Em casa, Kobayashi vence primeira no WEC; di Grassi é 2º
Toyota #6, de Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway dá ao time japonês primeira vitória de 2016; na LMP2, Bruno Senna é segundo e Pipo Derani termina em quinto
Após bater na trave nas 24 Horas de Le Mans, quando perdeu a seis minutos do fim uma vitória praticamente garantida, a Toyota finalmente venceu uma corrida na temporada 2016 do Mundial de Endurance. E foi em casa, nas 6 Horas de Fuji, realizadas neste domingo (16).
O #6, conduzido por Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway fez valer a estratégia de não trocar pneus na última parada nos boxes para bater o Audi #8, de Lucas di Grassi, Oliver Jarvis e Loic Duval - que liderou praticamente toda a prova - e dar à equipe e ao piloto da casa a primeira vitória nesta temporada. Os japoneses não venciam no WEC desde as 6 Horas do Bahrein de 2014.
Na batalha tríplice pela vitória, a Porsche ficou com o terceiro lugar, obtido pelo #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley. O Toyota #5, de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima foi o quarto, com o Porsche #2, de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb terminando em quinto. O Audi #7, de Andre Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Treluyér enfrentou problemas no sistema híbrido ainda na primeira hora de prova e abandonou.
LMP2: G-Drive vence batalha intensa
A batalha pela vitória na LMP2 também teve a estratégia como uma das personagens. Na hora final, o #43, de Bruno Senna, Ricardo Gonzalez e Filipe Albuquerque apareceu à frente do #26 da G-Drive, guiado por Roman Rusinov, Will Stevens e Alex Brundle.
A ultrapassagem da vitória, entretanto, teve de ser executada duas vezes, pois na primeira, Stevens superou Senna excedendo o limite da pista no lado interno da reta dos boxes, sendo obrigado a devolver a posição para o brasileiro.
Na segunda tentativa, entretanto, Stevens fez valer a maior velocidade de reta proporcionada pelo chassi Oreca e superou Senna a cinco minutos do fim para vencer na LMP2. O #26, de Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stephane Richelmi completou o pódio. Pipo Derani, um dos responsáveis pela pilotagem do #31 da Extreme Speed Motorsports ao lado de Chris Cumming e Ryan Dalziel, terminou a prova em quinto.
LMGTE-Pro: dobradinha da Ford; LMGTE-Am: Aston vence
Na classe LMGTE-Pro, a Ford não deu chance aos rivais e conquistou a dobradinha, com o #67, de Harry Tincknell e Andy Priaulx à frente do #66, de Olivier Pla e Stefan Mucke. A Ferrari #51, de Gianmaria Bruni e James Calado terminou em terceiro.
Já pela LMGTE-Am, passeio do Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana, que venceu com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado, a Ferrari #83, de Rui Aguas, Francois Perrodo e Emmanuel Collard.
Confira o resultado final:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 244 | 6:00'37.284 | |
2 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 244 | 6:00'38.723 | 1.439 |
3 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 244 | 6:00'54.623 | 17.339 |
4 | 5 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 244 | 6:01'31.063 | 53.779 |
5 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 243 | 6:00'47.939 | 1 volta |
6 | 13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 229 | 6:00'51.150 | 15 voltas |
7 | 26 | Will Stevens Roman Rusinov Alex Brundle |
Oreca 05 | LMP2 | 223 | 6:00'54.127 | 21 voltas |
8 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 223 | 6:00'55.525 | 21 voltas |
9 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 223 | 6:01'21.750 | 21 voltas |
10 | 30 | Giedo van der Garde Sean Gelael Antonio Giovinazzi |
Ligier JS P2 | LMP2 | 223 | 6:01'45.443 | 21 voltas |
11 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 222 | 6:00'38.760 | 22 voltas |
12 | 42 | Jonny Kane Lewis Williamson |
Gibson 015S | LMP2 | 222 | 6:00'45.600 | 22 voltas |
13 | 44 | Roberto Merhi Richard Bradley Matthew Rao |
Oreca 05 | LMP2 | 222 | 6:01'05.157 | 22 voltas |
14 | 27 | Maurizio Mediani Nicolas Minassian Mikhail Aleshin |
BR01 | LMP2 | 222 | 6:01'45.418 | 22 voltas |
15 | 35 | Paul-Loup Chatin Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 221 | 6:01'58.848 | 23 voltas |
16 | 37 | Vitaly Petrov Viktor Shaytar Kirill Ladygin |
BR01 | LMP2 | 220 | 6:01'33.739 | 24 voltas |
17 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 212 | 6:00'54.068 | 32 voltas |
18 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 212 | 6:01'09.574 | 32 voltas |
19 | 51 | Gianmaria Bruni James Calado |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 212 | 6:01'35.208 | 32 voltas |
20 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 212 | 6:01'43.343 | 32 voltas |
21 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 211 | 6:00'40.553 | 33 voltas |
22 | 97 | Darren Turner Richie Stanaway |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 211 | 6:01'42.967 | 33 voltas |
23 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 210 | 6:00'39.697 | 34 voltas |
24 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 208 | 6:00'52.206 | 36 voltas |
25 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 207 | 6:01'15.242 | 37 voltas |
26 | 78 | Christian Ried Wolf Henzler Joel Camathias |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 206 | 6:01'02.238 | 38 voltas |
27 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 205 | 6:01'08.259 | 39 voltas |
28 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 200 | 6:02'08.554 | 44 voltas |
29 | 45 | Shinji Nakano Tor Graves Alex Lynn |
Oreca 05 | LMP2 | 190 | 6:00'56.348 | 54 voltas |
30 | 50 | Pierre Ragues Ricky Taylor Yutaka Yamagishi |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 172 | 6:01'58.170 | 72 voltas |
Não completou | 4 | Simon Trummer Oliver Webb Pierre Kaffer |
CLM P1/01 | LMP1 | 79 | 2:06:47.385 | 165 voltas |
Não completou | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler Benoit Tréluyer |
Audi R18 | LMP1 | 36 | 2:14'59.874 | 208 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.