Análise técnica: os segredos do volante da Mercedes
Aparentemente as quatro vitórias da Mercedes foram simples, mas Giorgio Piola e Matt Somerfield mostram que não foi bem assim
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
De fato, um carro da F1 atual é um animal difícil de administrar e os dramas técnicos que a Mercedes revelou após GP da Rússia mostraram como as coisas nunca são fáceis na categoria.Basicamente, o que Rosberg e Hamilton tinham que fazer era gerir seus volantes - cujo conjunto de botões, alavancas e interruptores têm mais em comum com o cockpit de um avião de combate.
Esta analogia não termina aí porque todas estas funções de controle são armas em seu arsenal para obter o melhor de seu carro durante a corrida.
Aqui, analisamos em detalhes o volante de Nico Rosberg para entender melhor sua disposição e de como são complicados os sistemas de controle.
Começando na parte superior esquerda, onde encontramos um seletor azul (FINE) em que Rosberg usa para fazer ajustes finos no diferencial.
O botão laranja OT (ultrapassagem) é pressionado quando o piloto quer potência total sem ter que fazer outros ajustes. Isso pode ser usado para atacar e se defender, mas deve ser usado com cuidado, pois ele pode ter um efeito negativo sobre a estratégia de energia naquela volta.
O botão BB (vermelho) é usado para controlar o nível de equilíbrio dos freios, neste caso a reduzindo da tendência dianteira-traseira.
O botão verde N é o neutro ou ponto-morto.
Do lado esquerdo do volante, encontramos um outro azul claro BMIG, no que acreditamos que sirva para Rosberg e os engenheiros como "freio mágico". Isso dá a possibilidade de ajustar as configurações relativas à quantidade de energia a serem armazenadas de modo a não perturbar o equilíbrio do carro.
O botão "+ 10" é usado para navegar rapidamente através de páginas de informação que estão disponíveis na tela LCD.
O botão azul escuro é utilizado para ajustar o diferencial em curvas de alta velocidade.
O botão amarelo "MARK" pode ser usado para colocar um marcador no registro da telemetria. Isto pode servir para uma variedade de razões, mas geralmente é usado quando o piloto vê um problema no carro de volta à garagem, então, seria para a equipe analisar o problema a partir daquele ponto em particular.
O seletor multifunções do lado esquerdo é usado para determinar o modo 'STRAT' ou estratégia sendo executado. Este é um ajuste que decide esquemas de energia, como o fluxo de combustível e implantação do ERS.
O que se encontra no meio do volante lida com uma grande variedade de dados, configurações e sensores. Nela incluem coisas como a escolha atual do composto do pneu, pois isso pode ter um impacto sobre os sensores do carro, dadas as diferentes circunferências dos pneus secos e molhados.
O seletor do lado direito conhecido como HPP trata exclusivamente dos mapas do motor e pode ser usado para alterar uma série de detalhes, tais como a mistura de combustível e ignição.
O botão PC/R é utilizado para confirmar um pedido do pitwall sem a necessidade de fazê-lo verbalmente. Isso pode ser importante para o piloto, porque requer uma quantidade considerável de destreza mental, sem precisar falar com esse pessoal a cada decisão.
O botão amarelo 'limitador' é usado para manter o limite de velocidade dentro do pitlane.
O botão seletor vermelho é utilizado para ajustar o diferencial na entrada da curva.
O botão "+1" é usado para navegar rapidamente pelas páginas de informação que estão disponíveis na tela de LCD.
O botão giratório verde marcado como 'EB' ajusta o equilíbrio de freio.
O botão cinza 'Radio' permite que o piloto se comunique com o computador através do rádio.
O botão BB+ faz mudanças no equilíbrio dos freios.
O botão DRS ativa o movimento do spoiler traseiro quando se está a menos de um segundo atrás de outro piloto.
O seletor verde horizontal é ativado com o polegar para ser usado no refinamento dos efeitos do diferencial no meio da curva.
Você pode ter notado que no volante de Rosberg há vários adesivos que são usados como referências para o piloto lembrar dos procedimentos do sistema, como preparar o carro para a largada ou fazer um pitstop.
Assim, o adesivo do lado esquerdo (um retângulo branco) é um lembrete sobre o procedimento a ser realizado antes de um pitstop. TYRE + FLAP é relacionado com o seletor multifuncional central e direito com as suas seleções transmitidas para o computador, enquanto STRAT 6 deve ser selecionado para reduzir a quantidade de energia, seja elétrica ou o consumo de combustível que será usado pelo carro no pitlane.
"SETTINGS?" é simplesmente um lembrete de que quaisquer definições adicionais devem ser feitas por último.
A etiqueta acima do volante multifunções é um lembrete dos modos STRAT (estratégia), com o modo 6 - utilizado para economizar combustível em condições mais lentas, como a passagem pelo pitlane ou atrás de um Safety Car, enquanto 3 e 4 são para a corrida e classificação.
O adesivo que está à direita é um lembrete do processo do início da corrida e é predominantemente relacionado com o condicionamento do freio e embreagem para otimizar a largada.
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