Valentino Rossi avalia novidades testadas na moto da Yamaha
Italiano disse que melhorias trouxeram pequenos ganhos de performance para a moto e evitou falar sobre novidades para 2020
A Yamaha levou diversas soluções aos testes da Catalunha em busca de melhorar a performance de sua moto para esta temporada, mas também mirando o campeonato de 2020. Valentino Rossi comentou as modificações e destacou que apesar de ver avanços, as melhorias representam um pequeno passo em relação ao que o time apresentou até agora.
O fim de semana do GP da Espanha começou promissor para a equipe principal da Yamaha, com os dois pilotos do time largando da segunda fila, mas Jorge Lorenzo pôs fim às pretensões da equipe realizar uma boa prova, quando caiu de sua moto e levou com ele Maverick Viñales e Rossi. Lorenzo sofreu mais um acidente nos testes desta segunda e precisou passar por exames médicos para verificar se o choque contra a barreira de proteção não deixou sequelas. Veja imagens na galeria abaixo.
Valentino Rossi espera agora que as novidades testadas pela Yamaha nesta segunda-feira possam surtir efeitos no desempenho da moto.
“Temos trabalhado pensando no próximo ano, porém também pensando na próxima corrida em Assen, onde já teremos algumas coisas diferentes, sobretudo nos controles eletrônicos, que espero que nos permitam sermos um pouco mais rápidos”, explicou Rossi no fim dos testes.
“Provamos diversas coisas na área eletrônica para melhorar a tração e o controle de frenagem, e outras coisas a nível de mecânica”.
Sobre as melhorias experimentadas para 2020, o italiano preferiu não fazer julgamentos.
“É um pouco cedo para comentar porque tentamos apenas coisas pequenas. Algumas ligeiras diferenças no motor para melhorar a entrega de potência, porém são poucas diferenças. Algo melhorou, porém esperávamos algo mais de outras áreas embora em geral tenha sido um bom teste”.
Rossi ainda provou outros elementos: Um novo escapamento, um freio acionado pelas mãos, e a mais recente versão dos pneus Michelin.
“Provei um novo escapamento, porém é só o primeiro passo e estamos falando de algo pequeno, assim não se sente muita diferença”.
“Também experimentei um freio de polegar, o tipo usado nas scooters. Em nossas motos a embreagem é usada apenas no início da corrida, porque não é um grande problema. Talvez a única dificuldade seja em termos de dimensões, porém creio que ter o freio traseiro disponível na mão pode nos ajudar na metade da curva, mas em cada situação há aspectos positivos e negativos”.
“Os pneus que a Michelin trouxe são melhores que os que tínhamos antes, porque há mais aderência. Não podíamos acelerar tanto antes. E se os pneus fazem tempos melhores é porque a mudança foi positiva”.
Sobre as modificações nos controles eletrônicos, Rossi fez referência ao trabalho realizado por Michele Gadda, contratado da equipe Yamaha na metade do ano passado, quando a equipe passava por grandes dificuldades na área.
“É um bom rapaz e com ele creio que progredimos muito. O problema é que precisamos de mais cinco como ele e só temos um. Precisamos de cinco Gaddas".
Veja Imagens de Valentino Rossi nos testes em Barcelona:
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