma investigação de uma hora sobre o que causou a falha.
Lorenzo no ritmo
Isto resultou em Petrucci - que tinha a sua melhor volta de 2min00s095, pouco antes da queda de Baz - permanecendo na frente durante o resto da sessão, ainda que apenas 0s060 na frente de Jorge Lorenzo, o líder do primeiro dia.
O piloto de fábrica da Yamaha, se recuperando de um acidente mais cedo na curva 5, definiu o seu melhor tempo de 2min00s155 pouco antes do fechamento da sessão com os pneus mais duros, colocando-o a menos de dois décimos à frente do companheiro de equipe Hector Barbera.
Marc Marquez foi o quarto, a 0s798 da liderança, na melhor das Hondas Repsol, com Cal Crutchlow fazendo um salto na tarde para o quinto lugar a bordo da máquina LCR satélite.
Valentino Rossi foi outro a melhorar durante a tarde, sendo o sexto mais rápido e ficando à frente das Ducatis de Andrea Iannone e Scott Redding - embora um pouco distante do ritmo de Lorenzo pelo segundo dia consecutivo.
Casey Stoner terminou a sua primeira sessão competitiva desde sua aposentadoria em nono lugar com a Ducati GP15 de 2015, pouco mais de um segundo atrás com um tempo de 2min01s103s.
Bradley Smith completou o Top 10, enquanto Dani Pedrosa ficou em 12º, 1s380 fora do ritmo, atrás de Maverick Vinales na melhor das Suzuki.
Resultados completos:
| Posição | Piloto | Equipe | Tempo | Diferença | Voltas |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Octo Pramac Yakhnich | 2min00s095 | 46 | ||
| 2 | Movistar Yamaha MotoGP | 2min00s155 | 0.060 | 32 | |
| 3 | Avintia Racing | 2min00s387 | 0s292 | 32 | |
| 4 | Repsol Honda Team | 2min00s843 | 0s748 | 52 | |
| 5 | LCR Honda | 2min00s899 | 0s804 | 55 | |
| 6 | Movistar Yamaha MotoGP | 2min01s021 | 0s926 | 54 | |
| 7 | Octo Pramac Yakhnich | 2min01s049 | 0s954 | 42 | |
| 8 | Ducati Team | 2min01s052 | 0s957 | 39 | |
| 9 | Ducati Team | 2min01s103 | 1s008 | 45 | |
| 10 | Monster Yamaha Tech 3 | 2min01s107 | 1s012 | 59 | |
| 11 | Team SUZUKI ECSTAR | 2min01s421 | 1s326 | 59 | |
| 12 | Repsol Honda Team | 2min01s475 | 1s380 | 36 | |
| 13 | Aspar MotoGP Team | 2min01s644 | 1s549 | 41 | |
| 14 | Ducati Team | 2min01s723 | 1s628 | 35 | |
| 15 | Monster Yamaha Tech 3 | 2min01s992 | 1s897 | 32 | |
| 16 | Team SUZUKI ECSTAR | 2min02s092 | 1s997 | 39 | |
| 17 | EG 0.0 Marc VDS | 2min02s328 | 2s233 | 54 | |
| 18 | Aprilia Racing Team Gresini | 2min02s372 | 2s277 | 45 | |
| 19 | Avintia Racing | 2min02s611 | 2s516 | 26 | |
| 20 | Yamaha Test Team | 2min02s691 | 2s596 | 43 | |
| 21 | Aprilia Racing Team Gresini | 2min02s876 | 2s781 | 52 |
Reportagem adicional de Oriol Puigdemont
Veja fotos do teste:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Após derrotar Lawson, Tsunoda e Colapinto mas não chegar à F1, Fraga retoma carreira na Super Fórmula japonesa
MotoGP - Marc Márquez aposta em Martín na briga pelo título de 2023: "Tem mais velocidade"
MotoGP: Binder é o mais rápido da sexta-feira na Austrália; Bagnaia cai novamente no Q1 da classificação
MotoGP: Pedrosa 'abre o jogo' sobre Márquez, Rossi, Stoner e Lorenzo
MotoGP: Márquez tenta vencer em Mugello 4040 dias depois de única vitória no circuito
MotoGP - Lorenzo: Márquez "agressivo" agora tem mais respeito pelos rivais na pista
MotoGP: Bagnaia dá a volta por cima e é pole do GP da Malásia
MotoGP: Álex Márquez cai e terá que passar pelo Q1; Marc se aproxima do título em treino liderado por Bezzechi no Japão
MotoGP: Novo V4 da Yamaha é promissor, mas é preciso evoluir, dizem pilotos
Últimas notícias
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.