Fórmula 1 GP de Singapura

Alonso vê Bortoleto "atraente" para equipes na F1 e não vê problemas em relação com McLaren: "Tudo pode ser resolvido"

Mas Alonso também alerta que é preciso dar tempo ao brasileiro, para que seu desenvolvimento não seja comprometido

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, Race winner Gabriel Bortoleto, Trident

As atenções do paddock da Fórmula 1 seguem voltadas para as vagas finais do grid da temporada 2025, com a da Sauber sendo a mais quente, com três pilotos na disputa: Gabriel Bortoleto, Valtteri Bottas e Franco Colapinto. E Fernando Alonso, que gerencia a carreira do brasileiro, rasgou elogios ao líder da F2, falando sobre suas chances com o time suíço.

Após seu grande final de semana em Monza, chegando a vencer a corrida principal depois de largar da última posição, Bortoleto ganhou força na briga pela vaga da Sauber, tornando-se o favorito naquele momento.

Leia também:

Porém, dois fatores complicam o meio de campo para Bortoleto: a chegada impressionante de Franco Colapinto, que pontuou após duas corridas com a Williams, que inclusive está disposta a negociar a liberação do argentino para a Sauber, e sua ligação com a McLaren.

Mas Alonso, que gerencia a carreira de Bortoleto através de sua empresa A14, segue defendendo os interesses do brasileiro em sua busca pela vaga no grid. Durante o dia de mídia da F1 em Singaura, bicampeão voltou a falar sobre seu 'protegido' e as chances dele.

"Não é fácil dar conselhos, porque todos são diferentes entre si, mas ele é de um talento incrível. Como eu disse em Baku, ele é o único novato que temos na F3 ou na F2 liderando o campeonato. Todos os outros fazem 10, 12 dias de testes com carros de F1, 20 dias de teste na F2 e coisas do tipo. Gabriel é um novato puro, então seu talento é incrível".

"E, ao mesmo tempo, o Brasil tem uma história enorme na F1, muito histórico com grandes pilotos e isso pode trazer alguma pressão também. Mas sabe, temos que dar a Gabriel seu tempo, e seu momento na F1 chegará. Não precisamos cortar atalhos que comprometam o desenvolvimento de seu talento".

"Ele precisa chegar na F1 no momento certo, quando ele estiver totalmente preparado, na melhor equipe, no melhor ambiente. Então esse é o maior desafio, combinando a pressão e a motivação para entrar na F1 no melhor momento".

A declaração de Alonso fez com que alguns jornalistas questionassem o espanhol se isso significava que Bortoleto estava fora da briga pela vaga da Sauber / Audi, o bicampeão respondeu rapidamente: "Não não. Acho que a equipe tem que tomar grandes decisões e, certamente, Gabriel é muito atraente para todos no momento".

Um dos entraves que Bortoleto pode enfrentar em sua potencial ida à Sauber é sua ligação atual com a McLaren. Apesar do chefe Andrea Stella afirmar que não barrará o brasileiro, ele também deixou claro que quer fazer de tudo para manter uma conexão com Bortoleto pensando no futuro.

E Alonso não vê isso como uma dor de cabeça: "Nunca há problemas na F1. Tudo pode ser resolvido".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: FIA considera tomar medidas em relação às asas traseiras flexíveis da McLaren

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil