TCR SA: Osman / Lapenna não dão chance aos rivais e garantem vitória brasileira na endurance de Interlagos
Pelo TCR Brasil, que utiliza as mesmas corridas do TCR SA, o top 3 foi o mesmo
O TCR South America entregou uma corrida emocionante em Interlagos. E na prova endurance, válida pela quarta etapa da temporada 2023, tivemos vitória brasileira. Galid Osman e Felipe Lapenna largaram de segundo e, apesar de perderem posições na saída, escalaram e não deram chances aos rivais para garantir o triunfo em São Paulo.
As duplas de Raphael Reis / Jorge Barrio e Juan Manuel Casella / Gaetano di Mauro completaram o pódio da prova. Pelo TCR Brasil, campeonato que estreia neste fim de semana correndo simultaneamente com o TCR SA, usando as mesmas provas, o top 3 se manteve inalterado.
Antes da largada, a direção de prova anunciou que a dupla Reischl / Salas sairia dos boxes devido a uma troca do motor. Porém, o carro #37 acabou não participando.
Na largada da prova, de 60 minutos de duração, Nunes / Vivacqua fizeram uma ótima largada, indo de quarto para a ponta, com Rosso / Farroni também subindo, para segundo. Ao final da primeira volta, os dois primeiros se mantinham, à frente de Osman / Lapenna, Reis / Barrio e Montenegro / Russell, que completavam o top 5.
Aos poucos, o top 3 começou a desgarrar do resto do pelotão. Na terceira volta, Rosso conseguiu se colocar em dar o bote para assumir a ponta. Logo na sequência, foi a vez de Galid passar o compatriota para subir para a segunda posição.
Com 10 minutos de prova, a disputa pela ponta ficava apenas entre Rosso / Farroni e Osman / Lapenna, abrindo mais de 2s para Nunes / Vivacqua em terceiro. A dupla do #70 enfrentava a pressão de Reis / Barrio e Montenegro / Russell.
Galid intensificou a pressão e assumiu a ponta na marca de 15 minutos na reta principal de Interlagos. Já na volta seguinte, a diferença já era de quase 1s e seguiu crescendo.
A dupla de Claudio e Leandro Rama precisou entrar nos boxes na volta 10 devido a um furo de pneus, antes do início da janela programada de paradas para a troca de pilotos.
Quando a corrida entrou na volta 17, foi aberta a janela de paradas. Válida até o 22º giro, os pilotos eram obrigados a entrar nos boxes para a troca de pilotos, podendo trocar pneus também, com tempo mínimo de 01min45s. Logo na primeira oportunidade, Osman / Lapenna já entraram nos boxes.
Neste momento, Osman / Lapenna tinham uma prova controlada, abrindo mais de 4s para Rosso / Farroni. Nunes / Vivacqua seguiam em terceiro, a 7s do líder, enquanto Reis / Barrio e Montenegro / Russell completavam o top 5.
Lapenna / Osman optaram por trocar os dois pneus dianteiros e, por isso, voltaram à pista atrás de Vivacqua / Nunes.
Após o fim da janela de paradas, na volta 22, restavam pouco menos de 20 minutos ainda no relógio. Com o grid já reposicionado, Lapenna / Osman já haviam retomado a ponta, abrindo 1s para Vivacqua / Nunes. Barrio / Reis ocupavam a terceira posição, mas em meio a uma disputa intensa com Farroni / Rosso, enquanto Di Mauro / Casella completavam o top 5. Líder do campeonato, Montenegro havia caído para sétimo com Russell.
Pouco depois, problemas para Llaver / Iansa. O argentino, que é o vice-líder do campeonato, vinha em sexto quando viu a roda traseira direita ter problemas e precisando controlar o carro para evitar a batida na barreira de proteção.
E os problemas seguiram, agora para o líder do campeonato. Com Russell no carro, Montenegro teve que ver o #23 entrar nos boxes a 10 minutos do fim após andar lento pela pista.
Lá na frente, Lapenna / Osman já abriam quase 3s para Vivacqua / Nunes, enquanto Barrio / Reis seguiam em terceiro, mas já vendo a aproximação de Di Mauro / Casella.
Em disputa pela terceira posição, Barrio / Reis e Di Mauro / Casella se envolveram em uma confusão a menos de três minutos do fim, precisando se esforçar para evitar o toque. Com isso, Di Mauro teve que frear com força e perdeu o contorno da curva.
No final, apesar de um breve susto, Felipe Lapenna garantiu a dianteira para dar a vitória a ele e Galid Osman na endurance de Interlagos. Diego Nunes e Thiago Vivacqua terminaram em segundo, garantindo um 1-2 100% brasileiro, mas que foi modificado assim que cruzaram a linha de chegada.
A dupla fez um pit stop em 01min39s, abaixo do mínimo deterinado pelo regulamento e, com isso, foram punidos com 90s, levando Juan Manuel Casella e Gaetano di Mauro para a terceira posição.
O TCR South America volta a correr no fim de julho, entre os dias 21 e 23, em Rivera, no Uruguai, pela quinta etapa da temporada 2023, retornando ao modelo sprint, com duas corridas no fim de semana. No Motorsport.com, você acompanha a cobertura completa da categoria.
Confira o resultado final da endurance de Interlagos válida pelo TCR South America:
1 – Galid Osman / Felipe Lapenna (W2 Pro GP – CUPRA)
2 – Raphael Reis / Jorge Barrio (W2 Pro GP – CUPRA)
3 – Juan Manuel Casella / Gaetano Di Mauro (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
4 – Juan Ángel Rosso / Luciano Farroni (Paladini Racing – Toyota Corolla)
5 – Fabián Yannantuoni / Beto Monteiro (Paladini Racing – Toyota Corolla)
6 – Pedro Cardoso / Mathias de Valle (Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra)
7 – Adalberto Baptista / Bruno Baptista (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)
8 – Marcio Basso / Gonzalo Alterio (PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR)
9 – Diego Nunes / Thiago Vivacqua (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)
10 – Frederick Balbi / Nelson Marcondes (PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR)
11 – Fabio Casagrande / Franco Coscia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
12 – Diego Gutierrez / Gustavo Fernigrini (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
13 – Claudio Rama / Leandro Rama (PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR)
14 – Rafael Suzuki / Matías Signorelli (PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR)
15 – Lucas Salles / Marcos Regadas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
16 – Enrique Maglione / Rodrigo Aramendia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
17 – Manuel Sapag / Marcelo Ciarrocchi (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)
18 – Ignacio Montenegro / Lucas Colombo Russell (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
19 – Bernardo Llaver / Gastón Iansa (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)
20 – Juan Pablo Bessone / Facundo Marques (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
21 – Guilherme Reischl / Guilherme T. Salas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
Confira o resultado final da endurance de Interlagos válida pelo TCR Brasil:
1 – Galid Osman / Felipe Lapenna (W2 Pro GP – CUPRA)
2 – Raphael Reis / Jorge Barrio (W2 Pro GP – CUPRA)
3 – Juan Manuel Casella / Gaetano Di Mauro (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
4 – Juan Ángel Rosso / Luciano Farroni (Paladini Racing – Toyota Corolla)
5 – Fabián Yannantuoni / Beto Monteiro (Paladini Racing – Toyota Corolla)
6 – Pedro Cardoso / Mathias de Valle (Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra)
7 – Adalberto Baptista / Bruno Baptista (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)
8 – Diego Nunes / Thiago Vivacqua (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)
9 – Fabio Casagrande / Franco Coscia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
10 – Rafael Suzuki / Matías Signorelli (PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR)
11 – Lucas Salles / Marcos Filho (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
12 – Enrique Maglione / Rodrigo Aramendia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
13 – Ignacio Montenegro / Lucas Colombo Russell (Squadra Martino – Honda Civic Type R)
14 - Guilherme Reischl / Guilherme T. Salas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.