Alonso: primeiro teste real com carro de 2020 reacendeu "espírito competitivo"
Apesar de ter minimizado interiormente a importância do teste, o espanhol afirmou que ele e a equipe conseguiram cumprir objetivos importantes
Nesta terça (15), Fernando Alonso passou por mais uma etapa em sua preparação para o retorno à Fórmula 1 em 2021. O espanhol participou do teste de pós-temporada, sendo seu segundo contato com o carro de 2020 da Renault. E, para o espanhol, as mais de 100 voltas completadas ajudaram a reacender seu "espírito competitivo".
Alonso terminou com o melhor tempo em seu primeiro dia de fato com o R.S.20, já que na sessão feita em outubro em Barcelona ele só conseguiu dar 16 voltas e com pneus que não eram os usados neste ano.
Nesse meio tempo, ele tem desenvolvido um intenso programa com o carro de 2018, também usando pneus de fora da especificação.
Agora ele teve um contato com o carro dentro das condições atuais, incluindo os pneus, já que todos usaram os compostos C4 e C5 da Pirelli, os mais macios da gama.
Alonso cobriu quase que a distância de dois GPs, andando 105 voltas (uma edição do GP de Abu Dhabi tem 55), marcando 01min36s333 como seu melhor tempo. Em comparação com a etapa do último final de semana, Esteban Ocon fez a melhor volta entre os pilotos da Renault, com 01min36s359 no Q2, garantindo ao francês a 11ª posição no grid.
Para ajudar ainda mais o espanhol, ele já trabalhou ao lado dos mecânicos e engenheiros que estarão ao seu lado em 2021, enquanto os testes com o carro de 2018 envolviam uma outra equipe.
"Foi muito bom e muito legal voltar ao carro e estar junto da equipe. Eu vinha testando com o carro de 2018 em preparação, mas agora tudo parece mais sério e isso reacendeu um pouco meu espírito competitivo".
"Foi bom sentir como são os carros modernos e entender do que eles são capazes. Eu estava assistindo o progresso da equipe ao longo do final de semana e foi bom colocar em prática hoje o que aprendi fora do cockpit".
Alonso disse na semana passada ao Motorsport.com que o teste teria um valor limitado por conta das mudanças dos carros para 2021, com uma redução de downforce e o novo modelo de pneus da Pirelli. Mesmo assim, ele acredita que conseguiu tirar algumas lições.
"Demos conta de várias coisas básicas que já havíamos programado com a fábrica, como ajuste de assento, posição dos pedais e mais, o que ajuda muito já que teremos apenas um dia e meio na pré-temporada no próximo ano".
"Cumprimos algumas tarefas e agora vamos para o Natal e o Ano Novo com todos na equipe de bom humor e motivados".
O piloto da Academia da Renault Guanyu Zhou, também participou do teste, marcando o nono melhor tempo do dia, com 01min37s912.
Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
ESPECIAL: Toyota Gazoo Racing e o balanço da Stock Car
PODCAST: 'Show' de Russell pode gerar problema para Mercedes?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.