WEC: Porsche Penske #6 de Lotterer e cia vence os 1812 km do Catar
Brasileiros tiveram dia difícil na classe LMGT3; WEC volta à pista em 21 de abril com as 6 Horas de Ímola, na Itália, com transmissão do grupo Bandeirantes
Neste sábado, além do GP do Bahrein de F1 e da corrida sprint da Stock Car em Goiânia, também foi dia da primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC, na sigla em inglês) em 2024, com a disputa dos 1812 km do Catar. E o carro vencedor foi o Porsche Penske #6.
Os pilotos Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer, portanto, puderam celebrar o triunfo na classe principal, a Hypercar (de hipercarros), em Losail. Foi a primeira vitória da marca alemã no WEC desde que Brendon Hartley/Timo Bernhard/Earl Bamber triunfaram em Austin-2017.
Para a glória deste fim de semana, o carro #6 contou com problemas do Peugeot #93 de Jean-Éric Vergne, Nico Müller e Mikkel Jensen. O carro da fabricante francesa teve problemas e abriu caminho para o triunfo germânico, com o Peugeot terminando somente no sexto lugar.
O top 3, então, foi completado por outras duas máquinas da Porsche: o #12 operado pela equipe cliente Jota, com os pilotos Callum Ilott, Norman Nato e Will Stevens; e o #5 da Penske guiado por Matt Campbell, Michael Christensen e Fréderic Makowiecki.
Carro campeão da última temporada, o #8 da Toyota foi apenas décimo com Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa. Outro representante da montadora japonesa, o #7 de Nyck de Vries, Mike Conway e Kamui Kobayashi cruzou a linha de chegada em sexto.
#31 Team WRT BMW M4 LMGT3: Darren Leung, Sean Gelael, Augusto Farfus
Photo by: Shameem Fahath
Únicos brasileiros do grid, Augusto Farfus e Nicolas Costa tiveram uma etapa difícil na outra classe, a LMGT3. Farfus foi sexto com seus companheiros de BMW, duas posições atrás de outra máquina da fabricante alemã que conta com Valentino Rossi como piloto.
Costa terminou em 14º com seus parceiros de McLaren. Campeão da F1 em 2009, Jenson Button abandonou, conforme você vê na tabela do Motorsport.com abaixo. O WEC volta à pista em 21 de abril com as 6 Horas de Ímola, na Itália.
CLA | EQUIPE / CLASSE | # | PILOTOS | VOLTAS | TEMPO | GAP |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
6 | K. EstreA. LottererL. Vanthoor | 335 |
9:55'51.926 |
|
2 |
HERTZ TEAM JOTAHYPERCAR
|
12 | W. StevensC. IlottN. Nato | 335 |
+33.297 9:56'25.223 |
33.297 |
3 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORTHYPERCAR
|
5 | M. CampbellM. ChristensenF. Makowiecki | 335 |
+34.396 9:56'26.322 |
1.099 |
4 |
CADILLAC RACINGHYPERCAR
|
2 | E. BamberA. LynnS. Bourdais | 334 |
+1 Lap 9:56'04.126 |
1 Lap |
5 |
AF CORSEHYPERCAR
|
83 | R. KubicaR. ShwartzmanY. Yifei | 334 |
+1 Lap 9:56'19.015 |
14.889 |
6 |
TOYOTA RACINGHYPERCAR
|
7 | M. ConwayK. KobayashiN. de Vries | 334 |
+1 Lap 9:57'13.809 |
54.794 |
7 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
93 | M. JensenN. MüllerJ. Vergne | 334 |
+1 Lap 9:57'29.072 |
15.263 |
8 |
FERRARIAF CORSEHYPERCAR
|
50 | A. FuocoM. MolinaN. Nielsen | 333 |
+2 Laps 9:56'02.986 |
1 Lap |
9 |
ALPINE ENDURANCE TEAMHYPERCAR
|
35 | P. ChatinF. HabsburgC. Milesi | 333 |
+2 Laps 9:56'40.389 |
37.403 |
10 |
TOYOTA RACINGHYPERCAR
|
8 | S. BuemiB. HartleyR. Hirakawa | 333 |
+2 Laps 9:56'49.572 |
9.183 |
11 |
PROTON COMPETITIONHYPERCAR
|
99 | H. TincknellN. JaniJ. Andlauer | 333 |
+2 Laps 9:56'58.941 |
9.369 |
12 |
BMW M TEAM WRTHYPERCAR
|
20 | S. Van Der LindeR. FrijnsR. Rast | 332 |
+3 Laps 9:55'53.690 |
1 Lap |
13 |
ALPINE ENDURANCE TEAMHYPERCAR
|
36 | N. LapierreM. SchumacherM. Vaxiviere | 332 |
+3 Laps 9:55'59.614 |
5.924 |
14 |
FERRARI AF CORSEHYPERCAR
|
51 | A. Pier GuidiJ. CaladoA. Giovinazzi | 332 |
+3 Laps 9:57'17.147 |
1'17.533 |
15 |
LAMBORGHINI IRON LYNXHYPERCAR
|
63 | M. BortolottiE. MortaraD. Kvyat | 330 |
+5 Laps 9:57'16.978 |
2 Laps |
16 |
BMW M TEAM WRTHYPERCAR
|
15 | D. VanthoorR. MarcielloM. Wittmann | 327 |
+8 Laps 9:56'35.452 |
3 Laps |
17 |
PEUGEOT TOTALENERGIESHYPERCAR
|
94 | P. di RestaL. DuvalS. Vandoorne | 316 |
+19 Laps 9:57'11.601 |
11 Laps |
18 |
MANTHEY PURERXCINGLMGT3
|
92 |
A. Malykhin
J. Sturm
K. Bachler |
299 |
+36 Laps 9:57'06.605 |
17 Laps |
19 |
HEART OF RACING TEAMLMGT3
|
27 | I. JamesD. MancinelliA. Riberas | 299 |
+36 Laps 9:57'11.471 |
4.866 |
20 |
D'STATION RACINGLMGT3
|
777 | C. Mateu
E. Bastard
M. Sorensen |
298 |
+37 Laps 9:57'07.108 |
1 Lap |
21 |
TEAM WRTLMGT3
|
46 | A. Al HarthyV. RossiM. Martin | 298 |
+37 Laps 9:57'19.755 |
12.647 |
22 |
VISTA AF CORSELMGT3
|
54 | T. FlohrF. CastellacciD. Rigon | 297 |
+38 Laps 9:56'03.134 |
1 Lap |
23 |
TEAM WRTLMGT3
|
31 |
D. Leung
S. GelaelA. Farfus |
297 |
+38 Laps 9:57'10.469 |
1'07.335 |
24 |
VISTA AF CORSELMGT3
|
55 | F. HeriauS. MannA. Rovera | 297 |
+38 Laps 9:57'31.037 |
20.568 |
25 |
IRON DAMESLMGT3
|
85 | S. BovyD. PinM. Gatting | 295 |
+40 Laps 9:57'05.678 |
2 Laps |
26 |
PROTON COMPETITIONLMGT3
|
88 | G. Roda
M. Pedersen
D. Olsen |
294 |
+41 Laps 9:56'01.184 |
1 Lap |
27 |
TF SPORTLMGT3
|
82 | H. Koizumi
S. Baud
D. Juncadella |
294 |
+41 Laps 9:57'57.716 |
1'56.532 |
28 |
PROTON COMPETITIONLMGT3
|
77 | R. HardwickZ. RobichonB. Barker | 293 |
+42 Laps 9:57'04.618 |
1 Lap |
29 |
IRON LYNXLMGT3
|
60 | C. SchiavoniM. Cressoni
F. Perera
|
291 |
+44 Laps 9:56'15.123 |
2 Laps |
30 |
UNITED AUTOSPORTSLMGT3
|
95 | J. CaygillN. PinoM. Sato | 284 |
+51 Laps 9:56'02.461 |
7 Laps |
31 |
UNITED AUTOSPORTSLMGT3
|
59 | J. CottinghamN. CostaG. Saucy | 284 |
+51 Laps 9:56'53.628 |
51.167 |
32 |
MANTHEY EMALMGT3
|
91 |
Y. Shahin
M. Schuring
R. Lietz |
284 |
+51 Laps 9:57'44.413 |
50.785 |
33 |
AKKODIS ASP TEAMLMGT3
|
87 | T. Kimura
E. Masson
J. Lopez |
273 |
+62 Laps 9:56'59.320 |
11 Laps |
HERTZ TEAM JOTAHYPERCAR
|
38 | J. ButtonP. HansonO. Rasmussen | 309 |
+26 Laps 9:13'02.057 |
||
AKKODIS ASP TEAMLMGT3
|
78 |
A. Robin
T. BoguslavskiyK. van der Linde |
249 |
+86 Laps 8:35'33.365 |
60 Laps | |
TF SPORTLMGT3
|
81 | T. Van RompuyR. AndradeC. Eastwood | 177 |
+158 Laps 6:17'45.436 |
72 Laps | |
ISOTTA FRASCHINIHYPERCAR
|
11 | A. Serravalle
C. Bennett
J. Vernay |
157 |
+178 Laps 4:57'48.093 |
20 Laps |
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