Camilo se diz "confiante e preparado" para etapa de Londrina da Stock Car
Piloto da Ipiranga foi o mais rápido das atividades de sexta-feira e busca a quarta pole consecutiva no treino classificatório deste sábado
Deixando de lado as polêmicas sobre a perda da vitória na corrida 1 da Stock Car em Goiânia, Thiago Camilo voltou a mostrar força nas atividades desta sexta-feira em Londrina. Com o tempo de 1min10s510, o piloto da Ipiranga foi o mais rápido do primeiro dia de treinos para a quarta etapa da temporada 2019. Sua volta foi 0s295 mais veloz que a do segundo colocado Valdeno Brito, paraibano da Prati-Donaduzzi e morador da cidade do norte do Paraná há 13 anos.
Apesar do bom desempenho, Camilo ponderou que ainda é cedo para prognósticos mais assertivos para a quarta etapa da temporada: "Não dá para ter uma base em relação aos concorrentes na sexta-feira, porque cada um pode usar um jogo diferente de pneus, entre novos e usados, então é difícil fazer uma análise fria do quão superior ou não você está".
"Por isso a gente sempre procura trabalhar visando ao equilíbrio do carro, e, nesse ponto, estamos muito bem. Ele está equilibrado e trabalhamos muito principalmente no acerto de corrida. Justamente pela condição da pista, a gente focou no gerenciamento dos pneus, porque o asfalto está extremamente abrasivo".
"É muito difícil de guiar e de manter um ritmo durante uma sequência de voltas, então a gente deixou o acerto de classificação para a parte final e acabou sendo uma surpresa o quão boa foi a adaptação do carro, já que é uma mudança radical do acerto de corrida para o de classificação. Sem fazer nenhum ajuste fino, a gente conseguiu um tempo muito bom".
Entretanto, ainda há o que melhorar, segundo o piloto da Ipiranga: "Ainda não é o ideal, mas o carro está competitivo e tem boa performance. Se dá para brigar pela pole, a gente só vai saber amanhã. Hoje, não dá pra ter uma ideia, mas bom e equilibrado o carro está. Ainda faltam umas coisinhas, que a gente vai tentar melhorar para amanhã, mas isso faz parte do sistema de trabalho".
Camilo também falou sobre sua relação com o circuito da cidade: "Gosto muito de Londrina, é uma pista em que eu tenho três vitórias, então me sinto confortável aqui. É um traçado que eu gosto, apesar de não ser tão prazeroso por ser muito travado. É extremamente técnico e exige muito do piloto, principalmente nessa situação de asfalto abrasivo".
"Mas Londrina proporciona boas provas, porque, independentemente de ser uma pista travada, hoje, com o botão de ultrapassagem, as trocas de posições acontecem. É diferente do passado. Em corridas que eu venci em 2007 e 2008, não tinha botão de ultrapassagem, então largar na pole era 50% da prova. Você trancava o adversário em dois pontos da pista e ele ficava praticamente nulo".
"Hoje em dia, a situação é diferente. Então é preciso sempre estar atento às características da pista em determinados pontos. Isso faz com que ela, tecnicamente, exija um nível mais alto. Mas me sinto confiante e preparado para fazer uma boa etapa", avaliou.
Thiago Camilo
Photo by: Duda Bairros
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.