Últimas notícias

Brawn quer que F1 abandone motorhomes "extravagantes"

Formula 1 pode se livrar dos motorhomes extravagantes, comuns nas etapas europeias, no futuro, como parte do esforço da categoria em neutralizar suas emissões de carbono

Renault F1 Team motorhome

No ano passado, a Fórmula 1 anunciou seus planos para neutralizar suas emissões de carbono até 2030, reduzindo as emissões dos carros e mudando para logísticas e viagens mais eficientes para os GPs. Por mais que os planos sejam ambiciosos, os chefes da F1 estão otimistas que esse é um objetivo realista e que o trabalho já começou para analisar como que isso pode ser atingido da melhor forma.

O diretor de esporte a motor da F1, Ross Brawn, afirmou que a categoria está considerando usar formas diferentes de transporte - incluindo mais trens e transporte marítimo - e que os dias dos extravagantes motorhomes sendo transportados pela Europa podem estar chegando ao fim.

Leia também:

"Estamos olhando o transporte e todo o equipamento que utilizamos", disse Brawn. "Então minha equipe no momento está analisando todas as formas alternativas de transporte, e o trem é, na realidade, uma forma muito eficiente de mover as coisas por aí. Transporte marítimo também é um modo eficiente de transporte em termos do impacto que ele tem. Então estamos olhando toda a logística para ver como podemos minimizar nosso impacto".

"E aí temos os motorhomes. Nós vamos para os Grandes Prêmios e em nove etapas do ano temos os motorhomes levados por caminhões, uma grande frota de caminhões, que leva às equipes o que eles necessitam. Nas outras 15 etapas, eles sempre estiveram felizes com o que tinham para usar quando chegam na pista na quinta-feira".

"Quando vamos para corridas em outros continentes, ou até mesmo em Baku, você tem um bom conjunto de espaços pré-fabricados prontos para você. Ninguém reclama, e é perfeitamente funcional. Aí você vai para Monza e tem verdadeiros palácios, com todos os caminhões que são necessários para transportá-los. Então, no futuro, queremos mudar para motorhomes ou espaços que podem ser colocados com menos impacto em termos de logística e transporte em comparação com o que temos agora".

Como o Motorsport.com revelou no ano passado, há um total de 315 caminhões usados pelas equipes, Pirelli, F1 e a FIA nas etapas europeias. A Fórmula 2, principal categoria suporte, usa outros 60. No total, é gasto uma grande quantidade de diesel.

O fato do calendário não ser estruturado de uma forma para diminuir a distância percorrida apenas aumenta o impacto causado pela categoria. Quando a F1 corre na Áustria, Budapeste está a apenas 400km de distância. Mas ao invés de ir para lá na sequência, o circo da F1 viaja para Silverstone e em seguida de volta para a Hungria - uma viagem com cerca de 3400km percorridos.

A diferença entre esses 375 caminhões da F1 e eventos suportes viajando 400km ou 3400km representa cerca de 1.125 milhão de quilômetros de consumo extra de diesel.

Motorhome da Ferrari

Motorhome da Ferrari

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

GALERIA: Relembre como será o design dos carros da Fórmula 1 a partir de 2021

McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
McLaren 2021 F1
Williams 2021
Williams 2021
Williams 2021
Renault 2021
Renault 2021
Renault 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
F1 2021
40
In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Hamilton ou Schumacher: Brawn dá sua opinião sobre o debate de qual seria o melhor
Próximo artigo Após Leclerc testar pneus de 18 polegadas, Pirelli confirma calendário de testes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros