Button deixa WEC após 2025, mas descarta aposentadoria

Piloto de 45 anos da Jota Cadillac no Hypercar mudará para um programa de meio período, ainda sem detalhes, em 2026

#38 Cadillac Hertz Team Jota Cadillac V-Series.R: Jenson Button

Jenson Button não continuará no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com aJota Cadillac na próxima temporada. O campeão de F1 de 2009 optou por não participar de um programa completo de corridas em 2026, mas insistiu que não está se aposentando.

Leia também:

Button, que tem um contrato de dois anos com a Jota, abrangendo as temporadas de 2024 e 25, listou a agenda de trabalho atribulada, que inclui atuar como comentarista na cobertura de F1 da Sky TV, e motivos familiares para deixar de competir em tempo integral.

"A vida ficou muito ocupada com tantas coisas diferentes acontecendo, tenho uma agenda muito ocupada", disse Button. "Já é hora de começar a pensar um pouco mais no futuro e quero passar mais tempo com minha família."

"Também é injusto com a equipe: Provavelmente não tenho tempo suficiente para me dedicar a ela, especialmente no próximo ano", falou. 

#38 Cadillac Hertz Team Jota Cadillac V-Series.R: Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button

Cadillac Hertz Team Jota Cadillac V-Series.R #38: Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button

Foto de: FIAWEC - DPPI

Button enfatizou que, ainda assim, pretende competir em 2026: "Vou correr em alguma coisa no próximo ano, mas não em uma temporada completa."

Perguntado se isso poderia envolver um retorno à NASCAR Cup Series, na qual ele disputou três corridas em 2023, ele não se comprometeu. "Talvez. Veremos", disse ele.

A carreira de Button após a F1 incluiu participações em várias categorias, além das duas passagens pelo WEC, começando com quatro corridas em 2018-19, pilotando um dos BR1 Engineering LMP1s com motor AER da SMP Racing.

O acordo com a Jota para pilotar um de seus Porsche 963 LMDhs clientes no WEC no ano passado representou o primeiro programa completo desde um período de dois anos na Super GT Series com o Team Kunimitsu Honda em 2018 e 19, que rendeu o título com Naoki Yamamato no primeiro ano.

Button também participou do Campeonato Britânico de GT e do Extreme E, pilotando para suas próprias equipes, da IMSA SportsCar e do Campeonato Nitro Rallycross.

O chefe da Jota, Sam Hignett, cuja equipe deu à Cadillac a primeira vitória no WEC em Interlagos no último fim de semana, se referiu à saída de Button ao discutir os pilotos de fábrica da Cadillac para o próximo ano.

"Haverá uma mudança. Um piloto tem sido muito público sobre seu futuro", disse ele. "Fora isso, todos os outros serão os mesmos."

Quando perguntado sobre um substituto para o piloto que está saindo, Hignett se recusou a falar e afirmou que não haveria nenhum anúncio antes do final da temporada do WEC no Bahrein, em novembro.

NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na TV Globo, NARRAÇÃO, etc: DEBATE do tchau à Band. E MAX? Projeto Motor

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior VÍDEO: Rubinho se emociona e se declara a Dudu após pódio do filho no WEC em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros