Recomendado para você

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3

MotoGP
MotoGP
GP da Malásia
Pilotos da MotoGP criticam decisão de manter corrida após grave acidente na Moto3
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Como Piastri evoluiu durante o fim de semana do GP do México
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera

Fórmula E
Fórmula E
Di Grassi é 13º e Drugovich é 19º no primeiro dia de pré-temporada da Fórmula E em Valência; Wehrlein lidera
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa do Velocitta, válida pela Special Edition 2025
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Motorsport.com transmite as grandes finais da NASCAR Cup, Xfinity e Truck em Phoenix: veja horários e como assistir
F1: "Ser o caçador é muito mais fácil", analisa Hamilton sobre vantagem de Verstappen na briga pelo título

F1: "Ser o caçador é muito mais fácil", analisa Hamilton sobre vantagem de Verstappen na briga pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Ser o caçador é muito mais fácil", analisa Hamilton sobre vantagem de Verstappen na briga pelo título
F1: Red Bull nega que 'ressurgimento' de 2025 prejudicará chances da equipe em 2026

F1: Red Bull nega que 'ressurgimento' de 2025 prejudicará chances da equipe em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull nega que 'ressurgimento' de 2025 prejudicará chances da equipe em 2026

ANÁLISE: Sugerir que pilotos foram "medrosos" em Spa é preferir ignorância

Que a Fórmula 1 é perigosa, é fato, mas há muito entre reconhecer os riscos do esporte e querer que os competidores enfrentem condições impossíveis

The busy pre race grid

Depois que a Fórmula 1 decidiu não realizar o GP da Bélgica por causa da chuva, reapareceram oportunistas que questionam a coragem da era atual. Isso é não querer entender que o mundo muda. Não há sessão afetada por condições adversas que não provoque comentários populistas a gritar dos telhados que anos atrás os pilotos iam para a pista em qualquer circunstância. Ou pior, aqueles que comparam com outras divisões, como se tivessem algo a ver com isso.

Nos verões da minha infância eu saía de casa às quatro da tarde, com 35ºC no termômetro, e minha mãe não poderia saber 100% se estávamos no parque mais próximo de casa, jogando futebol ou saído para percorrer as estradas de bicicleta. Agora, na mesma cidade, repetir isso é impensável e já posso antecipar que meus futuros filhos não estarão tão longe da minha vista nem sairão com tanto calor. Não é dar passos para trás, é entender que o mundo mudou.

Leia também:

Carlos Sainz foi muito direto perante a mídia, respondendo logo após a corrida que criticar os atuais pilotos porque há 20 anos eles "sairiam para a pista" nessas condições é bobagem.

Podemos recuar muito mais e, de fato, os críticos mencionam atletas de outras décadas muito mais distantes. No entanto, também podemos levar em conta que houve momentos em que a Fórmula 1 não tinha cintos de segurança, os capacetes eram quase decorativos e o equipamento e a proteção eram muito mais pobres. Felizmente, evoluiu.

Aqueles que atiram pedras nos dias atuais provavelmente seriam os primeiros a culpar a FIA se um acidente grave acontecesse. Não havia piloto, nem mesmo Max Verstappen (que estava na frente e era claramente um candidato à vitória) pensava que as condições do GP da Bélgica eram normais. E se aqueles que saem para arriscar suas vidas decidem que não podem, é ousado e injusto para alguém que corre zero riscos questionar sua bravura.

"Eles não são mais corajosos", diz o indivíduo, sentado em frente à televisão. "Em outras categorias eles correm", aponta de seu sofá ou pior, de sua escrita.

Sim, o 'esporte a motor é perigoso'. Sempre existe esse lema, mas seria estúpido não comemorar que as tragédias são muito reduzidas hoje em comparação com o passado. E o perigo continua em cada corrida, não é preciso voltar muitos anos para lembrar acidentes impactantes que, felizmente, tiveram um bom final.

Ou seja, entre defender que o esporte pelo qual somos apaixonados carrega perigo e querer voltar às décadas em que se dava como certo que a cada temporada poderia haver pelo menos um falecido há um muito no meio.

Precisamente neste domingo, não faltam motivos para ficar zangado, mas por outras razões. A prova foi acertadamente cancelada, o que restou foi o lamentável espetáculo de uma espera eterna cujo desfecho foi imaginado. A Fórmula 1 orquestrou uma corrida falsa que pode facilmente ser rotulada de farsa ou ridícula.

Pode-se debater se a distribuição de pontos faz sentido ou não, se os torcedores mereciam pelo menos ver a cerimônia do pódio ou se isso também foi supérfluo. E claro, além da própria F1, não há quem justifique o que aconteceu.

Seja qual for a coragem à distância, você não poderia correr em Spa-Francorchamps naquele dia. Dizer o contrário, além da injustiça de obrigar os pilotos a sair para arriscar um terrível acidente, supõe preferir a ignorância a aceitar que o mundo mudou. E, principalmente, para melhor.

F1 em Spa: HIPOCRISIA dos PONTOS, MOTIVOS para a NÃO-corrida, PISTOLADA de pilotos, TAPETÃO e causos

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2020 da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Ricciardo relembra duelo com Alonso na Alemanha em 2014: "Ganhei respeito ali"
Próximo artigo Entenda nova regra de pit stop na F1, o que muda na prática e equipes afetadas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros