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NASCAR Brasil lança oficialmente novo carro para temporada 2026

Batizado de RISE26, modelo representa mudança de mentalidade para o automobilismo nacional

A NASCAR Brasil abriu oficialmente um novo capítulo de sua história na noite desta terça-feira, 30, com a apresentação do carro de 2026, em São Paulo.  O RISE26 chega com números que demonstram um aumento de performance. São 80 quilos a menos e 60 cavalos a mais em relação ao modelo anterior, além do avanço tecnológico focado na otimização de manutenção e segurança dos novos carros.

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Com bases do sucesso do projeto anterior e inspirado no projeto NextGen da NASCAR nos Estados Unidos, essa objetividade se reflete na forma como o RISE26 foi concebido. O chassi tubular fabricado em aço inox, sendo modular, onde a parte dianteira é destacável, adiciona segurança e praticidade de manutenção em caso de incidentes.

O banco do piloto posicionado mais à esquerda do que o carro atual, porém mantendo uma ótima distribuição de peso de tal forma a assegurar a excelente característica de equilíbrio do carro em curvas. A carroceria foi fabricada totalmente em Fibra de Carbono, conferindo menor peso e maior resistência.

NASCAR Brasil RISE26

Foto de: Luciano Santos

Outro ponto fundamental é o processo avançado para homologação: o RISE26 atende aos padrões internacionais de segurança, sendo que a NASCAR US teve contribuições importantes como referência. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), filiada à FIA e responsável pela homologação do carro, acompanhou todo o desenvolvimento do projeto.

Engenharia de ponta com parceiros estratégicos

O desenvolvimento do RISE26 contou com um time de fornecedores de peso, que assinam soluções exclusivas para a categoria. A Pirelli criou o composto denominado TH4, inédito para os pneus 265/645R18 PZERO, otimizados para as características do carro. As rodas são fornecidas pela RAW, do grupo Motorcrazy, empresa brasileira que desenvolveu e produziu as rodas junto a asiática OUYA Industrie, que dedicou um projeto desenhado especificamente para o novo modelo.

Na eletrônica, a NASCAR Brasil aposta em um pacote de dados e metria de última geração: Pro Tune, Ghost Dashboard e Injepro se uniram para integrar a aquisição de dados, informações avançadas e gerenciamento da injeção eletrônica. Já a multinacional Hexagon trouxe sua tecnologia de metrologia para garantir precisão dimensional na carroceria e correlação entre pista e simulação, algo inédito no cenário nacional.

O motor central V6 NB-26, alimentado por etanol 100%, entregará cerca de 360 cv e está acoplado a um câmbio de seis marchas com sistema power shift e acionamento por paddles. A suspensão do tipo double wishbone completa o pacote, assegurando mais estabilidade e eficiência em curvas.

 

Testado, aprovado e pronto para a estreia

O RISE26 foi desenvolvido ao longo de dois anos e meio, somando mais de 5.000 quilômetros de testes realizados pelos irmãos Thiago e Tarso Marques. Os pilotos melhores colocados no campeonato serão convidados a participar de testes em pista. Já em outubro, as equipes poderão ter acesso à fábrica para iniciar a montagem final de seus carros. A estreia oficial junto aos pilotos das equipes acontecerá em um teste coletivo previsto para o início de 2026, antes da abertura da temporada.

“O RISE26 nasce com espírito de espetáculo. É um carro que entrega mais intensidade para os fãs, mais ferramentas para as equipes e mais confiabilidade para os pilotos. É o passo que a NASCAR Brasil precisava dar”, resumiu Thiago Marques, diretor da NASCAR Brasil e CEO da SRB, fabricante do carro.

O RISE26 também estará em destaque fora das pistas. O carro fará um roadshow por diferentes pontos de São Paulo, levando inovação e espetáculo para perto do público. Já estão confirmadas ativações no Sports Summit, no Capacete de Ouro, no Hotel Mercure, na Vila Olímpia, além de presença garantida nas duas etapas finais do campeonato, Velocitta (1 e 2 de novembro) e Interlagos (06 e 07 de dezembro).

NASCAR Brasil RISE26

Foto de: Luciano Santos

Ficha técnica (segundo a categoria)

Arquitetura: Chassi modular 3-peças (clips dianteiro/traseiro + célula central)

Célula: Aço inox polido 304

Carroceria: Fibra de carbono; controle dimensional Hexagon

Motor: NB-26 V6, 360 cv

Combustível: Etanol 100%

Transmissão: 6 marchas, power shift e paddle

Torque (max.): 55 kgf•m

Peso: 960 kg

Relação peso/potência: 2,66 kg/cv

Suspensão: Double wishbone (triângulos)

Rodas: RAW

Pneus: Pirelli TH4, medida 265/645R18 PZERO (composto especial NASCAR Brasil)

Volante: TMC, fibra de carbono, multifuncional

Tanque: Kevlar, 90 L

Metria/ECU: Pro Tune (aquisição) + Ghost (dash) + Injepro (injeção)

Desenvolvimento: 2,5 anos, +5.000 km; pilotos Thiago e Tarso Marques

Teste coletivo: Início de março (pré-temporada)

POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!

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