Aos 40 anos, Webber anuncia aposentadoria das pistas
Mark Webber, atual campeão do Mundial de Endurance, revela que encerrará a carreira no fim da atual temporada
Mark Webber deixa as pistas no final da temporada 2016 do Mundial de Endurance. Nesta quinta-feira (13), o australiano, de 40 anos, anunciou que pendura as sapatilhas e passa a ser um "representante especial" da Porsche, a quem se juntou em 2014, quando os alemães estrearam na LMP1 no WEC.
Em 2015, ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, Webber sagrou-se campeão do WEC - o trio tem, até o momento, sete vitórias na categoria. As 6 horas do Bahrein será, portanto, a prova final do australiano no campeonato e na carreira.
"Eu cheguei ao lugar ao qual pertenço. A Porsche é a marca que sempre amei e a na qual eu me adaptei perfeitamente. Sentirei falta da velocidade, do downforce e da competição, mas quero sair em alta e mal vejo a hora de executar minhas novas tarefas", disse Webber.
Após 11 temporadas na Fórmula 1, com nove vitórias em 215 largadas e três terceiros lugares nas temporadas 2010, 2011 e 2013 - correndo por Minardi, Jaguar, Williams e Red Bull - Webber anunciou ainda durante a temporada 2013 a mudança para a Porsche no ano seguinte.
"Foi uma grande mudança, da F1 para a LMP1 - uma experiência completamente nova, mas que veio no momento certo para mim. Descobri que gostava de dividir um carro e a química entre Timo, Brendon e eu é especial, algo do qual vou me lembrar para sempre. Será estranho entrar em um carro de corrida pela última vez no Bahrein, mas agora vou aproveitar cada momento das corridas restantes", afirmou o australiano.
O vice-presidente da Porsche na LMP1, Fritz Enzinger, destacou a importância de Webber dentro do projeto desde os primeiros passos. "Já no período de criação deste projeto, Mark nos ajudou com toda a experiência que ele tem e se integrou perfeitamente com a equipe", disse.
"Ao volante, ele é um lutador justo, nunca se omitindo nem mesmo nas disputas mais acirradas. Ao mesmo tempo, ele pensa estrategicamente e sabe trabalhar em equipe. Esta combinação de características faz dele um piloto extremamente valioso no endurance. Ter vencido o WEC em 2015 pareceu quase uma consequência lógica", afirmou.
Webber, Bernhard e Hartley vêm de uma sequência de três vitórias nas três últimas corridas da temporada 2016 do WEC - em Nürburgring, Cidade do México e Austin. O trio ocupa a quarta posição no campeonato, com o outro carro da equipe - o #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas ocupando a liderança.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.