Di Grassi lidera 1-2 da Audi em despedida; Porsche é campeã
Título da temporada 2016 do Mundial de Endurance ficou com o Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas; Mark Webber vai ao pódio em despedida das pistas
 
    Neste sábado (19), a Audi encerrou uma bem-sucedida história de 18 anos no mundo do endurance com a dobradinha nas 6 Horas do Bahrein. A vitória da etapa final da temporada 2016 do Mundial de Endurance ficou com o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis.
O #7, de Andre Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Treluyér terminou em segundo, com o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley terminou em terceiro, com o australiano terminando no pódio na última prova da carreira.
Na decisão do título os favoritos do Porsche #2, Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb confirmaram o favoritismo e, mesmo tendo problemas no início da segunda hora de prova, terminaram em sexto, resultado suficiente para conquistar o título da temporada 2016 do WEC.
O Toyota #6, de Kamui Kobayashi, Stephane Sarrazin e Mike Conway terminou em quinto e nada pôde fazer para evitar o segundo título seguido da Porsche na LMP1, perdendo também o vice-campeonato para o Audi de di Grassi.
LMP2: no fim, G-Drive supera equipe de Senna e vence
Na LMP2, o #31, de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming liderou parte da disputa, mas perdeu a liderança após o último pit stop. A batalha pela vitória, então, foi protagonizada pelo #26 da G-Drive, de Rene Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle, contra o #43 da RGR Sport, de Bruno Senna, Ricardo Gonzalez e Filipe Albuquerque.
No final, quem levou a melhor foi o #26, que cruzou a linha de chegada em primeiro, com o carro de Senna terminando em segundo. Já o #31 completou a prova na quarta posição.
LMGTE-Pro: vitória e título para a Aston Martin; LMGTE-Am: título para a Ferrari
Já pela LMGTE-Pro, a Aston Martin desbancou Ferrari e Ford e, com a vitória do #95, de Marco Sorensen e Nicki Thiim, conquistou o título da classe.
Na LMGTE-Am, no entanto, a fabricante não teve a mesma sorte. As chances do #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda, que já eram remotas, foram por água abaixo na quarta hora de prova, quando o carro sofreu um problema de motor e ficou parado na pista.
Com isso, a taça ficou nas mãos dos favoritos Rui Aguas, François Perrodo e Emmanuel Collard, da Ferrari #83. O trio terminou a prova em terceiro, com a vitória ficando com o Porsche #88, de Patrick Long, David Hansson Heinemeier e Khaled Al Qubaisi.
Confira o resultado final:
| Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Dif. | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 8 |  Lucas di Grassi  Loic Duval  Oliver Jarvis | Audi R18 | LMP1 | 201 | |
| 2 | 7 |  Andre Lotterer  Marcel Fassler  Benoit Tréluyer | Audi R18 | LMP1 | 201 | 16.419 | 
| 3 | 1 |  Mark Webber  Timo Bernhard  Brendon Hartley | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 201 | 1'17.001 | 
| 4 | 5 |  Anthony Davidson  Kazuki Nakajima  Sébastien Buemi | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 200 | 1 volta | 
| 5 | 6 |  Stéphane Sarrazin  Kamui Kobayashi  Mike Conway | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 200 | 35.685 | 
| 6 | 2 |  Romain Dumas  Neel Jani  Marc Lieb | Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 198 | 3 voltas | 
| 7 | 13 |  Alexandre Imperatori  Dominik Kraihamer  Matheo Tuscher | Rebellion R-One | LMP1 | 191 | 10 voltas | 
| 8 | 4 |  Simon Trummer  Oliver Webb  Pierre Kaffer | CLM P1/01 | LMP1 | 187 | 14 voltas | 
| 9 | 26 |  Roman Rusinov  René Rast  Alex Brundle | Oreca 05 | LMP2 | 184 | 17 voltas | 
| 10 | 43 |  Bruno Senna  Ricardo Gonzalez  Filipe Albuquerque | Ligier JS P2 | LMP2 | 184 | 6.840 | 
| 11 | 36 |  Nicolas Lapierre  Gustavo Menezes  Stéphane Richelmi | Alpine A460 | LMP2 | 183 | 18 voltas | 
| 12 | 31 |  Pipo Derani  Ryan Dalziel  Chris Cumming | Ligier JS P2 | LMP2 | 183 | 26.836 | 
| 13 | 30 |  Giedo van der Garde  Tom Dillmann  Sean Gelael | Ligier JS P2 | LMP2 | 183 | 1'09.164 | 
| 14 | 35 |  Paul Loup Chatin  Ho-Pin Tung  David Cheng | Alpine A460 | LMP2 | 182 | 19 voltas | 
| 15 | 45 |  Roberto Merhi  Julien Canal  Roberto Gonzalez | Oreca 05 | LMP2 | 182 | 1'11.012 | 
| 16 | 37 |  Vitaly Petrov  Viktor Shaytar  Kirill Ladygin | BR01 | LMP2 | 179 | 22 voltas | 
| 17 | 27 |  Maurizio Mediani  Nicolas Minassian  Mikhail Aleshin | BR01 | LMP2 | 176 | 25 voltas | 
| 18 | 44 |  Richard Bradley  Matthew Rao  Alex Lynn | Oreca 05 | LMP2 | 175 | 26 voltas | 
| 19 | 95 |  Marco Sorensen  Nicki Thiim | Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 174 | 27 voltas | 
| 20 | 51 |  Gianmaria Bruni  James Calado | Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 174 | 12.695 | 
| 21 | 71 |  Sam Bird  Davide Rigon | Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 173 | 28 voltas | 
| 22 | 67 |  Harry Tincknell  Andy Priaulx | Ford GT | LMGTE PRO | 173 | 35.414 | 
| 23 | 97 |  Darren Turner  Jonathan Adam | Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 173 | 1'23.605 | 
| 24 | 66 |  Stefan Mücke  Olivier Pla | Ford GT | LMGTE PRO | 172 | 29 voltas | 
| 25 | 77 |  Richard Lietz  Michael Christensen | Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 172 | 33.448 | 
| 26 | 88 |  David Heinemeier Hansson  Patrick Long  Khaled Al Qubaisi | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 171 | 30 voltas | 
| 27 | 78 |  Christian Ried  Wolf Henzler  Joel Camathias | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 170 | 31 voltas | 
| 28 | 83 |  François Perrodo  Emmanuel Collard  Rui Aguas | Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 169 | 32 voltas | 
| 29 | 86 |  Michael Wainwright  Adam Carroll  Ben Barker | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 168 | 33 voltas | 
| 30 | 50 |  Pierre Ragues  Ricky Taylor  Romain Brandela | Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 164 | 37 voltas | 
| 31 | 98 |  Pedro Lamy  Paul Dalla Lana  Mathias Lauda | Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 84 | 117 voltas | 
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            