Recomendado para você

Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA

Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Lenda da NASCAR, Greg Biffle e sua família morrem em acidente aéreo nos EUA
Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026

Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026

F4 Brasil
F4 Brasil
Pedro Lima assina com a Van Amersfoort Racing para temporada completa na Europa em 2026
F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"

F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen vê Bortoleto como o novato mais rápido: "Talento bruto"
Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda

Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Wolff não vê Antonelli atingindo seu ápice na F1 a curto prazo; entenda
F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão

F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac e Alpine têm carros de 2026 aprovados no teste de colisão
F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari

F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Verstappen admite que "sente pena" de Hamilton após ano ruim com a Ferrari
F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren

F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Villeneuve diz que Piastri deve estar se sentindo péssimo e avalia gestão da McLaren
Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher

Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher

Indy
Indy
Palou avalia Verstappen na história da F1 e compara a Senna e Schumacher
Entrevista

Lotterer sugere sistemas híbridos para times privados no WEC

Andre Lotterer acredita que Mundial de Endurance deveria considerar a ideia de oferecer sistemas híbridos customizados na LMP1; objetivo seria incentivar a entrada de novas equipes na classe

#7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer
André Lotterer, Audi Sport Team Joest
Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport
André Lotterer, Audi Sport Team Joest
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer
André Lotterer, Audi Sport Team Joest
LMP1 Podium: second place #7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer
Ralf Jüttner, Oliver Jarvis, Loïc Duval, Lucas di Grassi, Benoît Tréluyer, Marcel Fässler, André Lotterer, Audi Sport Team Joest, Dr. Wolfgang Ullrich
Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport; Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18: Marcel Fässler, Andre Lotterer, Benoit Tréluyer

A saída da Audi do Mundial de Endurance motivou um debate sobre qual direção o campeonato deve tomar, tendo em vista a necessidade de atrair uma nova montadora para se juntar à Toyota e Porsche, que seguem no campeonato.

Andre Lotterer, piloto da Audi de 2010 até o final da temporada 2016 do WEC, será piloto Porsche a partir do próximo ano. Tendo a experiência de iniciar os passos no endurance com a Kolles, com quem disputou as 24 Horas de Le Mans de 2009 com um Audi R10, Lotterer crê que o caminho para a LMP1 é o WEC oferecer sistemas híbridos para os times privados.

"É compreensível que os times privados não consigam manter os carros híbridos (LMP1), pois a tecnologia exige muitos recursos. Mesmo se uma fabricante desse suporte a um time privado, não creio que ninguém teria a capacidade de lidar com a tarefa e ainda fornecer peças”, disse Lotterer ao Motorsport.com.

"Talvez em alguns anos, se tivermos mais peças padronizadas, você possa oferecer isso como um pacote, creio que isso deveria ser considerado. Agora temos uma fabricante a menos no WEC, faria sentido oferecer pacotes LMP1 para os times privados”, afirmou.

"A tecnologia está aí, só precisamos torná-la disponível de alguma forma. Seria legal, pois no fim das contas precisamos de mais carros na LMP1. Poderia ser uma situação que criasse algum tipo de compensação financeira para uma fabricante caso ela vendesse parte de alguma tecnologia para uma equipe privada”, acrescentou.

Mudança de atitude em relação à Fórmula E

Em entrevista anterior ao Motorsport.com, Lotterer deixou claro que não tinha muito interesse em entrar na Fórmula E, dizendo que a categoria era “mais uma filosofia” do que um esporte.

Agora, no entanto, o alemão repensou e afirmou que pode considerar uma participação na categoria no futuro. "Não há razão para comparar a F-E com as corridas com as quais estamos acostumados, mas a indústria automotiva está cada vez mais elétrica, então faz sentido para as fabricantes estar na categoria”, disse.

"As corridas são emocionantes, os pilotos são bons e eles vão a grandes cidades. Os carros não são tão empolgantes quanto os que temos no WEC, com mais de 1000cv e velocidade e aceleração impressionantes”, afirmou.

"A F-E está no início, eles vão avançar. É difícil prever quando os carros serão velozes, como será o desenvolvimento das baterias. Sem dúvida é algo para o qual as fabricantes estão olhando agora”, observou.

"Eu considero a categoria porque se todos os melhores pilotos estão indo para lá, é para a F-E que irei também”, completou.

Artigo anterior Lapierre renova com Signatech-Alpine e segue no WEC
Próximo artigo Toyota estabelece "metas ambiciosas" para bater Porsche em 2017

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros