Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F1 - Wolff minimiza rigidez de nova regra da FIA sobre manifestações dos pilotos: "Esporte não está aqui para fazer política"

Chefe de equipe da Mercedes acredita que as coisas não serão tão "severas" quanto parece quando realmente forem aplicadas na prática

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes AMG, with Mohammed bin Sulayem, President, FIA

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que a repressão da FIA contra os pilotos de Fórmula 1 que desejam fazer declarações políticas e protestos pode não ser tão "severa" como alguns temiam.

Leia também:

O órgão regulador da maior categoria do automobilismo causou alvoroço pouco antes do natal, quando anunciou que estava proibindo todos os pilotos de fazer quaisquer declarações ou comentários "políticos, religiosos ou pessoais" não neutros sem permissão prévia. Em uma versão atualizada do Código Esportivo Internacional da FIA, que rege a operação de suas competições automobilísticas a partir de 2023, ficou delineada uma nova infração.

Um novo Artigo 12.2.1.n estabelece que os pilotos serão considerados infratores quando demonstrarem "a realização e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais que violem notavelmente o princípio geral de neutralidade promovido pela a FIA de acordo com seus Estatutos, a menos que tenham sido previamente aprovados por escrito pela FIA para Competições Internacionais, ou pela associação nacional relevante para Competições Nacionais dentro de sua jurisdição."

A nova regra vem depois que vários pilotos, incluindo Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, aproveitaram a plataforma da F1 para pressionar sobre questões que significam muito para eles. Embora as táticas pesadas da FIA tenham sido criticadas por serem um movimento desnecessário, Wolff acredita que sabe exatamente como as coisas serão executadas.

Sebastian Vettel, Aston Martin, and Pierre Gasly, AlphaTauri AT02, on the grid

Sebastian Vettel, Aston Martin, and Pierre Gasly, AlphaTauri AT02, on the grid

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Ele também sugere que, embora a redação da regra pareça bastante autoritária, a realidade de como ela será tratada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pode ser muito diferente.

"Precisamos ver como isto realmente se resolve", explicou ele. "Entendemos que o esporte não está aqui para fazer política, mas, ao contrário, para unir. Não tenho dúvidas de que Mohammed e a FIA têm boas intenções, para alcançar as coisas certas. É apenas uma questão de alinhar isso com os pilotos que foram mais diretos no passado."

"Sei que todas as vezes que Mohammed falou com Lewis, ou o contrário, acabou em uma conversa positiva, portanto, não tenho dúvidas de que, quando as pessoas se sentarem para conversar sobre isso, as coisas não parecerão tão duras como foram escritas."

O novo chefe de equipe da Williams, James Vowles, concordou que era importante que as equipes se sentassem com a FIA para entender melhor a situação, pois acredita que silenciar os pilotos não era a coisa certa a fazer.

"Em termos de declarações políticas, sinto que nossos pilotos, dentro de uma competência, têm a liberdade de poder expressar o que acreditam e o que pensam, obviamente em um ambiente sensato e controlado", disse ele.

"Só precisa de uma discussão sobre o que foi anunciado até agora, eu acho que isso é o principal. Colocá-lo na mídia externa, provavelmente não é o caminho certo. Só precisa de uma boa discussão interna, porque estou certo de que todos queremos a mesma coisa: que é o esporte se tornar melhor como resultado. Mas [precisamos] dar às pessoas uma voz também, ao mesmo tempo".

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior F1: Ferrari firma pré-acordo com FIA sobre motores de 2026. Mas, o que mudou?
Próximo artigo F1: Russell admite que ficou frustrado ao ver Norris e Albon à sua frente em 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros