Relato da corrida
WEC Bahrain

Di Grassi lidera 1-2 da Audi em despedida; Porsche é campeã

Título da temporada 2016 do Mundial de Endurance ficou com o Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas; Mark Webber vai ao pódio em despedida das pistas

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

Neste sábado (19), a Audi encerrou uma bem-sucedida história de 18 anos no mundo do endurance com a dobradinha nas 6 Horas do Bahrein. A vitória da etapa final da temporada 2016 do Mundial de Endurance ficou com o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis.

O #7, de Andre Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Treluyér terminou em segundo, com o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley terminou em terceiro, com o australiano terminando no pódio na última prova da carreira.

Na decisão do título os favoritos do Porsche #2, Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb confirmaram o favoritismo e, mesmo tendo problemas no início da segunda hora de prova, terminaram em sexto, resultado suficiente para conquistar o título da temporada 2016 do WEC.

O Toyota #6, de Kamui Kobayashi, Stephane Sarrazin e Mike Conway terminou em quinto e nada pôde fazer para evitar o segundo título seguido da Porsche na LMP1, perdendo também o vice-campeonato para o Audi de di Grassi. 

LMP2: no fim, G-Drive supera equipe de Senna e vence

Na LMP2, o #31, de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming liderou parte da disputa, mas perdeu a liderança após o último pit stop. A batalha pela vitória, então, foi protagonizada pelo #26 da G-Drive, de Rene Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle, contra o #43 da RGR Sport, de Bruno Senna, Ricardo Gonzalez e Filipe Albuquerque.

No final, quem levou a melhor foi o #26, que cruzou a linha de chegada em primeiro, com o carro de Senna terminando em segundo. Já o #31 completou a prova na quarta posição.

LMGTE-Pro: vitória e título para a Aston Martin; LMGTE-Am: título para a Ferrari

Já pela LMGTE-Pro, a Aston Martin desbancou Ferrari e Ford e, com a vitória do #95, de Marco Sorensen e Nicki Thiim, conquistou o título da classe.

Na LMGTE-Am, no entanto, a fabricante não teve a mesma sorte. As chances do #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, que já eram remotas, foram por água abaixo na quarta hora de prova, quando o carro sofreu um problema de motor e ficou parado na pista.

Com isso, a taça ficou nas mãos dos favoritos Rui Aguas, François Perrodo e Emmanuel Collard, da Ferrari #83. O trio terminou a prova em terceiro, com a vitória ficando com o Porsche #88, de Patrick Long, David Hansson Heinemeier e Khaled Al Qubaisi.

Confira o resultado final:

Pos.Num.PilotosCarroClasseVoltasDif.
1 8  Lucas di Grassi 
 Loic Duval 
 Oliver Jarvis 
Audi R18 LMP1 201  
2 7  Andre Lotterer 
 Marcel Fassler 
 Benoit Tréluyer 
Audi R18 LMP1 201 16.419
3 1  Mark Webber 
 Timo Bernhard 
 Brendon Hartley 
Porsche 919 Hybrid LMP1 201 1'17.001
4 5  Anthony Davidson 
 Kazuki Nakajima 
 Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 200 1 volta
5 6  Stéphane Sarrazin 
 Kamui Kobayashi 
 Mike Conway 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 200 35.685
6 2  Romain Dumas 
 Neel Jani 
 Marc Lieb 
Porsche 919 Hybrid LMP1 198 3 voltas
7 13  Alexandre Imperatori 
 Dominik Kraihamer 
 Matheo Tuscher 
Rebellion R-One LMP1 191 10 voltas
8 4  Simon Trummer 
 Oliver Webb 
 Pierre Kaffer 
CLM P1/01 LMP1 187 14 voltas
9 26  Roman Rusinov 
 René Rast 
 Alex Brundle 
Oreca 05 LMP2 184 17 voltas
10 43  Bruno Senna 
 Ricardo Gonzalez 
 Filipe Albuquerque 
Ligier JS P2 LMP2 184 6.840
11 36  Nicolas Lapierre 
 Gustavo Menezes 
 Stéphane Richelmi 
Alpine A460 LMP2 183 18 voltas
12 31  Pipo Derani 
 Ryan Dalziel 
 Chris Cumming 
Ligier JS P2 LMP2 183 26.836
13 30  Giedo van der Garde 
 Tom Dillmann 
 Sean Gelael 
Ligier JS P2 LMP2 183 1'09.164
14 35  Paul Loup Chatin 
 Ho-Pin Tung 
 David Cheng 
Alpine A460 LMP2 182 19 voltas
15 45  Roberto Merhi 
 Julien Canal 
 Roberto Gonzalez 
Oreca 05 LMP2 182 1'11.012
16 37  Vitaly Petrov 
 Viktor Shaytar 
 Kirill Ladygin 
BR01 LMP2 179 22 voltas
17 27  Maurizio Mediani 
 Nicolas Minassian 
 Mikhail Aleshin 
BR01 LMP2 176 25 voltas
18 44  Richard Bradley 
 Matthew Rao 
 Alex Lynn 
Oreca 05 LMP2 175 26 voltas
19 95  Marco Sorensen 
 Nicki Thiim 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 174 27 voltas
20 51  Gianmaria Bruni 
 James Calado 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 174 12.695
21 71  Sam Bird 
 Davide Rigon 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 173 28 voltas
22 67  Harry Tincknell 
 Andy Priaulx 
Ford GT LMGTE PRO 173 35.414
23 97  Darren Turner 
 Jonathan Adam 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 173 1'23.605
24 66  Stefan Mücke 
 Olivier Pla 
Ford GT LMGTE PRO 172 29 voltas
25 77  Richard Lietz 
 Michael Christensen 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 172 33.448
26 88  David Heinemeier Hansson 
 Patrick Long 
 Khaled Al Qubaisi 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 171 30 voltas
27 78  Christian Ried 
 Wolf Henzler 
 Joel Camathias 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 170 31 voltas
28 83  François Perrodo 
 Emmanuel Collard 
 Rui Aguas 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 169 32 voltas
29 86  Michael Wainwright 
 Adam Carroll 
 Ben Barker 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 168 33 voltas
30 50  Pierre Ragues 
 Ricky Taylor 
 Romain Brandela 
Chevrolet Corvette C7-Z06 LMGTE AM 164 37 voltas
31 98  Pedro Lamy 
 Paul Dalla Lana 
 Mathias Lauda 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 84 117 voltas

 

In this article
Gabriel Carvalho
WEC
Oliver Jarvis
Lucas di Grassi
Loic Duval
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Em despedida da Audi, di Grassi é pole no Bahrein
Próximo artigo Kubica: "limitações" não são obstáculo para ida ao WEC

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros