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ANÁLISE: Quais serão os próximos passos de Sebastian Vettel e Ferrari?

A saída de Vettel da Ferrari levanta muitas dúvidas sobre os próximos passos de ambos na F1

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

As duas maiores questões levantadas pelo desenvolvimento sensacional dos últimos dias são: Vettel irá para outra equipe na Fórmula 1? E quem será seu substituto em uma das vagas mais cobiçadas no esporte?

A dinâmica em Maranello mudou drasticamente ao longo de 2019 quando Charles Leclerc se mostrou ainda mais competitivo do que qualquer um poderia esperar.

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A Ferrari e o mundo sempre souberam que ele era bom, mas desde o início ele estava indo melhor que Vettel constantemente nas classificações e nas corridas, e cometeu menos erros críticos. E fez tudo isso com um estilo e modo que fez todos gostarem dele.

Ao assinar um acordo de cinco anos com o monegasco, a Ferrari deixou claro que vê em Leclerc seu futuro.

Com o contrato atual de Vettel chegando ao final em 2020, sempre houve um debate intrigante entre a equipe e o tetracampeão, com a situação ficando ainda mais complexa com a paralisação do esporte.

A Ferrari tinha que decidir - considerando que a primeira opção era realmente renovar com Vettel - por quanto tempo eles queriam mantê-lo, enquanto continuavam procurando por jovens pilotos promissores que, como Leclerc, representam o futuro.

Com vários contratos chegando ao fim esse ano, a Ferrari tinha um objetivo claro em mente: não chegar no meio do ano em uma situação onde a maioria dos candidatos que desejavam já estivessem comprometidos com outras equipes a longo prazo.

Sebastian Vettel, Ferrari

Sebastian Vettel, Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Em uma entrevista com jornalistas há um mês, Vettel havia sugerido que o assunto poderia ser resolvido antes do início da temporada.

"Obviamente depende de onde teremos a primeira corrida", disse. "E há uma chance de termos que resolver isso antes mesmo da prova, porque, no momento, parece que não teremos corridas antes de junho, julho".

"Então acho que estamos esperando. Mas, como disse antes, a minha prioridade, em um primeiro momento, é garantir que estamos lidando com a situação de modo certo, e com isso, a discussão foi colocada em segundo plano. E acredito que isso esteja acontecendo por aí também".

Quando perguntado sobre a possibilidade dele estar correndo na nova era da F1, em 2022, ele disse que sua intenção é estar presente.

"Acho que, não importa qual será o acordo, acho que estarei confortável na equipe que estiver. Então, em termos de duração, não sei. Normalmente, todos os contratos que assinei no passado eram de três anos".

"Eu sei que sou um dos pilotos mais experientes na F1, mas não sou o mais velho e não acho que há um limite de idade para isso. Então, como disse, vou me decidir com base no que estiver mais confortável"

Foi apurado que Vettel recebeu uma oferta de um ano, com a opção de renovação por mais um ano, e que ele preferia um comprometimento a longo prazo com a equipe.

Como foi noticiado, ele também recebeu uma oferta de salário menor do que estava acostumado - com algumas fontes afirmando que isso significava ter um "status igual" a seu companheiro de equipe, mais jovem e com menos experiência.

Essas negociações são sempre complexas quando envolvem os grandes nomes de uma era, e do lado do piloto, a satisfação é uma combinação de salário oferecido e uma sensação de que você é visto como parte essencial da equação - e o primeiro é, obviamente, um fator derivado do segundo.

Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari

Charles Leclerc, Ferrari, and Sebastian Vettel, Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

No comunicado oficial divulgado pela Ferrari hoje, Vettel negou que o dinheiro foi o motivo, mas ele está intrinsecamente ligado ao ponto-chave.

"A equipe e eu percebemos que não existe mais um desejo comum de continuarmos juntos além desta temporada", disse. "A questão financeira não pesou nessa decisão conjunta. Esse não é o modo que eu tomo certas decisões na vida, e nunca será".

A frustração para ambas as partes é que a temporada não começou. Nesse momento, já deveriam ter acontecido seis corridas, com uma visão clara começando a surgir sobre a posição competitiva das equipes, após a controvérsia do motor ilegal do ano passado. Mas, principalmente, como que ficaria o duelo entre Vettel e Leclerc. Claramente o tetracampeão tinha a esperança de desafiar seu companheiro de equipe, para colocar as decepções de 2019 para trás.

Sobre seu futuro, vamos ter que esperar para ver se ele aceita que a temporada de 2020 será sua última ou se ele já está buscando outras opções pelo grid.

Vettel é um homem de família, e completará 33 anos em julho. Assim como os demais, ele se acostumou a um tipo de vida diferente da que ele estava acostumado desde que começou sua carreira no kart.

Talvez ele não esteja mais tão decidido a fazer o tipo de comprometimento necessário para se manter no topo do esporte.

Ele já deu pistas sobre isso no comunicado de hoje: "O que vem acontecendo nos últimos meses nos levaram a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É necessário usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu mesmo vou usar o tempo para refletir sobre o que realmente importa sobre meu futuro".

Então, o que acontece se ele quiser correr em 2021? O problema é que há muita incerteza sobre o futuro do esporte e seu lado financeiro. Nenhuma equipe assinou ainda o novo Pacto de Concórdia, então é difícil para qualquer uma se comprometer a longo prazo, especialmente em termos de um mega salário.

Vettel teria um grande apelo para a Mercedes, e é fácil especular sobre uma troca simples com Hamilton. Mas o hexacampeão já deixou claro diversas vezes que ele está comprometido com sua casa atual, buscando até um papel de embaixador a longo prazo, como foi com Stirling Moss.

Porém, terminar a carreira na Ferrari é tentador para todos, e sabemos que ambas as partes já estiveram em contato.

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF90

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

O que pode pesar para Hamilton é que o futuro da Mercedes ainda é meio nebuloso, ainda mais sobre a posição de Toto Wolff, que deixou uma saída futura como possibilidade há um ou dois anos. O relacionamento entre Lewis e Toto é parte fundamental da equação, e estamos interessados em saber o que vai acontecer.

Um retorno de Vettel à Red Bull tem uma cara legal, e sem dúvidas deixaria a Honda feliz. Mas entrar em uma equipe que está construída ao redor de Max Verstappen pode não ser a melhor saída para Vettel. E a equipe também está satisfeita com Alex Albon, que é rápido, barato e sem comprometimentos, e que teve um final de 2019 bom.

A McLaren também foi mencionada, e o nome de Vettel tem certo apelo para Andreas Seidl, que já trabalhou com ele na época de BMW Sauber. Um acordo também colocaria Vettel mais próximo da Mercedes, devido ao acordo de fornecimento de motores com a McLaren.

Porém, é difícil acreditar que a equipe que está lutando duramente pela redução do orçamento teria verba para pagar o tipo de salário de Vettel. Há também uma dúvida sobre Vettel estar disposto a aceitar um "projeto" como o de seu amigo Kimi Raikkonen na Alfa Romeo, correndo um ou dois anos em uma equipe do meio do grid, buscando um Top 6 nas corridas.

A lista da Ferrari tem, realisticamente, três nomes: Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo.

O primeiro é um pupilo da Ferrari e o piloto reserva da equipe, e seria lógico ver ele seguindo a rota de Leclerc, saindo da Alfa. Ele teve um início difícil em 2019, mas entregou boas performances no final do ano.

Porém, sua relativa falta de experiência pesa contra ele, apesar do fato de Leclerc ter feito a mudança com apenas um ano no grid.

Ao longo das férias, ele se esforçou para melhorar, e tinha a esperança de ir melhor que Raikkonen em 2020 - mas a falta de corridas significa que ele não teve a chance fundamental de ganhar quilometragem e mostrar o que poderia fazer contra Kimi. O lado positivo é que ele está ali, e não vai a lugar nenhum.

Ricciardo e Sainz são candidatos ideais para a Ferrari - simplesmente parece encaixar.

Mencionado a mais tempo nessa disputa pela vaga, o australiano é mais velho, tem mais experiência e já venceu corridas. Enquanto isso, Sainz tem um bom 2019 a seu favor, e está ficando melhor com o tempo.

Ambos trazem características similares, como velocidade e um talento completo. Eles também seriam bons companheiros de equipe, que podem se ligar a Leclerc para sobreviver no ambiente hostil da Ferrari.

Ricciardo tem também um ponto positivo em seu currículo: ter mostrado em 2014 que era capaz de correr ao lado e vencer Vettel.

Os dois tem trajetórias similares, com seus caminhos se cruzando diversas vezes. Se Sainz sair da McLaren, Ricciardo - que quase assinou com a equipe anteriormente - seria um candidato ideal para a vaga em Woking.

Uma coisa é certa - podemos não ter muita ação de pista na F1 no momento, mas há muita coisa acontecendo nos bastidores. E vocês podem ter certeza que um certo Fernando Alonso vai deixar claro seu interesse em ocupar essa vaga na Ferrari...

Fernando Alonso

Fernando Alonso

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

GALERIA: Relembre todas as vitórias de Sebastian Vettel na F1

GP da Itália de 2008
GP da China de 2009
GP da Grã-Bretanha de 2009
GP do Japão de 2009
GP de Abu Dhabi de 2009
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GP da Europa de 2010
GP do Japão de 2010
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GP de Abu Dhabi de 2010
GP da Austrália de 2011
GP da Malásia de 2011
GP da Turquia de 2011
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GP da Europa de 2011
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GP da Coreia de 2012
GP da Índia de 2012
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GP da Coreia de 2013
GP do Japão de 2013
GP da Índia de 2013
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GP da Hungria
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GP do Bahrein de 2018
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GP de Singapura de 2019
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GALERIA: Todos os pilotos e carros da história da Ferrari na Fórmula 1

1950: Ferrari 125
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel
75

VÍDEO: Massa relembra dia que Raikkonen 'zoou' Schumacher

PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

 

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Adam Cooper
Fórmula 1
Sebastian Vettel
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