Pole, Márquez explica queda no TL3: "não havia sinalização"
Marc Márquez ressaltou que incidente polêmico no TL3, que fez Aleix Espargaró criticar líder do campeonato, não foi como a queda no warm up do GP da Grã-Bretanha de 2013













Marc Márquez dominou a classificação para o GP de Aragón, realizada neste sábado (24), e conquistou com folga a pole position. O dia do espanhol, entretanto, não foi totalmente tranquilo: no TL3, Márquez se envolveu em uma queda com Pol Espargaró na curva 14 em meio aos trabalhos dos fiscais com a moto de Nicky Hayden, que caíra anteriormente.
Tanto Márquez quanto Espargaró deslizaram pela área de escape, mas a Yamaha da Tech 3 foi em direção à Honda de Hayden enquanto o norte-americano e os fiscais estavam próximos. Todos, porém, conseguiram escapar antes das motos se chocarem.
Aleix Espargaró, irmão de Pol, criticou bastante o líder do campeonato, relembrando o incidente envolvendo Márquez no warm up do GP da Grã-Bretanha, quando a Honda do espanhol quase acertou os fiscais de pista, que removiam a moto de Cal Crutchlow.
"O ponto é que, quando há bandeira amarela, você não pode se acidentar. Há pessoas trabalhando na pista e você pode matá-los facilmente se a moto atingir um deles", disse o piloto da Suzuki.
"Não foi a primeira vez - vimos a mesma coisa em Silverstone, há três anos, e fomos sortudos. Na segunda vez, muito sortudos. Espero que não tenhamos uma terceira vez. Você apenas precisa frear um metro antes e tudo ficará bem. Eu fodi com o meu treino ali, mas creio que isso seja melhor do que sofrer com outras coisas", afirmou.
Na coletiva pós-classificação, Márquez explicou o que aconteceu. "Foi uma queda estranha, havia muita confusão com a bandeira amarela. Quando percebi que havia uma bandeira amarela no setor, tentei frear, a dianteira travou e eu caí. Ainda bem que Nicky e os comissários não sofreram nada", disse.
Quando ficou sabendo das críticas de Aleix Espargaró, Márquez fez questão de explicar que a situação foi bem diferente do que aconteceu em Silverstone.
"Lá o erro foi meu. Desde então, sempre reduzo a velocidade quando vejo uma bandeira amarela, mesmo se estiver na minha melhor volta, pois percebi o perigo naquela situação. Na maior parte do tempo, não repito os mesmos erros", destacou.
"Eu conversei com Mike Webb (diretor de prova) e o problema é que não havia uma bandeira amarela onde deveria. Disse que não vi nenhuma sinalização, eles checaram nas imagens e realmente não havia sinalização", acrescentou.
"Quando cheguei ao ponto de freada, planejava ultrapassar Pol, pois não havia visto bandeiras amarelas. Quando finalmente vi, tentei frear e ter mais segurança, mas a dianteira travou. Foi um azar", ressaltou.
Classificação dos sonhos
Após conquistar a sexta pole da temporada 2016, Márquez ressaltou o bom ritmo e revelou que a única preocupação é a previsão do tempo, que indica temperaturas mais baixas para a corrida.
“Eu me senti muito bem hoje. Foi uma das corridas em que me senti melhor em toda a temporada. Por estar tão quente, pude usar o pneu duro na frente, que é sempre uma boa opção para mim", disse.
“Amanhã as temperaturas serão muito mais baixas. De qualquer forma, fiquei feliz hoje, pois o ritmo, que é o mais importante, foi bom", completou.
Reportagem adicional por Lena Buffa
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.