ANÁLISE F1: Red Bull encontrou 'prova cabal' de seus problemas com o RB20?

Red Bull deu algumas pistas sobre o que poderia estar por trás dos problemas de equilíbrio com seu carro de Fórmula 1

Red Bull RB20 side comparison

A Red Bull diz publicamente que precisa reverter rapidamente o desempenho de seu RB20 se não quiser perder os dois campeonatos de Fórmula 1 desta temporada. Mas dizer o que quer é uma coisa, fazer é outra - especialmente porque a empresa ainda não tem uma explicação clara sobre o que deu errado.

Podemos esquecer as teorias conspiratórias malucas sobre o fato da FIA ter solicitado a remoção de dispositivos de seu carro. Em vez disso, os problemas da Red Bull são todos causados por ela mesma.

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Embora ainda não seja definitivo sobre o que aconteceu, Christian Horner, após o GP da Itália, deu uma dica sobre um possível gatilho para seus problemas.

Falando sobre os problemas de equilíbrio que estão prejudicando o carro, Horner disse: "Ele está desconectado na frente e atrás. Podemos ver isso".

"Nosso túnel de vento não diz isso, mas a pista diz isso. Portanto, é preciso ficar atento a isso, porque, obviamente, quando isso acontece, significa que você não pode confiar em suas ferramentas. Então você tem que voltar aos dados da pista e à experiência anterior".

Então, será que um problema no túnel de vento - algo que só veio à tona nas últimas semanas - pode ser a 'prova cabal' por trás de seus problemas?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Foto de: Red Bull Content Pool

Para tentar descobrir, vamos tentar desvendar onde tudo deu errado para a equipe austríaca e dar uma olhada em como ela tem tentado resolver as coisas.

Em termos de resultados e comportamento do carro, parece que o GP de Miami foi o ponto de virada. Esse não foi o caso apenas da Red Bull, mas também dos que a perseguiam, já que a McLaren apresentou sua primeira grande atualização da temporada, que a catapultou para a vitória e lhe deu uma plataforma muito mais utilizável em cada evento.

Enquanto isso, a Mercedes entrou na briga pelo título após lançar seu próprio grande pacote de atualizações, que chegou em Mônaco.

A Ferrari também estava na frente do pelotão até mais ou menos essa época, antes de seus problemas no Canadá e depois das dificuldades causadas pelo retorno do quique de alta velocidade do assoalho do GP da Espanha. Esse foi outro exemplo de uma equipe que descobriu que suas ferramentas de simulação diziam uma coisa e o carro real dizia outra.

A Red Bull obviamente se deu conta da possibilidade de um problema de correlação no túnel de vento e, ao longo das últimas corridas, testou várias peças de seu arquivo de atualizações para encontrar uma solução que não sacrificasse muito o desempenho.

Além de resolver seus problemas, a Red Bull também tem tentado melhorar o RB20, o que resultou em um programa de desenvolvimento quase incessante, com atualizações introduzidas em todas as corridas, exceto na Áustria e na Bélgica.

Analisando a linha do tempo das atualizações desde Miami, podemos ver o quanto do RB20 foi alterado durante esse período e o quanto de seu programa foi dividido entre seus objetivos de longo prazo e os de curto prazo.

Red Bull RB20 front wing comparison

Comparação da asa dianteira do Red Bull RB20

Foto de: Não creditado

Corrida
Motivo da atualização
Parte
Explicação
Miami           
Desempenho
Suportes de apoio da asa de borda
Suporte de metal removido para a asa da borda (peso/flexibilidade)
Imola 
Desempenho
Asa dianteira
Formato da placa final, comprimento de corda de todos os flaps, seções internas ao lado do bico.
 
Desempenho
Bico
Para corresponder às mudanças na asa dianteira mencionadas anteriormente. Também renovou as posições de suporte da câmera
 
Desempenho
Assoalho e asa de borda
Seção superior do assoalho à frente da asa de borda otimizada, enquanto os strakes de derramamento na borda são reposicionados na seção de rolamento
 
Específico do circuito
Duto do freio traseiro
A geometria do duto de saída foi reprofilada para uma determinada entrada, o que permitiu que as aletas adjacentes fossem otimizados
Mônaco
Específico do circuito
Duto do freio dianteiro
Entrada ampliada para atender às condições de baixa velocidade
 
Específico do circuito
Carenagem do braço superior
Entalhe feito na carenagem para permitir o bloqueio adicional da direção
 
Específico para o circuito
Viga e asas traseiras
Configuração com maior downforce
Canadá
Específico para o circuito
Duto do freio dianteiro
Saída de resfriamento ampliada - mais larga e mais alta
 
Específico para o circuito
Asa traseira
Nova geometria do flap para o nível de downforce fornecido
Red Bull RB20 sidepod bodywork & inlet comparison

Carroceria lateral do Red Bull RB20 & comparação da entrada

Foto de: Não creditado

Corrida
Motivo da atualização
Parte
Explicação
Espanha
Desempenho
Sidepods
A carroceria, o tamanho e o formato da entrada de ar foram alterados para proporcionar maior variação para as próximas corridas.
 
Desempenho
Assoalho
A geometria ao lado do sidepod foi alterada para trabalhar em conjunto.
 
Desempenho
Asa de viga e traseira
O quarto inferior das placas finais foi ampliado para ocupar mais espaço na região da caixa permitida, com a asa de viga ampliada como consequência.
Áustria
N/A
N/A
Nenhuma atualização
Grã-Bretanha
Desempenho
Assoalho e da borda
Reperfilamento do assoalho ao redor da carcaça do SIS, com a asa da borda alterada para ganhar vantagem.
Red Bull Racing RB20 side detail
Red Bull Racing RB20 internal layout airbox intakes

Corrida

Motivo da atualização

Parte

Explicação

Hungria

Desempenho

Asa dianteira

Todos os quatro flaps reconfigurados para aumentar a carga

 

Desempenho

Carenagem do braço de suspensão inferior

Em conjunto com a asa dianteira revisada, a carenagem do braço foi alterada para melhorar o fluxo a jusante.

 

Desempenho

Tampa do motor e Halo

Tampa do motor mais justa, sem os ombros altos, o que também exigiu novas entradas superiores sob a caixa de ar para acomodar sua perda entre o halo e a caixa de ar. As carenagens do halo também foram ajustadas para acomodar a mudança na carroceria da tampa do motor.

 

Desempenho

Duto do freio traseiro

Alteração da geometria da vedação final para melhorar o fluxo dentro e ao redor do conjunto.

Bélgica

N/A

N/A

Nenhuma atualização

Holanda

Desempenho

Aletas do halo e espelhos retrovisores

O modelo aerodinâmico que envolve as estruturas é frequentemente usado como um meio de influenciar ainda mais o fluxo a jusante e, portanto, precisa ser alterado em linha com outras alterações que ocorreram algumas corridas antes.

 

Específico do circuito

Saída de resfriamento traseira

Carroceria de resfriamento traseira menor para a cobertura mais justa do motor introduzida no GP da Hungria.

Red Bull Racing RB20 front wing comparison
Red Bull Racing RB20 rear wing comparison, Italian GP

Corrida

Motivo da atualização

Parte

Explicação

Itália

Específico do circuito

Asa dianteira

 Comprimento de corda nos flaps mais curtos para reduzir o arrasto

 

Específico para o circuito

Asa traseira

Borda de fuga aparada da aba superior para reduzir o arrasto

A escala de mudanças deixa claro que, se foi um componente que desencadeou a baixa na performance, será muito difícil descobrir qual é.

Para a Red Bull, esse também parece ser um território novo, pois ela não enfrentou os problemas que seus rivais enfrentaram nas últimas três temporadas. Sua taxa de acerto no desenvolvimento sempre foi relativamente boa, produzindo aproximadamente o que era esperado.

Isso significa que, agora, a empresa não só precisa aprender a lidar com o problema atual, mas também precisa entender por que ele aconteceu, para que não se repita no futuro. A chave agora é descobrir qual de suas ferramentas é confiável e pode ser confiada.

Como disse Horner: "Não é incomum que, quando algo não está funcionando no carro, você acabe tendo leituras diferentes de suas ferramentas de simulação, e elas não convergem. Então, você obtém três conjuntos de dados: CFD (conhecido como túnel de vento virtual), túnel de vento e pista.

"Obviamente, o que realmente conta são os dados da pista, mas, para desenvolvê-los, é como ver as horas com três relógios diferentes. Você precisa se concentrar na ferramenta que fornecerá a informação mais valiosa e, obviamente, os dados da pista são os mais confiáveis".

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing

Christian Horner, Diretor de Equipe, Red Bull Racing

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

A grande questão é quanto tempo a Red Bull levará para encontrar as respostas para seus problemas e quanto trabalho de desenvolvimento que foi feito, ou está em andamento em sua fábrica, precisará ser abandonado por causa disso.

Como em outras situações semelhantes, as consequências de gastar tempo trabalhando com isso podem ser graves.

Se uma equipe se esforça para coletar dados de peças antigas para procurar problemas, isso significa que seu foco não está em fornecer melhorias que a tornem mais rápida.

Portanto, se você também tem rivais que estão em uma trajetória ascendente, a disparidade de desempenho entre você e eles pode se tornar rapidamente grande.

Essa é um tempo de resposta de desenvolvimento que não é visível, mas que pode ser totalmente prejudicial não apenas para o restante da campanha, mas também pode ter implicações no futuro.

Outro fator que não recebeu muita atenção é o fato de a F1 ter passado por uma parte do calendário em que a Pirelli aumentou as pressões mínimas dos pneus para corresponder às características de carga dos circuitos que recebem corridas.

Isso também pode afastar ainda mais o carro de sua janela operacional, seja mecânica ou aerodinâmica, sendo que ambas obviamente também estão intrinsecamente ligadas uma à outra.

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