Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car se despede de Aloysio Andrade Filho, entusiasta, piloto e chefe de equipe

Dono de longa trajetória na categoria, ex-piloto faleceu aos 74 anos. Fundou a equipe Nascar Motorsport, que disputou a Stock Car até 2008

Parte da história do esporte a motor nacional, Aloysio Andrade Filho faleceu nesta terça-feira (17), aos 74 anos. Nascido em 4 de junho de 1950 em São Paulo (SP), o ex-piloto e chefe de equipe se notabilizou pela sua trajetória na Stock Car Pro Series e em outras tantas competições marcantes do automobilismo brasileiro, como as Mil Milhas.

Como piloto, o paulista disputou 174 corridas na Stock Car, tendo iniciado sua carreira em 1981, terceira temporada da história da categoria, no Autódromo de Interlagos. A partir de 1986, passou a competir de forma ininterrupta no grid e acelerou até 2004, tendo feito sua última prova em Brasília.

O editor recomenda:

Entusiasta do esporte e apaixonado pelas questões técnicas, a vitória lhe escapou por pouco em duas ocasições: finalizou as provas de Jacarepaguá (RJ), em 1988, e em Londrina (PR) na temporada 1993, na segunda colocação. O piloto também largou na pole no circuito carioca em 2000. Em campeonatos, Aloysio terminou duas vezes na oitava colocação, em 1992 e 1997.

Além da sua atuação dentro das pistas como piloto, também alinhou no grid da Stock Car com sua equipe própria, a Nascar Motorsport, criada em meados da década de 2000. O time abriu as portas para que novos pilotos como Valdeno Brito, Felipe Maluhy e Wagner Ebrahim pudessem competir. Outro nome que trabalhou para a Nascar Motorsport foi o de Maurício Ferreira, o “Mau Mau”, atualmente chefe de equipe da Full Time Sports. Levado por Ebrahim, Ferreira integrou o time em 2004.

A equipe também atuou na revelação de talentos e competiu na Copa Montana, categoria de acesso da Stock Car à época, até o início dos anos 2010.

A comunidade da Stock Car Pro Series reconhece os serviços prestados por Andrade Filho em sua trajetória de sucesso e de amor ao automobilismo brasileiro.

Aloysio Andrade Filho

Idade: 74 anos
Nascimento: São Paulo (SP)
Corridas na Stock Car: 174
Estreia: 1981 (Interlagos)
Última corrida: 2004 (Brasília)
Pódios: 2 (2º lugar em Jacarepaguá, 1988; 2º lugar em Londrina, 1993)

Watch: POLÊMICA da MELECA NOS PNEUS da STOCK: Molina MANDA A REAL

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Stock Car: Vistoria aponta irregularidade e Massa é desclassificado na corrida principal do Velopark
Próximo artigo Festival Sul-americano da Velocidade chega com sete categorias em Buenos Aires

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros