MotoGP
R
GP do Catar
25 mar
Próximo evento em
63 dias
R
GP da Argentina
08 abr
Próximo evento em
77 dias
R
GP das Américas
15 abr
Próximo evento em
84 dias
R
GP da Espanha
29 abr
Próximo evento em
98 dias
R
GP da França
13 mai
Próximo evento em
112 dias
R
GP da Itália
27 mai
Próximo evento em
126 dias
R
GP da Catalunha
03 jun
Próximo evento em
133 dias
R
GP da Alemanha
17 jun
Próximo evento em
147 dias
R
GP da Holanda
24 jun
Próximo evento em
154 dias
R
GP da Finlândia
08 jul
Próximo evento em
168 dias
R
GP da Áustria
12 ago
Próximo evento em
203 dias
R
GP da Grã-Bretanha
26 ago
Próximo evento em
217 dias
R
GP de Aragón
09 set
Próximo evento em
231 dias
R
GP de San Marino
16 set
Próximo evento em
238 dias
R
GP do Japão
30 set
Próximo evento em
252 dias
R
GP da Tailândia
07 out
Próximo evento em
259 dias
R
GP da Austrália
21 out
Próximo evento em
273 dias
R
GP da Malásia
28 out
Próximo evento em
280 dias
R
GP de Valência
11 nov
Próximo evento em
294 dias

Veredito de Iannone no Tribunal Arbitral do Esporte pode sair antes do início da temporada da MotoGP

compartilhar
comentários
Veredito de Iannone no Tribunal Arbitral do Esporte pode sair antes do início da temporada da MotoGP
Por:
Co-autor: Matteo Nugnes

O advogado do piloto da Aprilia está confiante que o veredito final sobre o caso pode sair no início de julho, caso o TAE não opte por uma audiência

Em abril, o piloto da Aprilia, Andrea Iannone, foi suspenso do esporte por 18 meses, após testar positivo para o uso de um esteroide anabolizante durante a temporada 2019. O futuro de Iannone está em xeque, com o italiano confirmando que iria contestar a decisão da FIM no Tribunal Arbitral do Esporte (TAE). E a resposta final pode vir antes mesmo da MotoGP voltar às pistas.

O advogado do italiano, Antonio de Rensis, revelou que o recurso do piloto será protocolado no início da próxima semana, e afirmou que há a possibilidade do veredito ser divulgado em até dois meses, caso o TAE decida que não há a necessidade de uma audiência.

Leia também:

A Dorna Sports, dona da MotoGP, revelou na quinta planos para iniciar a temporada em Jerez, com provas em 19 e 26 de julho, aumentando a possibilidade de Iannone ter seu futuro resolvido antes do início do campeonato.

"Entre segunda e terça da próxima semana vamos protocolar o recurso no TAE, pedindo um julgamento em primeira instância", disse de Rensis à Sky Itália. "Vamos protocolar o recurso até 15 de maio no máximo. A partir daí, a FIM terá 20 dias para responder aos nossos argumentos".

"Após isso, os juízes do TAE receberão os arquivos e, caso eles decidam que não há a necessidade de uma audiência, acredito que teremos a decisão em até dois meses".

"Se o TAE optar por uma audiência, teríamos um atraso, mas acredito que não seria maior que um mês, um mês e meio na pior das situações. Mas acredito que eles poderão tomar uma decisão apenas com base nos documentos".

"No melhor cenário, teremos um veredito no final de julho. No pior caso, logo após o fim do verão [na Europa]. Em resumo, acreditamos que, quando o campeonato começar, Andrea já terá o veredito final".

De Rensis acrescentou que, devido ao veredito da própria FIM, que declarou que o teste positivo de Iannone foi resultado do consumo de carne contaminada em Sepang, ele acredita que seu cliente merece ser "inocentado de todas as acusações".

Ele explicou: "Há um ponto na página 15 que, em nossa opinião, deve determinar a conclusão do julgamento com a absolvição, porque os juízes 'também levaram em consideração as declarações nos documentos submetidos pelo piloto falando sobre os hotéis onde o piloto consumiu suas refeições e que não há a expectativa de encontrar comida contaminada. Segue também que a dieta do piloto depende da comida disponível nos hotéis, não tendo muitas opções para sua refeição'".

"Você teria que me dizer, com base nas palavras desses juízes, como que você pode suspender alguém por 18 meses. Eles afirmam que ele fez o que tinha que fazer, não tendo outra opção para comer".

Relembre a trajetória de Iannone na MotoGP:

2013 - Pramac Ducati - 12º

2013 - Pramac Ducati - 12º
1/14

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

2013 - Melhor resultado: 8º na Austrália

2013 - Melhor resultado: 8º na Austrália
2/14

Foto de: Pramac Racing

2014 - Pramac Ducati - 10º

2014 - Pramac Ducati - 10º
3/14

Foto de: Bridgestone Corporation

2014 - Melhor Resultado: 5º em San Marino, Alemanha e República Tcheca

2014 - Melhor Resultado: 5º em San Marino, Alemanha e República Tcheca
4/14

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2015 - Ducati - 5º

2015 - Ducati - 5º
5/14

Foto de: Ducati Corse

2015 - Melhor resultado: 2º na Itália

2015 - Melhor resultado: 2º na Itália
6/14

Foto de: Repsol Media

2016 - Ducati - 9º

2016 - Ducati - 9º
7/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2016 - Melhor resultado: vitória na Áustria

2016 - Melhor resultado: vitória na Áustria
8/14

Foto de: Ducati Corse

2017 - Suzuki - 13º

2017 - Suzuki - 13º
9/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2017 - Melhor resultado: 4º no Japão

2017 - Melhor resultado: 4º no Japão
10/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018 - Suzuki - 10º

2018 - Suzuki - 10º
11/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2018 - Melhor resultado: 3º em Austin, Jerez e Aragón

2018 - Melhor resultado: 3º em Austin, Jerez e Aragón
12/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019 - Aprilia - 16º

2019 - Aprilia - 16º
13/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

2019 - Melhor resultado: 6º na Austrália

2019 - Melhor resultado: 6º na Austrália
14/14

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

VÍDEO: Massa detalha dia em que Raikkonen 'zoou' Schumacher

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Relembre corrida que redefiniu conceito de segurança na MotoGP

Artigo anterior

Relembre corrida que redefiniu conceito de segurança na MotoGP

Próximo artigo

Quartararo espera que italianos não o "odeiem" por substituir Rossi

Quartararo espera que italianos não o "odeiem" por substituir Rossi
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria MotoGP
Pilotos Andrea Iannone
Equipes Aprilia Racing Team Gresini
Autor Jamie Klein