Stock Car anuncia introdução de SUVs em 2025 e confirma carros de Chevrolet e Toyota
Tracker e Corolla Cross são dois dos modelos que estarão presentes no grid; outras duas montadoras estão confirmadas, mas seus nomes serão anunciados apenas em 2024
A Stock Car confirmou nesta quinta-feira (14) em Interlagos a troca dos sedans pelos SUV na nova geração de carros da categoria, que será introduzida em 2025. Dos modelos que estarão presentes no grid, o Tracker será o representante da Chevrolet, enquanto o Corolla Cross foi o escolhido pela Toyota.
A principal categoria do automobilismo nacional promete uma grande revolução técnica para 2025, com a introdução de um novo modelo de carro desenvolvido em parceria com importantes marcas do setor no Brasil, como a ArcelorMittal para o desenvolvimento da gaiola de segurança.
Após uma clínica técnica realizada em agosto no Velocitta, onde foram apresentados os componentes e a ficha técnica do novo carro, a Vicar aproveitou a final da temporada 2023 para apresentar os novos carros.
A partir de um “desafio” das montadoras, a Stock iniciou a busca pelo novo modelo olhando para o mercado automotivo, notando a tendência da redução na venda dos sedans e o aumento nos SUV. A escolha pelos SUV foi feita após uma longa pesquisa quantitativa com 180 fãs da categoria, onde eles foram questionados sobre a manutenção dos sedans ou a introdução do novo modelo.
Segundo o relatório final, os SUVs tiveram um desempenho positivo, com aceitação variando entre 64 e 77% dependendo do tipo de fã entrevistado (“fanáticos” e “regulares”). Em um teste visual feito com imagens do Corolla e do Corolla Cross, o modelo SUV também teve um resultado acima dos 50%
Julianelli ainda confirmou que o grid de 2025 terá quatro montadoras, com 32 carros no total, sendo oito para cada. Com Chevrolet e Toyota já anunciadas, a Vicar mantém mistério sobre a identidade das outras duas, com a previsão de divulgação para abril de 2024.
O objetivo, segundo Julianelli, é criar uma situação na qual a Stock Car possa se tornar uma categoria franqueada a nível internacional a longo prazo, com um modelo mais leve, mais seguro, e menos complexo na manutenção.
Este novo modelo substitui o conceito atual, idealizado em 2009 e que passou por várias modificações ao longo dos anos, mas mantendo uma base conceitual.
Segundo Julianelli, o processo de concepção deste novo carro começou ainda em 2021. Visando ter a patente e um fornecimento descentralizado, a Vicar trabalhou em torno de um projeto mais autoral, de um carro pensado totalmente como de corrida, sem ser uma adaptação dos modelos de rua.
Enquanto a estreia oficial do novo carro será apenas em 2025, as equipes terão a chance de testar o modelo ao longo de 2024. Segundo Julianelli, a Stock se inspirou no modelo da NASCAR com o Next Gen, e dará ao grid a oportunidade de andar no carro nas segundas-feiras após as etapas do próximo ano.
O novo modelo já completou mais de 4 mil quilômetros de testes nas pistas com Renan Guerra ao volante e, por isso, o piloto terá que ficar na “geladeira” da categoria até 2026, segundo ano da nova era técnica da Stock.
Photo by: Divulgacao
Gaiola de segurança - ArcelorMittal
Ficha-Técnica Audace SNG01
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
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