Senna e Rebellion superam Toyotas pela pole do WEC na Bélgica
Veja também as posições de André Negrão, na classe LMP2, e de Felipe Fraga e Augusto Farfus, na classe LMGTE AM
O trio que conta com o brasileiro Bruno Senna na classe LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) desbancou a concorrência e conquistou a pole position para a etapa da Bélgica, disputada neste fim de semana em Spa-Francorchamps.
A inscrição #1 da equipe Rebellion, que também conta com Gustavo Menezes e Norman Nato como pilotos, levou o carro R-13-Gibson a uma média de 1min59s577 no tradicional circuito belga.
Bruno foi poupado do treino classificatório porque quase não conseguiu andar no último ensaio livre do dia: “O treino foi encerrado com bandeira vermelha pouco depois que assumi o volante. O dia acabou sendo meio inútil para mim."
"O carro está relativamente rápido para as condições da pista, mas lentos se olharmos para o ano passado. Os outros também perderam performance, então vamos ter chance de brigar. O problema é que há previsão de tempestade, o que nos deixa sem saber como estaremos na hora da corrida. Enfim, são essas coisas que sempre complicam a vida da gente em Spa”, comentou o sobrinho de Ayrton.
De todo modo, o trio da Rebellion ficou com uma vantagem de oito décimos para os rivais do Toyota TS050 Hybrid no treino classificatório. O carro da montadora japonesa que larga da segunda posição é guiado por Brendon Hartley, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi.
A terceira colocação do grid belga para as 6 Horas de Spa-Francorchamps ficou com a outra máquina TS050 Hybrid da Toyota, pilotada por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María 'Pechito' López.
Além de Senna, o Brasil também é representado por André Negrão, na classe LMP2, e por Felipe Fraga e Augusto Farfus, na classe LMGTE AM. Veja as posições dos pilotos nas tabelas do Motorsport.com abaixo:
Posições dos protótipos:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Tempo Médio | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Bruno Senna Gustavo Menezes Norman Nato |
Rebellion R13 | LMP1 | 1'59.577 | |
2 | 8 | Sébastien Buemi Kazuki Nakajima Brendon Hartley |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 2'00.417 | 0.840 |
3 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 2'01.070 | 1.493 |
4 | 4 | Tom Dillmann Bruno Spengler Oliver Webb |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 2'01.907 | 2.330 |
5 | 22 | Philip Hanson Filipe Albuquerque Paul di Resta |
Oreca 07 | LMP2 | 2'02.148 | 2.571 |
6 | 38 | Roberto Gonzalez Antonio Felix da Costa Anthony Davidson |
Oreca 07 | LMP2 | 2'03.697 | 4.120 |
7 | 42 | Nicolas Lapierre Antonin Borga Alexandre Coigny |
Oreca 07 | LMP2 | 2'03.956 | 4.379 |
8 | 37 | Ho-Pin Tung Ryan Cullen Will Stevens |
Oreca 07 | LMP2 | 2'04.198 | 4.621 |
9 | 36 | Thomas Laurent André Negrao Pierre Ragues |
Alpine A470 | LMP2 | 2'04.235 | 4.658 |
10 | 33 | Mark Patterson Kenta Yamashita Anders Fjordbach |
Oreca 07 | LMP2 | 2'04.710 | 5.133 |
11 | 47 | Roberto Lacorte Andrea Belicchi Giorgio Sernagiotto |
Dallara P217 | LMP2 | 2'05.547 | 5.970 |
12 | 35 | Nobuya Yamanaka Nick Foster Roberto Merhi |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 2'18.997 | 19.420 |
13 | 29 | Frits van Eerd Giedo van der Garde Job Van Uitert |
Oreca 07 | LMP2 | 2'02.744 | 3.167 |
Posições dos carros GT:
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Tempo Médio | Diferença |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 97 | Alex Lynn Maxime Martin |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 2'14.635 | |
2 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 2'14.643 | 0.008 |
3 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 2'14.923 | 0.288 |
4 | 71 | Davide Rigon Miguel Molina |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 2'15.356 | 0.721 |
5 | 51 | James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 2'15.383 | 0.748 |
6 | 77 | Christian Ried Riccardo Pera Matt Campbell |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.519 | 1.884 |
7 | 56 | Egidio Perfetti Laurents Hörr Matteo Cairoli |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'16.649 | 2.014 |
8 | 57 | Ben Keating Felipe Fraga Jeroen Bleekemolen |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'17.145 | 2.510 |
9 | 98 | Paul Dalla Lana Augusto Farfus Ross Gunn |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 2'17.563 | 2.928 |
10 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Nicklas Nielsen |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 2'17.593 | 2.958 |
11 | 90 | Salih Yoluc Charles Eastwood Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 2'17.658 | 3.023 |
12 | 54 | Thomas Flohr Francesco Castellacci Giancarlo Fisichella |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 2'18.314 | 3.679 |
13 | 88 | Gianluca Giraudi Ricardo Sanchez Lucas Légeret |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'18.841 | 4.206 |
14 | 62 | Bonamy Grimes Johnny Mowlem Charles Hollings |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 2'18.945 | 4.310 |
15 | 86 | Michael Wainwright Andrew Watson Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'18.947 | 4.312 |
16 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 2'14.223 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.