Vitória na Áustria faz Ducati quebrar recordes e paradigmas
Em primeiro triunfo após quase seis anos, hiatos de uma década são quebrados no Red Bull Ring
A Ducati finalmente retornou às vitórias. Desde outubro de 2010 os italianos não sabiam o que era comemorar um triunfo na MotoGP.
Mas eis que 2128 dias depois – após dificuldades com motos difíceis de guiar, após um estrondoso fracasso com Valentino Rossi e trocando de diretor-técnico por mais de duas vezes – a fábrica de Borgo Panigale pôde voltar a sorrir.
A última vitória da Ducati havia sido no GP da Austrália de 2010, com Casey Stoner. Já a dobradinha ocorrida no último domingo na Áustria, com Andrea Iannone e Andrea Dovizioso, é quase inédita na história do mundial.
Quase, porque aconteceu apenas uma vez antes, no GP da Austrália de 2007, com Casey Stoner finalizando na frente de Loris Capirossi.
Por sinal, o piloto italiano foi o último a vencer em uma Ducati que não Casey Stoner. Para chegar ao último triunfo de Loris temos de voltar até 2007, no GP do Japão em Motegi – prova que marcou o único título da Ducati na MotoGP.
A vitória de Iannone foi o 32ª da Ducati na MotoGP. Antes dele, Stoner conquistou 23 triunfos, Capirossi sete e Troy Bayliss um.
Outro número interessante do GP da Áustria diz respeito à variação de vencedores na MotoGP. Desde o final de 2006 e o início de 2007 não tínhamos cinco vencedores diferentes em cinco provas seguidas.
Resta saber agora se a Ducati será capaz de conseguir novos triunfos neste ano.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.