Chefe de projeto do novo Ford GT mostra empolgação com primeiros testes
Dave Pericak se mostrou bastante otimista com o teste inicial do novo carro da marca, que volta às provas de endurance no próximo ano












Os primeiros testes de pista do novo Ford GT – carro que marca o retorno da fabricante norte-americana às provas de longa duração – deixaram os envolvidos com o projeto bastante satisfeitos.
A estreia do carro aconteceu no Calabogie Motorsports Park em maio, com Scott Maxwell ao volante. Desde então, outros testes foram realizados no Canadian Tire Motorsport Park e na base de testes da Michelin, em Ladoux, na França.
Nos testes desta semana, organizados pela Multimatic – parceira da Ford no desenvolvimento do carro – na pista norte-americana da Road America, Maxwell teve a companhia do ex-piloto de NASCAR Billy Johnson. De acordo com os primeiros relatos, o novo Ford GT – que debutará em competições nas 24 Horas de Daytona, em janeiro de 2016 – apresentou um bom desempenho e progrediu significativamente.
A Multimatic projetou e construiu grande parte do carro, cuja aerodinâmica ficou sob a batuta do renomado engenheiro Mark Handford. A divisão que disputará o Mundial de Endurance será gerida por George Howard Chappell, ex-Aston Martin, com a direção técnica a cargo de Julian Sole, que cuidou do projeto LMP da Lola.
Ford contente com primeiros testes
Dave Pericak, diretor de performance da Ford, mostrou-se bastante satisfeito com o despenho inicial apresentado nos testes. No entanto, o carro ainda será submetido aos critérios de equivalência de desempenho (Balance of Performance, em inglês) e outros aspectos específicos, todos impostos pelas equipes técnicas da FIA e do ACO. O teste que definirá essas diretrizes será realizado no dia 6 de setembro.
"Estamos muito felizes com o carro", disse Pericak. "Quando você coloca o carro pela primeira vez na pista, duas coisas podem acontecer: ou você vai se sair mal – o que significa que você vai sofrer e terá que trabalhar duro para ter um carro competitivo – ou você terá logo de cara um carro bom, que vai se transformar em um grande carro”, observou.
"Fomos muito bem logo de cara e estamos felizes com isso. Os tempos de volta são mais do que satisfatórios e a dirigibilidade do carro é fantástica. As impressões na pista tem nos mostrado exatamente o que vimos nas simulações computadorizadas, o que nos deixa bastante satisfeitos. Esperamos um bom começo (nas competições)”, afirmou.
Nada definido em relação aos pilotos
A lista de pilotos que serão selecionados para disputar tanto a TUSC quanto o WEC ainda está em fase de avaliação. A decisão final, a cargo da própria Ford, deve ser anunciada em outubro.
"Estamos no processo de avaliação de pilotos e nos reunimos constantemente com a Multimatic e com a Chip Ganassi para encontrarmos o tipo de talento de que precisamos", destacou o dirigente.
"Estrearemos nas pistas em janeiro, então não podemos arrastar essa decisão por muito tempo. Estamos nos movendo o mais rápido possível, mas também queremos ter certeza de que escolheremos as pessoas certas para estar ao volante do nosso carro”, finalizou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.