Após dedo meio e multa, Farfus e espanhol trocam provocações nas redes sociais
Brasileiro fez parte de controvérsia na etapa final do Mundial de Endurance da FIA, no Bahrein
A temporada de 2025 do Mundial de Endurance da FIA (WEC) terminou no último fim de semana recheado de controvérsias, em um momento que incluiu um gesto obsceno a um piloto brasileiro: Augusto Farfus.
Mas antes, no início do ano, nas 24 Horas de Daytona, vale lembrar que Tommy Milner emparelhou com Farfus na reta, estendendo a mão esquerda para lhe mostrar o dedo do meio, em resposta às manobras que o brasileiro fez para favorecer seu companheiro de equipe, que naquele momento estava disputando posição com o Corvette Z06 amarelo pilotado pelo americano.
O gesto viralizou e foi tema de uma série de charges inevitáveis, a ponto de o próprio Milner usar a imagem posteriormente para criar uma camiseta para vender e arrecadar fundos para caridade.
Nas 8 Horas do Bahrein, no último fim de semana, Daniel Juncadella também protagonizou um incidente semelhante, novamente em uma disputa contra Farfus.
O espanhol da TF Sport e o brasileiro do Team WRT duelaram nas horas finais, com pontos de frenagem muito apertados e espaços reduzidos ao longo de toda a pista de Sakhir.
O Corvette #33, mais rápido naquele momento e com uma estratégia diferente em termos de energia e pneus, tentou repetidamente ultrapassar o BMW #31, que, no entanto, sempre fechou a porta com gentileza e também com manobras bastante tenazes, movendo-se durante a frenagem, mas desta vez nunca além dos limites, de modo que nenhuma penalidade foi aplicada a Farfus.
No entanto, o brasileiro levou o segundo dedo do meio do ano quando Juncadella finalmente conseguiu levar a melhor, abrindo a janela e fazendo o gesto obsceno na sua cara, tal como Milner fizera meses antes na Flórida.
O incidente não passou despercebido pelos comissários, que imediatamente investigaram o caso e multaram Juncadella em € 5.000 (dos quais € 4.000 permanecem "suspensos") por "comportamento descortês e desrespeitoso para com outro piloto".
“Após analisar as imagens de vídeo, os comissários determinaram que, ao sair da curva 11, o piloto do carro #33 fez um gesto obsceno (mostrando o dedo do meio) em direção ao piloto do carro #31”, dizia o comunicado da direção de prova.
"Após avaliar cuidadosamente o assunto, os comissários concluíram que tal comportamento foi rude, desrespeitoso e completamente inadequado no mundo do automobilismo. Os comissários, portanto, decidiram impor a sanção descrita acima."
Mas não terminou aí, porque assim que a corrida acabou, Farfus disse que Juncadella deveria se envergonhar de seu comportamento e escreveu em suas redes sociais: "Durante as férias de inverno, ofereço aulas de ultrapassagem e técnicas de pilotagem para pilotos chorões e com dificuldades", acrescentando um emoji sorrindo.
Juncadella não hesitou em responder, postando um vídeo de carrinhos de bate-bate em um parque de diversões e colocando um link abaixo das imagens, alegando ser o link para se inscrever nas aulas de Farfus. Ao clicar, uma imagem de um gorila apareceu, mostrando-lhe o dedo do meio.
DIOGO MOREIRA FALA AO PÓDIO CAST após QUASE TÍTULO em Portugal! MARTÍN VOLTA pós-SHOW de BEZZECCHI?
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.