Após estouro, Hamilton alimenta conspiração e exige resposta
Piloto britânico perde vitória na Malásia a 16 voltas do fim com problema em sua unidade da Mercedes
O cenário parecia preparado para que Lewis Hamilton saísse da Malásia neste domingo com 25 pontos e uma vitória importante em sua luta pelo título de 2016. No entanto, de maneira incrível, seu motor estourou com menos de 16 voltas para o final da prova.
Bravo com o ocorrido, Hamilton, que seria líder do mundial por cinco pontos de vencesse, culpou o time pelo abandono e alimentou teoria conspiratórias de que, após numerosos problemas de motor neste ano, alguém esteja o sabotando.
"Minhas perguntas são para a Mercedes. Perdemos muitos motores," Hamilton disse à BBC após a corrida.
"Há oito pilotos (com motores Mercedes) e os meus motores são os únicos que falham. Alguém tem que me dar respostas, isso não é aceitável. Algo ou alguém não quer que eu ganhe este ano."
"Este é um motor novo, eu fiz uma corrida com ele. Fui terceiro, classifiquei... é um motor novo dos três que eu tinha. É apenas estranho. Temos uns 43 motores da Mercedes e só o meu estourou."
Hamilton não ganha uma corrida desde o GP da Alemanha, onde liderava o campeonato por 19 pontos. Agora o piloto está 23 pontos atrás de Rosberg.
O campeão mundial insistiu que ainda acredita que o título é possível, mas admitiu que os problemas que teve neste ano estão criando dúvidas a ele.
"É o que é. Vamos seguir em frente e tentar pilotar como fizemos neste fim de semana", disse ele.
"Agora nem sei mais se o meu carro vai conseguir. Estas próximas cinco corridas, nós sabemos que podemos ganhar. Mas quem sabe o que os próximos motores que eu tenho vão fazer. Então vou só me concentrar e tentar melhorar.”
"Não há realmente muito a fazer. Eu só tenho que seguir em frente. Os mecânicos fizeram um trabalho fantástico neste fim de semana, e nós fizemos tudo o que podíamos. Eu fiz tudo que podia.”
"Eu simplesmente não posso acreditar que há oito carros da Mercedes e apenas os meus motores são os que têm problemas. Algo não está bom, mas não há nada que eu possa fazer sobre isso. Algo simplesmente não está certo."
Lowe: Nenhuma falha é prevista
Na sequência dos comentários de Hamilton, o diretor-técnico da Mercedes, Paddy Lowe, negou qualquer sugestão de que a falha do motor foi “planejada".
"É difícil... este pode ser um esporte muito duro", disse Lowe à Sky Sports. "Mas nenhuma falha é planejada. Trabalhamos muito duro para aumentar a confiabilidade, e temos ano a ano tido sucesso.”
"Mas, por algum motivo, alheio a qualquer intenção ou o desempenho individual, uma série de coisas deram errado no carro de Lewis neste ano. Temos oito motores Mercedes nesta temporada, e por algum motivo não há um padrão.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.