Sertões tem primeiro piloto sem braços e pernas a acelerar na competição

Com um carro adaptado, Marcos Rossi participou do prólogo e do Super Prime e vai percorrer mais alguns trechos ao longo das oito etapas da competição

442268_1122062_240823_sertoes24_0199_32855_gabriel_heusi

O maior rally das Américas é desafiador por natureza, mas em 2024 também foi desafiado. O escritor e palestrante Marcos Rossi nasceu com a Síndrome de Hanhart, que impede o desenvolvimento dos braços e das pernas e afeta uma a cada 500 mil pessoas no mundo, mas isso nunca o impediu de realizar seus sonhos.

Marcos, que já é skatista, surfista e mergulhador, aprendeu a dirigir, tirou carteira de motorista e escolheu enfrentar o Sertões BRB como piloto de rally. Com um carro especialmente adaptado, ele participou do prólogo e do Super Prime na sexta-feira, dia 23, em Brasília, e vai percorrer mais alguns trechos especiais ao longo das oito etapas da competição.

Leia também:

Foram nas areias de Natal, cidade onde mora, que ele conheceu o UTV e se apaixonou. Assim como fez com o carro para aprender a dirigir, ele foi atrás de uma forma de adaptar o UTV para realizar mais um sonho.

Também de Natal, Aderson Luiz de Araujo, conhecido como Amarelinho, topou o desafio. A empresa dele já trabalhava com preparo de UTVs para competições, mas nunca tinha adaptado um veículo para um piloto com necessidades tão específicas quanto as de Marcos.

Depois de estudos e testes, a Amarelinho Preparações conseguiu criar um modelo de UTV adaptado que permite que pessoas com necessidades especiais possam pilotar. Segundo Amarelinho e sua esposa e parceira no projeto, Sayonara Cavalcanti, o modelo criado tem capacidade de adaptação para outras pessoas e suas necessidades específicas, talvez até para possibilitar no futuro a criação de uma categoria especial destinada a esses competidores naturalmente desafiadores.

No UTV de Marcos, freio e acelerador são acionados através de uma alavanca que se move para direita e esquerda. O volante foi adaptado com uma peça extra com espaços para ele conseguir girar o UTV na direção desejada. A dupla de competição foi formada com Amarelinho na navegação e os dois já participaram do Rally RN em 2024 como uma preparação para o Sertões BRB.

“Eu já nasci precisando me superar. Minha vida sempre foi sobre se adaptar. As pessoas têm o costume de olhar para o que falta e esquecem de olhar para o que já tem. Quando você aprende a virar essa chave é uma transformação de vida. Você começa a pensar em tudo que pode fazer com o que tem hoje. Eu faço tudo e não tenho nada".

"E tem gente que tem tudo e decide não fazer nada. Eu decidi que eu ia ser piloto de rally e correr o maior de todas as Américas, que é o Sertões. Acredito que se você consegue passar por um Sertões, você consegue passar por qualquer coisa".

"Quando você coloca a intenção as coisas vão se conectando, minha vida inteira foi assim. Sempre tem o próximo passo. Primeiro eu adaptei um carro para aprender a dirigir, depois um UTV para acelerar em provas de rally e agora estou aperfeiçoando minha técnica de pilotagem. Isso é ter uma vida feliz".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Sertões cancela primeira especial após queda de ponte
Próximo artigo Pentacampeão do Sertões, Guiga Spinelli fala sobre os desafios de desenvolver seu próprio carro para o rali

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil