Braço Curto MotorSport segue engajada com projeto socioambiental no 32º Sertões

Pelo terceiro ano, equipe paranaense soma esforços para a doação de 250 filtros de água potável, palestras e gestão de resíduos na Vila Sertões

Projeto Braço Curto MotorSport

Projeto Braço Curto MotorSport

Foto de: Divulgacao

Brasília está no clima do Sertões! Nesta terça-feira (20), será oficialmente aberta a programação da Vila Sertões, localizada no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha – Portão 1. A capital federal é palco da largada e chegada da 32ª edição do maior rally das Américas, composto por um grid de 39 carros, 47 motos, 5 quads e 89 UTVs.

De 23 a 31 de agosto, pilotos e navegadores vão acelerar por 3.704 km – sendo 2.386km de trechos cronometrados –, com paradas em Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). 

Leia também:

Representada pelas duplas Mário Marcondes/Artêmio Pauluci (#360) e Luiz Manara/Léo Telles Silva (#358), a Braço Curto MotorSport confirma a sua oitava participação no Sertões e segue em busca do segundo título na competição (o primeiro foi conquistado em 2017 na categoria Super Production). 

Porém, o propósito da equipe vai além do aspecto desportivo e, juntamente com a Conasa Infraestrutura – sua principal patrocinadora – e a Hidrodomi, participará da doação de 250 filtros de água potável ConÁgua às famílias sem acesso a água tratada e que residem próximo ao entorno do percurso do Sertões. 

“E tem mais! A Conasa é a patrocinadora de diversas ações ambientais durante o Sertões, que envolvem: gestão dos resíduos produzidos ao longo de todo o evento com a destinação ambientalmente correta de todo o material descartado por cooperativas locais, valorizando assim a mão de obra local; coleta do óleo de cozinha utilizado pelas equipes, em um projeto piloto nessa edição, que será destinado a um projeto de mulheres vulneráveis".

"E, para que essa iniciativa tenha um alcance muito maior, algumas escolas nas cidades sede das Vilas receberão oficinas sobre educação ambiental”, detalha o piloto Mário. A programação das ações socioambientais começa no dia 22 de agosto. 

Critérios da ação socioambiental 

De acordo com a responsável pela área de Responsabilidade Social da Conasa, Mariana Lobo, “a escolha das comunidades contempladas pelos filtros ConÁgua leva em consideração a ausência de água tratada e, muitas vezes, a dificuldade de acesso a água bruta. As escolas que receberão os equipamentos para tratamento da água também foram escolhidas sob o mesmo critério”, explica. 

Neste 32º Sertões, cinco localidades foram selecionadas para a doação dos filtros, sendo: Padre Bernardo (GO), Assentamento São Francisco de Assis (zona rural de Formosa/GO), comunidades na região de Januária (MG), Assentamento Rio Branco (Riachão das Neves /BA) e Comunidade Quilombola São Domingos (Cavalcante/GO).

Junto com os filtros, as famílias receberão tabletes de cloro da Hidrodomi – parceira da Conasa nessa ação –, que melhoram ainda mais a potabilidade da água, além de cartilhas explicativas sobre a importância do consumo de água tratada, alerta a doenças e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água. 

As escolas que receberão as ações ambientais são Escola Ivani Neri Bueno Marques, em Santa Maria da Vitória (BA), Escola Municipal Demóstenes Torres (Assentamento Rio Branco – Riachão/BA) e Escola Municipal São Francisco de Assis, zona rural de Formosa (GO). Duas delas ainda ganharão uma miniestação de tratamento de água. 

E por fim, o Projeto Ela FAV, na comunidade Sol Nascente, em Brasília, receberá o óleo de cozinha usado e coletado em todo o evento. 

Há três anos pensando na saúde das pessoas 

A ideia da criação dos filtros nasceu de uma experiência vivida pela dupla Mário e Artêmio no Sertões de 2021, em que a picape quebrou no meio da prova e eles ficaram por várias horas parados na trilha, em um lugar remoto, aguardando pelo apoio mecânico. Quando moradores locais ofereceram água para eles, a água tinha uma tonalidade amarela e os competidores perceberam a ausência de tratamento. Naquele momento, houve a empatia e a necessidade de mudar a realidades daquelas pessoas. 

Os filtros foram desenvolvidos pela primeira vez em 2022 e entregues às famílias e a escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, no município de Mateiros (TO), no total de 60 unidades. Dado o sucesso da ação e o entendimento das necessidades de diversas regiões do Brasil, em 2023 a ação foi ampliada e doados 250 filtros. Número que se repetirá em 2024. 

GIAFFONE CONTRA A PAREDE: Felipe vê RBR EM XEQUE e avalia MAX, McLaren, BRASIL na F1 e Lewis/Alonso

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Rally
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Battistel e Bordin disputam Sertões pela MSL Motorsports
Próximo artigo Honda Racing acelera pelo 11º título das motos no Sertões 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros