Recomendado para você

F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos

F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Da quase falência ao título de 2025: como se deu o "milagre" da McLaren em 10 anos
VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva

MotoGP
MotoGP
VÍDEO: Honda divulga som do motor da MotoGP 2027; teste de estreia em Sepang é prejudicado pela chuva
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Bortoleto faz balanço do ano de estreia e afirma não sentir mais pressão como piloto da Audi
Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1

Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Caso Mercedes: FIA busca solução para evitar caos no GP da Austrália de F1
F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"

F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - CEO da Red Bull revela detalhes sobre saída de Horner: "Tínhamos que fazer alguma coisa"
Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

Análise: Como Hamilton solucionou problema nas largadas

Com a batalha do título chegando à última corrida do ano, a Mercedes está fazendo o seu melhor para colocar Hamilton e Rosberg em igualdade. Por isso, o atual campeão teve alterações em seu volante para melhorar suas largadas.

Rosberg's steering wheel

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Hamilton pode ter dado um suspiro de alívio quando viu que o GP do Brasil começaria atrás do Safety Car, já que as largadas foram o calcanhar de Aquiles do britânico neste ano.

A insistência da FIA para que os pilotos usassem apenas uma única manopla para operar a embreagem nas saídas visava reduzir o nível de engenharia utilizada no procedimento da largada.

No entanto, isso também adicionou uma camada extra de perigo, com as largadas sendo cada vez mais de responsabilidade do piloto.

A péssima partida de Hamilton em Suzuka foi gota d’água para o britânico, que após isso passou várias horas no simulador em Brackley tentando criar novas soluções com seus engenheiros.

O time encontrou uma solução de hardware que mudou a forma como a embreagem e as manobras são acionadas, alterando o volante.

Lewis Hamilton steering wheel, back view
Volante de Lewis Hamilton visto de trás

Foto: Giorgio Piola

A forma das manoplas de mudanças de marcha foi ligeiramente alterada, aumentando a distância entre elas e a manopla de embreagem (seta esquerda), enquanto a superfície previamente plana do paddle de embreagem (seta direita) foi trocada por uma cunha triangular alongada.

Essas mudanças podem parecer pequenas na superfície, mas a ergonomia é um fator importante na individualização dos cockpits para cada piloto.

Alterações sutis podem ser encontradas entre os controles de cada piloto. Companheiros de equipe muitas vezes têm diferenças em seus volantes. Rosberg e Hamilton não são diferentes, como mostra o vídeo.

Sem largada no Brasil, o foco agora muda para a final da temporada em Abu Dhabi, onde as mudanças podem acabar sendo um fator decisivo na luta pelo campeonato de pilotos.

Artigo anterior Brawn desmente declaração sobre estado de Schumacher
Próximo artigo Force India vibra com vitória sobre Williams no Brasil

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros