Stock Car 2023 muda formato de sessões classificatórias; entenda
Além da mudança no modelo do quali, categoria máxima do esporte a motor brasileiro volta a usar as asas de 2022 em SP em função de problemas do novo spoiler
Após a realização da etapa de abertura da temporada 2023, em Goiânia, a Stock Car realiza neste fim de semana a segunda rodada do campeonato, em Interlagos (SP), onde a categoria começará a adotar um novo formato nas sessões classificatórias.
Até Goiânia (GO), a primeira parte da qualificação (Q1) era disputada em dois grupos sempre ordenados da mesma forma: o primeiro conjunto a ir à pista era formado pelos 15 pilotos mais bem posicionados na tabela, enquanto o segundo era composto pelo restante do grid da competição.
Agora, haverá uma alternância destes grupos: em Interlagos, o conjunto formato pelos pilotos que estão na segunda metade da tabela vai à pista primeiro, enquanto o top-15 da temporada entra depois. Na próxima etapa, em Tarumã (RS), os 15 mais bem colocados 'inauguram' o Q1 novamente.
Ou seja, os grupos se alternam a cada evento. O Motorsport.com apurou que a ideia por trás da alteração é tornar a disputa do quali mais 'justa', uma vez que leva 'vantagem' quem entra na pista depois pelo fato do circuito estar mais emborrachado. Com a novidade, um determinado grupo não 'leva a pior'.
Rodada | Circuito | Data da corrida | Grupo que vai à pista primeiro no Q1 |
---|---|---|---|
1 | Autódromo Internacional Ayrton Senna, Goiânia | 2 de abril | Top 15 da tabela |
2 | Autódromo José Carlos Pace, São Paulo | 23 de abril | Segunda 'metade' da tabela |
3 | Autódromo Internacional de Tarumã, Viamão | 21 de maio | Top 15 da tabela |
4 | Autódromo Internacional de Cascavel, Cascavel | 18 de junho | Segunda 'metade' da tabela |
5 | Autódromo José Carlos Pace, São Paulo | 9 de julho | Top 15 da tabela |
6 | Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu | 6 de agosto | Segunda 'metade' da tabela |
7 | Autódromo Internacional Ayrton Senna, Goiânia | 27 de agosto | Top 15 da tabela |
8 | Velopark, Nova Santa Rita | 17 de setembro | Segunda 'metade' da tabela |
9 | Autódromo Oscar y Juan Gálvez, Buenos Aires | 8 de outubro | Top 15 da tabela |
10 | Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu | 29 de outubro | Segunda 'metade' da tabela |
11 | Autódromo Internacional Nelson Piquet, Brasília | 26 de novembro | Top 15 da tabela |
12 | Autódromo José Carlos Pace, São Paulo
(Super Final BRB) |
17 de dezembro | Segunda 'metade' da tabela |
Alguns pilotos, entretanto, manifestaram descontentamento com a medida, comunicada a equipes e competidores no briefing de quinta-feira na zona sul de SP. Ao Motorsport.com, um dos nomes mais experientes da categoria criticou a mudança e a atribuiu a um lobby das escuderias 'da frente'.
Isso porque, em tese, elas levarão vantagem com a alternância, uma vez que, em etapas nas quais o top 15 do campeonato disputa o Q1 depois do 'resto' do pelotão, os pilotos mais bem colocados terão a pista mais quente e emborrachada, o que resulta em melhores tempos de volta.
Foi ponderado ainda que o novo formato significa "uma mudança das regras no meio do jogo" e que representa "mudança de regra desportiva, não promocional". Ademais, diz a fonte, isso diminui as chances de times 'de fora da elite' vencerem, o que seria "ruim" desportiva e promocionalmente.
Outros pilotos, porém, concordaram que alteração de fato torna a disputa das sessões classificatórias mais justa. Reservadamente, um membro de uma equipe disse à reportagem que a medida 'premia' competidores e times mais competitivos/consistentes em diferentes situações de classificação, o que poderia aumentar o número de postulantes ao título, uma vez que alguns nomes do 'fundo do grid' teriam chance menor de pontuarem bem -- justamente pela dificuldade em largar de boas posições.
O 'retorno' da asa de 2022
Em Goiânia, o novo modelo de spoiler traseiro da categoria -- com design pensado para os novos pneus Hankook -- apresentou problemas, com destaque para a quebra 'sofrida' por Ricardo Maurício.
Por isso, tendo como foco a segurança em Interlagos, a Stock Car optou por 'voltar' pontualmente às asas de 2022. Estas, em relação ao design de 2023, são menores, gerando menos downforce. Ainda não se sabe, porém, se os spoilers do ano passado também serão utilizados na próxima rodada.
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