Recomendado para você

ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ESPECIAL: O que a história da F1 nos diz sobre decisões com três candidatos ao título? Relembre todas as finais do tipo
NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Casagrande comanda e vence corrida 1 da Grande Final em Interlagos
Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi

Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Entenda como Tsunoda sacrificou última classificação na F1 para ajudar Verstappen em Abu Dhabi
F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi

F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: McLaren acredita em 'jogo limpo' de Verstappen em Abu Dhabi
F-E: Dennis vence caótico ePrix de São Paulo marcado por acidente plástico de Martí; Drugovich é 5º e Di Grassi abandona

F-E: Dennis vence caótico ePrix de São Paulo marcado por acidente plástico de Martí; Drugovich é 5º e Di Grassi abandona

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
F-E: Dennis vence caótico ePrix de São Paulo marcado por acidente plástico de Martí; Drugovich é 5º e Di Grassi abandona
F1: McLaren se preocupa com Russell e Leclerc em Abu Dhabi

F1: McLaren se preocupa com Russell e Leclerc em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: McLaren se preocupa com Russell e Leclerc em Abu Dhabi
VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Muller e Da Costa, capota e carro pega fogo no Sambódromo do Anhembi; veja imagens

VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Muller e Da Costa, capota e carro pega fogo no Sambódromo do Anhembi; veja imagens

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
VÍDEO Fórmula E: Pepe Martí 'rampa' Muller e Da Costa, capota e carro pega fogo no Sambódromo do Anhembi; veja imagens
F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro

F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - O Filme, com Brad Pitt, estreia na Apple TV no dia 12 de dezembro

Nova categoria brasileira de picapes da SRB estreia em 2027 e terá motores Horse

Categoria brasileira fará testes de pista e exibições já em 2026 dos novos carros

Carol Mechai, Giuliano Eichmann e Thiago Marques

Foto de: Luciano Santos

Thiago Marques, CEO da Sports & Racing Brasil (SRB), anunciou, na manhã de sábado (06), que uma nova categoria brasileira de corrida de picapes estreará em 2027, com motores fornecidos pela Horse Powertrain, empresa espanhola independente que produz trens de força para o mundo todo.

Leia também:

O motor dos carros será o Horse H13 de 1.3 litro, 4 cilindros em linha turbo flex e 27kgfm que já equipa os Renault Duster do mercado brasileiro, mas que terá uma preparação especial de mais de 200cv. O câmbio será da Sadev de seis marchas com power shift e paddle shift. A fabricação será nas instalações da Horse em Curitiba.

Com um cabeçote em formato Delta e coletor de escape integrado, o HORSE H13 é um sistema compacto, leve e com baixo centro de gravidade. Combinado a outros avanços - incluindo eletrônica sofisticada para controlar a wastegate do turbo e a válvula de escape, além de um sistema exclusivo de injeção direta - o HORSE H13 entrega alta potência e torque, com excelente eficiência de consumo.

A categoria baseada em etanol oferece um ciclo well-to-wheel baixo em carbono, reduzindo 70% de emissão de CO2 comparada a um combustível fóssil, e diminuindo a pegada ambiental do automobilismo.

O chassi será baseado no atual, com bolha de fibra de vidro, e com peso de 860 kg. Os pneus serão Pirelli Slick 265/645/R18, com sistema eletrônico Injepro e de aquisição de dados de Pro Tune, além de suspensão independente em triângulos nas quatro rodas.

Thiago Marques, CEO da Sports e Racing Brasil (SRB), revelou que as picapes já estão em desenvolvimento e em testes de pista, com mais de mil quilômetros já rodados, mas que a data de 2027 foi escolhida para o melhor estabelecimento da categoria.

Em 2026, corridas especiais em pistas de asfalto e de terra serão realizadas para testar e mostrar ao público as novas picapes já em ação, além de ativações nas etapas da NASCAR Brasil e um evento de lançamento.

“Para a Horse Powertrain, entrar no automobilismo brasileiro é uma demonstração clara de quem somos e do que podemos oferecer", disse Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies. "A competição é o ambiente perfeito para testar tecnologia, confiabilidade e desempenho, e fazê-lo ao lado da SRB nos permite mostrar toda a capacidade do nosso motor HORSE H13 — produzido aqui no Brasil."

"Esta parceria combina dois valores que compartilhamos plenamente: inovação e espírito competitivo. O automobilismo é um laboratório real e desafiador, e temos orgulho de ver o HORSE H13, fabricado localmente, impulsionando esta nova categoria que promove talento, indústria e tecnologia brasileira.”

Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA

Ouça versão áudio do Podcast

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior NASCAR Brasil: Genz lidera treino antes de quali em Interlagos
Próximo artigo NASCAR Brasil: Em dupla com Rubens, Dudu Barrichello lidera treino classificatório da Grande Final em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros