ANÁLISE F1: Piastri teria vencido em Jeddah sem a punição de Verstappen?
Incidente na primeira volta e decisão dos comissários afetou o resultado do GP da Arábia Saudita

Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Kym Illman - Getty Images

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Oscar Piastri e Max Verstappen se envolveram em um incidente logo no início do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, que resultou em uma punição de cinco segundos para o tetracampeão por ganhar vantagem sobre o rival ao sair da pista.
Apesar de ter a McLaren 'voadora' atrás de si, o holandês estava na pole position e tinha tudo em mãos para conquistar a vitória, ele precisava apenas contar com a estratégia certa e um bom pit stop. No entanto, a penalização teve o seu efeito e 'entregou' a vitória para o australiano. Mas, o que questionamento que fica é: teria Piastri vencido mesmo sem a punição de Verstappen?
Verstappen normalmente tem largadas muito boas, com tempo de reação dentro de 0s28. No entanto, na Arábia Saudita, o tetracampeão ficou um pouco abaixo do que está acostumado e levou 0s30 para acelerar. Por outro lado, Piastri manteve sua constância e foi 0s02 mais rápido que o tetracampeão.
Essa vantagem pode parecer muito pequena, mas fez toda a diferença para a Curva 1, exatamente onde o incidente entre os dois aconteceu. Na manobra, para os comissários, o australiano tinha a preferência e o tetracampeão foi punido por tomar vantagem ao sair da pista e manter a posição.
Falando sobre pneus, ambos começaram com compostos médios zerados, em um circuito que exige bastante das borrachas, já que é um traçado de rua, com 27 curvas e a temperatura da pista é sempre muito alta.
Pensando nisso, vamos analisar as voltas de cada um até o primeiro pit stop entre eles, que foi feito por Piastri na 19ª volta, onde o piloto voltou com pneus duros e a McLaren apostou em uma parada só, assim como Verstappen.
VOLTA | TEMPO DO VERSTAPPEN | TEMPO DO PIASTRI |
1 | 2min03s217 | 2min04s986 |
2 |
2min44s900
|
2min44s068
Safety Car na pista |
3 |
2min55s554
Safety Car na pista |
2min55s203
Safety Car na pista |
4 | 1min33s831 |
1min34s247 |
5 | 1min33s716 | 1min33s418 |
6 | 1min33s564 | 1min33s917 |
7 | 1min33s511 |
1min33s523 |
8 | 1min33s891 | 1min33s893 |
9 | 1min33s798 | 1min33s500 |
10 | 1min33s813 | 1min34s045 |
11 | 1min34s001 | 1min33s808 |
12 | 1min33s960 | 1min33s770 |
13 | 1min33s856 | 1min34s280 |
14 | 1min33s901 | 1min34s072 |
15 | 1min33s900 | 1min34s149 |
16 | 1min33s758 | 1min34s124 |
17 | 1min33s797 | 1min34s279 |
18 | 1min33s810 | 1min34s160 |
19 | 1min33s914 |
1min36s450 |
A parada de Piastri não foi a melhor da corrida, a McLaren 'gastou' 3s4 (21s388 no total) para fazer a troca dos pneus do australiano (médios para duros), que retornou em sexto, logo atrás de Lewis Hamilton, Lando Norris, Charles Leclerc e George Russell, que ainda não tinham feito suas paradas.
A partir desse momento, Piastri mostrou um ritmo melhor e sua vantagem para Verstappen subiu para 16s568 na volta 20. O australiano também se aproveitou bem do pit Russell e, depois, do próprio holandês, na volta 21.
Com a punição, a troca de Verstappen foi feita em 8s3 (26s030 no total) e o piloto voltou logo atrás de Hamilton, na quinta posição. Se desconsiderarmos os cinco segundos que os mecânicos não puderam encostar no carro, o pit do holandês poderia variar entre 3s e 3s3 (na casa de 21s, no total) e ele teria retornado logo atrás do próprio Piastri. Aqui o talento prevaleceria, já que a 'idade' dos pneus de ambos tinha diferença de apenas duas voltas.
Na situação real, durante três voltas, Verstappen ficou 'preso' atrás de Hamilton, desgastando pneus para tentar tomar a quarta posição e acabou pouco menos de quatro segundos atrás de Piastri. Na volta 24, o heptacampeão parou e permitiu que Max se posicionasse exatamente 3s723 atrás de Oscar.
É então que retornarmos a comparação das voltas de ambos os pilotos desde a parada de Verstappen.
VOLTA | TEMPO DO VERSTAPPEN | TEMPO DO PIASTRI |
22 | 1min55s832 | 1min34s024 |
23 | 1min34s112 | 1min33s119 |
24 | 1min33s419 | 1min32s760 |
25 | 1min33s067 | 1min33s092 |
26 | 1min33s020 | 1min32s922 |
27 | 1min32s936 | 1min32s875 |
28 | 1min32s958 | 1min32s831 |
29 | 1min33s079 | 1min32s808 |
30 | 1min32s811 | 1min32s938 |
31 | 1min32s782 | 1min32s774 |
32 | 1min32s773 | 1min32s787 |
33 | 1min32s736 | 1min32s657 |
34 | 1min32s696 | 1min33s201 |
35 | 1min32s743 | 1min32s555 |
36 | 1min32s691 | 1min32s624 |
37 | 1min32s910 | 1min32s700 |
38 | 1min32s710 | 1min32s663 |
39 | 1min32s681 | 1min32s701 |
40 | 1min32s560 | 1min32s778 |
A partir da volta 34, Piastri já tinha o 'ar limpo', pois assumiu a primeira posição quando Lando Norris fez o seu pit stop. Na volta 39, Verstappen já estava sendo mais rápido que o australiano, mas ainda precisava tirar quase cinco segundos de vantagem de Oscar, exatamente o tempo em que Max foi punido.
Na volta final, o tetracampeão conseguiu se aproximar ainda mais do carro número #81, diminuindo a diferença para apenas 2s5 nas últimas curvas, mas terminou à 2s8 do atual líder do campeonato.
VOLTA | TEMPO DO VERSTAPPEN | TEMPO DO PIASTRI |
41 | 1min32ss568 | 1min32s987 |
42 | 1min32s500 | 1min32s686 |
43 | 1min33s182 | 1min32s871 |
44 | 1min32s512 | 1min32s815 |
45 | 1min32s466 | 1min32s393 |
46 | 1min32s324 | 1min33s352 |
47 | 1mins873 | 1min32s669 |
48 | 1min32s697 | 1min32s728 |
49 | 1min32s280 | 1min32s927 |
50 | 1min32s543 | 1min32s228 |
Conclusão
O que podemos concluir é que a punição cumprida por Max Verstappen afetou de fato o resultado da corrida da Arábia Saudita, mesmo com Oscar Piastri defendendo que sentia que o carro da McLaren ainda estava mais rápido do que o Red Bull #1.
Sem a punição, seguindo o mesmo ritmo de toda a corrida, sem contar possíveis erros no pit stop da Red Bull e com a vantagem do 'ar limpo', Verstappen poderia ter garantido a segunda vitória do ano. O RB21, que parece praticamente indomável, se mostrou o carro mais rápido ao longo de toda a etapa, mesmo a diferença para o MCL39 sendo muito pequena (0s04).
Porém, é importante fazer uma ressalva: o ritmo do Piastri pode ter caído de maneira estratégica, pensando em apenas finalizar a corrida com a vitória, mas sem exigir demais do carro, visto que a diferença já era o suficiente para Verstappen não fazer uma ultrapassagem nas últimas voltas.
O resultado também poderia ter sido diferente para Norris caso a McLaren tivesse o deixado por mais tempo na pista com o pneu duro, ao invés de pará-lo para compostos médios na volta 34. Se a equipe de Woking tivesse sigo o plano inicial (que parecia ser começar com duros e finalizar com macios), o piloto britânico teria melhores chances de atacar Charles Leclerc e assumir o terceiro degrau do pódio.
PIASTRI DOMA VERSTAPPEN e VENCE em JEDDAH! BORTOLETO DÁ SUSTO e NORRIS se RECUPERA
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