Porsche oficializa saída do WEC em 2026
Marca alemã deixará o Campeonato Mundial de Endurance no final de 2025

A Porsche encerrará sua participação de fábrica na classe de hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) no final da atual temporada de 2025.
A fabricante alemã, que conquistou o título de pilotos do WEC no ano passado com Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Andre Lotterer, anunciou a mudança na terça-feira, ao mesmo tempo em que reafirmou seu compromisso de continuar correndo com o 963 LMDh na IMSA SportsCar Championship na América do Norte.
A participação contínua na divisão GTP da IMSA com a operação da Porsche Penske Motorsport será um dos dois programas de fábrica da Porsche a partir de 2026, juntamente com seu envolvimento na Fórmula E com uma equipe de fábrica.
Michael Steiner, membro da diretoria responsável por pesquisa e desenvolvimento, cuja responsabilidade inclui o automobilismo, disse: "Lamentamos muito que, devido às circunstâncias atuais, não continuaremos nosso envolvimento no WEC após esta temporada".
A declaração da Porsche enfatizou que a participação contínua na IMSA, onde a empresa está a caminho de manter seus títulos de GTP, "está destacando a importância do mercado norte-americano e das corridas de endurance para a marca".
Houve mais explicações sobre o termo "circunstâncias atuais", mas a decisão da Porsche de reduzir o programa da Porsche Penske, que tem funcionado como um duplo front no WEC e na IMSA desde 2023, ocorre em um cenário de problemas financeiros para a marca.

#6 Porsche Penske Motorsport Porsche 963: Kevin Estre, Laurens Vanthoor, Matt Campbell
Foto de: FIAWEC - DPPI
As vendas da Porsche estão em baixa devido à introdução de tarifas de importação nos EUA e à queda da demanda na China.
Em julho, o CEO da empresa, Oliver Blume, anunciou um plano para reduzir a força de trabalho em 10% antes de 2029, enquanto delineava um futuro no qual as vendas da Porsche atingiriam o pico de 250 mil unidades, em vez das mais de 300 mil de 2024.
Mas o chefe da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach, disse na etapa de Austin do WEC, em setembro, que as decisões relativas ao futuro do programa LMDh não seriam baseadas apenas em considerações financeiras.
Laudenbach admitiu sua insatisfação com o WEC, afirmando: "Acho que há coisas que podemos melhorar na série". Ele fez uma referência velada ao Balanço de Desempenho [BoP] quando disse que "vimos muitos resultados que são questionáveis".
Ele destacou a corrida quase perfeita desfrutada pelo Porsche Penske Motorsport #6, compartilhado por Estre, Vanthoor e Matt Campbell, no caminho para o segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans, em junho.

Thomas Laudenbach, diretor da Porsche Motorsport
Foto de: Andreas Beil
"O segundo lugar não é ruim quando se olha para a concorrência, mas, por outro lado, foi ruim porque o carro #6 esteve perto do que eu chamaria de uma corrida perfeita", explicou. "Falando francamente, o #6 deveria ter vencido a corrida. Ponto".
A participação contínua na F-E, que está mudando para sua era Gen4 para a campanha de 2026/27, permitirá que a Porsche "obtenha insights valiosos para seus carros esportivos de produção elétrica", declarou a Porsche.
"Nesse ambiente competitivo, continuaremos a impulsionar o desenvolvimento de veículos de alto desempenho", disse Steiner.
A Porsche reafirmou seu compromisso com as corridas para clientes, que descreveu como "um importante pilar" de sua estratégia de automobilismo.
Um Porsche 963 de equpes clientes está em campo no WEC deste ano pelo time alemão da Proton Competition, enquanto a Porsche também está representada na classe LMGT3 do campeonato pela equipe Manthey Racing com a versão mais recente do 911 GT3-R.
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.