Análise técnica de Giorgio Piola
Assunto

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica: a Ferrari encontrou o defeito do carro de 2020?

Os engenheiros entenderam que pequenas curvas na transmissão levaram a um comportamento anômalo do SF1000

Análise técnica: a Ferrari encontrou o defeito do carro de 2020?
Carregar reprodutor de áudio

Durante a pré-temporada da Fórmula 1 em fevereiro, a Ferrari passou ao mundo uma imagem ruim de seu novo carro, o SF1000. Nas pistas de Barcelona, a equipe italiana teve uma performance inferior à de suas rivais Mercedes e Red Bull. Mas a equipe pode ter encontrado o problema do carro que será usado na temporada 2020.

Os trabalhos em Maranello devem retomar logo, já que os fornecedores de unidades de potência poderão voltar ao trabalho a partir desta quinta-feira, 21, quando o fechamento imposto pela FIA acabar.

Leia também:

O departamento de corridas da Ferrari já está se preparando para o retorno gradual dos funcionários, após um longo fechamento que bloqueou qualquer atividade da área esportiva da montadora.

Os engenheiros irão encontrar o SF1000 que não correu no GP da Austrália de 2020, e essa configuração será uma que nunca mais veremos. O carro que fará a estreia na Áustria, em 05 de julho, caso os planos da F1 corram como o planejado, será diferente daquele que iria para a pista do Albert Park.

O protocolo de segurança que a montadora implementou em Maranello é muito rigoroso para garantir a proteção dos funcionários mas, sem dúvidas, a necessidade de distanciamento social reduz as operações planejadas para o desenvolvimento do carro.

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000

Photo by: Giorgio Piola

Qual Ferrari veremos no Red Bull Ring? Hoje, é difícil dizer, especialmente porque o SF1000 ficou longe de brilhar nos testes de inverno. Até mostrou uma melhora significativa nas curvas lentas, mas deixou claro as deficiências do carro nas curvas de alta e na reta.

Para começar, o SF1000 deve ir para Spielberg com o motor 065 na verão Evolution 2, ou seja, com uma câmara de pré-combustão capaz de trabalhar com uma temperatura mais alta, ganhando assim cerca de 15 cavalos, que devem mudar o funcionamento da unidade de potência.

A empresa, no entanto, revelou limites que podem impedir a obtenção do desempenho esperado. Devido aos novos turnos de trabalho e normas, será preciso compreender quais mudanças poderão ser feitas no carro.

Mas a principal atenção em Maranello é na parte de transmissão, com o objetivo de buscar uma maior leveza e otimizar a aerodinâmica.

Ferrari SF1000: si nota la grande zona Coca cola grazie a un cambio miniaturizzato.

Ferrari SF1000: si nota la grande zona Coca cola grazie a un cambio miniaturizzato.

Photo by: Giorgio Piola

Para alimentar o difusor traseiro com dois canais maiores que permitem um aumento da carga aerodinâmica sem aumentar a resistência na frente, os engenheiros da Ferrari aprovaram uma nova caixa de câmbio com uma seção particularmente estreita.

As simulações mostraram que a nova construção devolveria valores de rigidez semelhantes aos registrados na transmissão do SF90,mas a análise dos dados saídos dos testes teria mostrado, no entanto, que existem pequenas perdas que afetam negativamente o comportamento do carro na pista.

Se a caixa flexionar, pode causar mudanças repentinas na convergência da suspensão traseira, com reações imprevisíveis. O problema é tem solução: basta colocar na caixa uma camada extra de carbono, mesmo que isso leve a alguma perda em eficiência aerodinâmica.

Sulle Mercedes W04 e W05 Aldo Costa introdusse la trasmissione a doppia pelle ideata per la Ferrari F2004

Sulle Mercedes W04 e W05 Aldo Costa introdusse la trasmissione a doppia pelle ideata per la Ferrari F2004

Photo by: Giorgio Piola

Essa construção foi introduzida pelo engenheiro Aldo Costa no F2004 que rendeu o heptacampeonato a Michael Schumacher: o engenheiro levou essa ideia para a Mercedes em 2014, quando se tornou o projetista-chefe da equipe. A solução mostrou-se muito interessante, porque permitiu modificar a suspensão traseira sem causar uma penalização.

Enquanto isso, a Ferrari não desistiu de sua solução modular, desenvolvendo-a gradualmente. Em 2016, por exemplo, os engenheiros transferiram a cinemática da suspensão do tirante entre a caixa de câmbio e o diferencial.

Confronto tra il cambio della Ferrari SF15T e quello della SF16-H

Confronto tra il cambio della Ferrari SF15T e quello della SF16-H

Photo by: Giorgio Piola

Foi uma escolha corajosa, que também havia sido ditada pelas necessidades aerodinâmicas da época. A estrutura, no entanto, provou não ser muito rígida, e, no SF16-H, houve quatro quebras porque as marchas não se encaixavam perfeitamente durante a troca devido à flexão da caixa.

Agora, as engrenagens não pulam, então o fenômeno é certamente menos sério do que o de 2016, mas é sabido que impactou na dirigibilidade do carro

E, em Maranello, eles sabem que não há tempo a perder, porque o chassi, a caixa de câmbio e a suspensão que serão usados no primeiro GP de 2020 serão congelados até a temporada de 2021.

Se Enrico Cardile, David Sanchez e Simone Resta conseguirem corrigir esse defeito do SF1000, quem sabe Charles Leclerc e Sebastian Vettel não poderão tirar algum proveito desta temporada comprimida.

Deve-se lembrar que o Haas VF-20 e o Alfa Romeo C39 adotam a mesma transmissão da Ferrari, e, com isso, até as equipes clientes possam se beneficiar desse amadurecimento...

Ferrari está próxima de completar 1000 GPs; relembre os carros e pilotos da equipe

1950: Ferrari 125
1950: Ferrari 125
1/75
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

Foto de: LAT Images

1950-1951: Ferrari 375
1950-1951: Ferrari 375
2/75
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

Foto de: Ferrari Media Center

1952-1953: Ferrari 500
1952-1953: Ferrari 500
3/75
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

Foto de: LAT Images

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
4/75
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

Foto de: LAT Images

1954-1955: Ferrari 625
1954-1955: Ferrari 625
5/75
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

Foto de: LAT Images

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
6/75
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

Foto de: LAT Images

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
7/75
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1957: Lancia-Ferrari 801
1957: Lancia-Ferrari 801
8/75
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1958-1960: Ferrari 246
1958-1960: Ferrari 246
9/75
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

Foto de: LAT Images

1960: Ferrari 246P
1960: Ferrari 246P
10/75
Piloto: Ritchie Ginther

Foto de: LAT Images

1961-1962: Ferrari 156
1961-1962: Ferrari 156
11/75
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

Foto de: Sutton Motorsport Images

1963: Ferrari 156/63
1963: Ferrari 156/63
12/75
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1964-1965: Ferrari 158
1964-1965: Ferrari 158
13/75
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

Foto de: LAT Images

1964-1965: Ferrari 1512
1964-1965: Ferrari 1512
14/75
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1966: Ferrari 246/66
1966: Ferrari 246/66
15/75
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

Foto de: LAT Images

1966-1967: Ferrari 312
1966-1967: Ferrari 312
16/75
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

Foto de: LAT Images

1967-1968: Ferrari 312/67
1967-1968: Ferrari 312/67
17/75
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

Foto de: LAT Images

1968-1969: Ferrari 312/68
1968-1969: Ferrari 312/68
18/75
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

Foto de: LAT Images

1969: Ferrari 312/69
1969: Ferrari 312/69
19/75
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

Foto de: LAT Images

1969-1971: Ferrari 312B
1969-1971: Ferrari 312B
20/75
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1971-1973: Ferrari 312B/2
1971-1973: Ferrari 312B/2
21/75
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

Foto de: Lucien Harmegnies

1973: Ferrari 312B3-73
1973: Ferrari 312B3-73
22/75
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

Foto de: LAT Images

1974-1975: Ferrari 312B3-74
1974-1975: Ferrari 312B3-74
23/75
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1975-1976: Ferrari 312T
1975-1976: Ferrari 312T
24/75
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

Foto de: LAT Images

1976-1978: Ferrari 312T2
1976-1978: Ferrari 312T2
25/75
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1978-1979: Ferrari 312T3
1978-1979: Ferrari 312T3
26/75
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1979: Ferrari 312T4
1979: Ferrari 312T4
27/75
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1980: Ferrari 312T5
1980: Ferrari 312T5
28/75
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1981: Ferrari 126CK
1981: Ferrari 126CK
29/75
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

Foto de: Ercole Colombo

1982: Ferrari 126C2
1982: Ferrari 126C2
30/75
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

Foto de: LAT Images

1983: Ferrari 126C2B
1983: Ferrari 126C2B
31/75
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

Foto de: Ercole Colombo

1983: Ferrari 126C3
1983: Ferrari 126C3
32/75
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

Foto de: LAT Images

1984: Ferrari 126C4
1984: Ferrari 126C4
33/75
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

Foto de: LAT Images

1985: Ferrari 156/85
1985: Ferrari 156/85
34/75
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

Foto de: LAT Images

1986: Ferrari 156/85
1986: Ferrari 156/85
35/75
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

Foto de: LAT Images

1987: Ferrari F1-87
1987: Ferrari F1-87
36/75
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1988: Ferrari F1-87/88C
1988: Ferrari F1-87/88C
37/75
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1989: Ferrari 640
1989: Ferrari 640
38/75
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

Foto de: LAT Images

1990: Ferrari 641
1990: Ferrari 641
39/75
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

1991: Ferrari 642
1991: Ferrari 642
40/75
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1991: Ferrari 643
1991: Ferrari 643
41/75
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1992: Ferrari F92A
1992: Ferrari F92A
42/75
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

Foto de: LAT Images

1992: Ferrari F92AT
1992: Ferrari F92AT
43/75
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

Foto de: LAT Images

1993: Ferrari F93A
1993: Ferrari F93A
44/75
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1994: Ferrari 412T1
1994: Ferrari 412T1
45/75
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

Foto de: LAT Images

1994: Ferrari 412T1B
1994: Ferrari 412T1B
46/75
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1995: Ferrari 412T2
1995: Ferrari 412T2
47/75
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

Foto de: LAT Images

1996: Ferrari F310
1996: Ferrari F310
48/75
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1997: Ferrari F310B
1997: Ferrari F310B
49/75
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1998: Ferrari F300
1998: Ferrari F300
50/75
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

1999: Ferrari F399
1999: Ferrari F399
51/75
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

Foto de: Sutton Motorsport Images

2000: Ferrari F1-2000
2000: Ferrari F1-2000
52/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2001-2002: Ferrari F2001
2001-2002: Ferrari F2001
53/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: Ferrari Media Center

2002-2003: Ferrari F2002
2002-2003: Ferrari F2002
54/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2003: Ferrari F2003-GA
2003: Ferrari F2003-GA
55/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2004: Ferrari F2004
2004: Ferrari F2004
56/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: Bridgestone Corporation

2005: Ferrari F2005
2005: Ferrari F2005
57/75
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

Foto de: LAT Images

2006: Ferrari 248F1
2006: Ferrari 248F1
58/75
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2007: Ferrari F2007
2007: Ferrari F2007
59/75
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2008: Ferrari F2008
2008: Ferrari F2008
60/75
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2009: Ferrari F60
2009: Ferrari F60
61/75
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2010: Ferrari F10
2010: Ferrari F10
62/75
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

2011: Ferrari F150
2011: Ferrari F150
63/75
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Ferrari Media Center

2012: Ferrari F2012
2012: Ferrari F2012
64/75
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2013: Ferrari F138
2013: Ferrari F138
65/75
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2014: Ferrari F14 T
2014: Ferrari F14 T
66/75
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

Foto de: Rainier Ehrhardt

2015: Ferrari SF-15T
2015: Ferrari SF-15T
67/75
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

2016: Ferrari SF16-H
2016: Ferrari SF16-H
68/75
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Pirelli

2017: Ferrari SF70H
2017: Ferrari SF70H
69/75
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Sutton Motorsport Images

2018: Ferrari SF71H
2018: Ferrari SF71H
70/75
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2019: Ferrari SF90
2019: Ferrari SF90
71/75
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
72/75
Pilotos: Charles Leclerc e Sebastian Vettel

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
73/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
74/75

Foto de: Ferrari

2020: Ferrari SF1000
2020: Ferrari SF1000
75/75
Charles Leclerc, Mattia Binotto e Sebastian Vettel

VÍDEO: Bruno Senna se diverte com "tensão" de primeiros encontros com Piquet e Prost

PODCAST: Será o fim de Sebastian Vettel na F1?

 

compartilhar
comentários
Jornalista: Ricciardo pode ganhar meio bilhão na McLaren; entenda
Artigo anterior

Jornalista: Ricciardo pode ganhar meio bilhão na McLaren; entenda

Próximo artigo

Jogador do Arsenal se junta a Pietro Fittipaldi e astros da F1 em GP virtual de Mônaco

Jogador do Arsenal se junta a Pietro Fittipaldi e astros da F1 em GP virtual de Mônaco
Carregar comentários