Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Coluna do Vicente Sfeir: automobilismo brasileiro tem o que aprender com a Argentina

Colunista de mercado do Motorsport.com fala sobre as qualidades do esporte a motor no país vizinho

Átila Abreu

Aproveitando a semana em que acompanhamos um clássico do futebol mundial, Brasil vs Argentina (para a nossa sorte, passamos à final da Copa América), sinto-me mais à vontade para falar um pouco sobre o automobilismo argentino. 

Muito se fala sobre a rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol, mas também existiu, no passado, uma grande rivalidade no automobilismo sul-americano. Rivalidade à parte, vejo com muitos bons olhos o que a Argentina apresenta na sua cena de esporte a motor nos últimos anos.

Leia também:

Independentemente de economia, política e outras turbulências que a Argentina atravessa (assim como o Brasil nos últimos anos, diga-se), o automobilismo argentino segue florescendo. É um esporte muito forte. Sem dúvida a Argentina é um país onde a diferença entre o esporte a motor e o esporte mais popular do país (também o futebol) é muito menor do que no Brasil.

O argentino é fanático por automobilismo e isso é perceptível de inúmeras maneiras: começando pelo lado da competição, eles têm campeonatos regionais e nacionais fortíssimos. Os pilotos que saem do kart vão para as categorias de turismo de forma natural, com o próprio mercado local proporcionando uma demanda por profissionais.

Eles têm categorias chamadas de “Turismo N” ou “Turismo Nacional”, que se equiparam com o nosso antigo campeonato de marcas, disputados com os carros mais de entrada das montadoras. São campeonatos extremamente competitivos e com grids enormes.

Por incrível que pareça, mesmo com a economia em crise há tantos anos, a Argentina consegue ter três categorias nacionais de altíssimo nível – do nível da Stock Car (que esteve em Buenos Aires pela última vez em 2017, como se vê na galeria abaixo). Estou falando da Top Race, a Super TC2000 e a clássica Turismo Carretera.

A presença de público é de 70 mil pessoas nos autódromos e as corridas têm uma cobertura de mídia impressionante, para todas as categorias - revistas especializadas, diversos programas de debate na TV, cobertura em rádio, etc.

O calendário é coordenado, de modo que os argentinos conseguem ter os pilotos profissionais disputando três campeonatos diferentes durante o ano. Isso faz com que o orçamento das equipes nos três campeonatos seja um pouco diluído, justamente por fazerem três competições muito relevantes.

O engajamento do público é muito alto, fruto também da presença direta e efetiva das montadoras e reflexo da cobertura que o esporte recebe. Para o fã de corrida, é um grande prazer ligar a TV no domingo à noite e ver uma mesa redonda sobre as provas, com pilotos das categorias nacionais discutindo os lances da prova do dia anterior.

Tive uma grande experiência na Argentina correndo lá durante dois anos e presenciei coisas que realmente não consigo imaginar hoje aqui no Brasil. O interesse da mídia local nas praças onde ocorrem as corridas é invejável, bem como a repercussão nacional dessas competições.

Se no gramado nossos craques deixaram Messi e companhia correndo atrás da bola na semifinal no Mineirão, no asfalto, temos muito a incorporar do exemplo deles: autódromos cheios, presença expressiva nas grades de programação dos canais esportivos, engajamento de montadoras e proximidade entre os competidores e os fãs.

Público no autódromo de Buenos Aires
Ricardo Zonta
Átila Abreu
Ricardo Zonta
Rubens Barrichello recebe bandeira quadriculada em Buenos Aires
Rubens Barrichello comemora vitória em Buenos Aires
Thiago Camilo em Buenos Aires
Rubens Barrichello em Buenos Aires
Felipe Fraga em Buenos Aires
Daniel Serra em Buenos Aires
Thiago Camilo em Buenos Aires
Daniel Serra em Buenos Aires
Pintura Cimed
13
Artigo anterior Prati-Donaduzzi anuncia saída da Stock Car após término da temporada
Próximo artigo Às vésperas de decisão, Cacá Bueno vira “turista” em casa após quatro voltas ao mundo em 217 dias

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros