Fórmula 1
25 mar
Próximo evento em
58 dias
06 mai
Próximo evento em
100 dias
20 mai
Próximo evento em
114 dias
R
GP do Azerbaijão
03 jun
Próximo evento em
128 dias
10 jun
Próximo evento em
135 dias
24 jun
Próximo evento em
149 dias
R
GP da Áustria
01 jul
Próximo evento em
156 dias
R
GP da Grã-Bretanha
15 jul
Próximo evento em
170 dias
29 jul
Próximo evento em
184 dias
R
GP da Bélgica
26 ago
Próximo evento em
212 dias
02 set
Próximo evento em
219 dias
09 set
Próximo evento em
226 dias
23 set
Próximo evento em
240 dias
R
GP de Singapura
30 set
Próximo evento em
247 dias
07 out
Próximo evento em
254 dias
21 out
Próximo evento em
268 dias
28 out
Próximo evento em
275 dias
05 nov
Próximo evento em
283 dias
R
GP da Austrália
18 nov
Próximo evento em
296 dias
R
GP da Arábia Saudita
03 dez
Próximo evento em
311 dias
R
GP de Abu Dhabi
12 dez
Próximo evento em
320 dias
Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: a Ferrari encontrou o defeito do carro de 2020?

compartilhar
comentários
Análise técnica: a Ferrari encontrou o defeito do carro de 2020?
Por:
Co-autor: Giorgio Piola, Especialista

Os engenheiros entenderam que pequenas curvas na transmissão levaram a um comportamento anômalo do SF1000

Durante a pré-temporada da Fórmula 1 em fevereiro, a Ferrari passou ao mundo uma imagem ruim de seu novo carro, o SF1000. Nas pistas de Barcelona, a equipe italiana teve uma performance inferior à de suas rivais Mercedes e Red Bull. Mas a equipe pode ter encontrado o problema do carro que será usado na temporada 2020.

Os trabalhos em Maranello devem retomar logo, já que os fornecedores de unidades de potência poderão voltar ao trabalho a partir desta quinta-feira, 21, quando o fechamento imposto pela FIA acabar.

Leia também:

O departamento de corridas da Ferrari já está se preparando para o retorno gradual dos funcionários, após um longo fechamento que bloqueou qualquer atividade da área esportiva da montadora.

Os engenheiros irão encontrar o SF1000 que não correu no GP da Austrália de 2020, e essa configuração será uma que nunca mais veremos. O carro que fará a estreia na Áustria, em 05 de julho, caso os planos da F1 corram como o planejado, será diferente daquele que iria para a pista do Albert Park.

O protocolo de segurança que a montadora implementou em Maranello é muito rigoroso para garantir a proteção dos funcionários mas, sem dúvidas, a necessidade de distanciamento social reduz as operações planejadas para o desenvolvimento do carro.

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Photo by: Giorgio Piola

Qual Ferrari veremos no Red Bull Ring? Hoje, é difícil dizer, especialmente porque o SF1000 ficou longe de brilhar nos testes de inverno. Até mostrou uma melhora significativa nas curvas lentas, mas deixou claro as deficiências do carro nas curvas de alta e na reta.

Para começar, o SF1000 deve ir para Spielberg com o motor 065 na verão Evolution 2, ou seja, com uma câmara de pré-combustão capaz de trabalhar com uma temperatura mais alta, ganhando assim cerca de 15 cavalos, que devem mudar o funcionamento da unidade de potência.

A empresa, no entanto, revelou limites que podem impedir a obtenção do desempenho esperado. Devido aos novos turnos de trabalho e normas, será preciso compreender quais mudanças poderão ser feitas no carro.

Mas a principal atenção em Maranello é na parte de transmissão, com o objetivo de buscar uma maior leveza e otimizar a aerodinâmica.

Ferrari SF1000: si nota la grande zona Coca cola grazie a un cambio miniaturizzato.

Ferrari SF1000: si nota la grande zona Coca cola grazie a un cambio miniaturizzato.

Photo by: Giorgio Piola

Para alimentar o difusor traseiro com dois canais maiores que permitem um aumento da carga aerodinâmica sem aumentar a resistência na frente, os engenheiros da Ferrari aprovaram uma nova caixa de câmbio com uma seção particularmente estreita.

As simulações mostraram que a nova construção devolveria valores de rigidez semelhantes aos registrados na transmissão do SF90,mas a análise dos dados saídos dos testes teria mostrado, no entanto, que existem pequenas perdas que afetam negativamente o comportamento do carro na pista.

Se a caixa flexionar, pode causar mudanças repentinas na convergência da suspensão traseira, com reações imprevisíveis. O problema é tem solução: basta colocar na caixa uma camada extra de carbono, mesmo que isso leve a alguma perda em eficiência aerodinâmica.

Sulle Mercedes W04 e W05 Aldo Costa introdusse la trasmissione a doppia pelle ideata per la Ferrari F2004

Sulle Mercedes W04 e W05 Aldo Costa introdusse la trasmissione a doppia pelle ideata per la Ferrari F2004

Photo by: Giorgio Piola

Essa construção foi introduzida pelo engenheiro Aldo Costa no F2004 que rendeu o heptacampeonato a Michael Schumacher: o engenheiro levou essa ideia para a Mercedes em 2014, quando se tornou o projetista-chefe da equipe. A solução mostrou-se muito interessante, porque permitiu modificar a suspensão traseira sem causar uma penalização.

Enquanto isso, a Ferrari não desistiu de sua solução modular, desenvolvendo-a gradualmente. Em 2016, por exemplo, os engenheiros transferiram a cinemática da suspensão do tirante entre a caixa de câmbio e o diferencial.

Confronto tra il cambio della Ferrari SF15T e quello della SF16-H

Confronto tra il cambio della Ferrari SF15T e quello della SF16-H

Photo by: Giorgio Piola

Foi uma escolha corajosa, que também havia sido ditada pelas necessidades aerodinâmicas da época. A estrutura, no entanto, provou não ser muito rígida, e, no SF16-H, houve quatro quebras porque as marchas não se encaixavam perfeitamente durante a troca devido à flexão da caixa.

Agora, as engrenagens não pulam, então o fenômeno é certamente menos sério do que o de 2016, mas é sabido que impactou na dirigibilidade do carro

E, em Maranello, eles sabem que não há tempo a perder, porque o chassi, a caixa de câmbio e a suspensão que serão usados no primeiro GP de 2020 serão congelados até a temporada de 2021.

Se Enrico Cardile, David Sanchez e Simone Resta conseguirem corrigir esse defeito do SF1000, quem sabe Charles Leclerc e Sebastian Vettel não poderão tirar algum proveito desta temporada comprimida.

Deve-se lembrar que o Haas VF-20 e o Alfa Romeo C39 adotam a mesma transmissão da Ferrari, e, com isso, até as equipes clientes possam se beneficiar desse amadurecimento...

Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
1/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
2/75

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
3/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
4/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
5/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
6/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
7/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
8/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
9/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
10/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
11/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
12/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
13/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
14/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
15/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
16/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
17/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
18/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
19/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
20/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
21/75

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
22/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
23/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
24/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
25/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
26/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
27/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
28/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
29/75

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
30/75

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
31/75

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
32/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
33/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
34/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
35/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
36/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
37/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
38/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
39/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
40/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
41/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
42/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
43/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
44/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
45/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
46/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
47/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
48/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
49/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
50/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
51/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
52/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
53/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
54/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
55/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
56/75

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
57/75

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
58/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
59/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
60/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
61/75

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
62/75

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
63/75

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
64/75

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
65/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
66/75

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
67/75

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
68/75

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
69/75

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
70/75

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
71/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
72/75

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
73/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
74/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000

2020: Ferrari SF1000
75/75

Foto de: Ferrari

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel

VÍDEO: Bruno Senna se diverte com "tensão" de primeiros encontros com Piquet e Prost

PODCAST: Será o fim de Sebastian Vettel na F1?

 

Jornalista: Ricciardo pode ganhar meio bilhão na McLaren; entenda

Artigo anterior

Jornalista: Ricciardo pode ganhar meio bilhão na McLaren; entenda

Próximo artigo

Jogador do Arsenal se junta a Pietro Fittipaldi e astros da F1 em GP virtual de Mônaco

Jogador do Arsenal se junta a Pietro Fittipaldi e astros da F1 em GP virtual de Mônaco
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Sebastian Vettel , Charles Leclerc
Equipes Ferrari
Autor Franco Nugnes