Briatore faz criticas ácidas a regras e gestão atual da F1
Ex-chefe de equipe é direto quanto a simplicidade do regulamento: “Deveríamos simplesmente falar de corridas”
Para Flavio Briatore, ex-chefe de equipe de Benetton e Renault e tetracampeão da Fórmula 1, o campeonato atualmente tem estado muito complicado, o que tem afastado cada vez mais os fãs.
"Para onde a Fórmula 1 vai? Eu ainda não entendo", disse Briatore.
"Estamos complicando as coisas. Nós precisamos retornar ao conceito básico das corridas. Há muitas regras e muitas restrições. As pessoas estão confusas. Basta olhar para Monza e lembrar quantas pessoas havia fora do paddock esperando os pilotos. Antes você tinha milhares delas, agora há apenas algumas centenas."
Corrida é a chave
Briatore acredita que muito foco esteja sendo colocado em cima das regras, algo que prejudica onde deveria estar a atenção principal - melhores batalhas na pista.
"Deveríamos simplesmente falar de corridas: pilotos correndo com menos tecnologia e um show melhor."
"Corrida precisa ter regras simples: quem está atrás tenta passar quem está na frente e quem está na liderança não pode ser ultrapassado. Todo o resto é um desperdício. Agora você não deve ultrapassar a linha branca, caso contrário você terá uma grande punição.”
"Além disso, se houver um problema de motor você não deve punir os pilotos – no máximo os pontos deveriam ser retirados do construtor. Que razão havia para Hamilton largar de trás em Spa por conta de uma nova unidade de potência? Lewis é um piloto e tem de pensar em guiar.
"Se quem está dentro não entende as coisas, então pense no público em casa. A Fórmula 1 tem de ter os melhores pilotos do mundo, e tem de desafiá-los com carros muito semelhantes. As pessoas não estão interessados em qualquer outra coisa."
Melhorar as regras
Briatore acredita que uma nova abordagem seja necessária para regular o esporte, para que as coisas sejam mais fáceis para os competidores e para os fãs entenderem.
"Seria o suficiente para simplificar as regras", disse ele. "Nós não falamos sobre as corridas mais, mas sobre burocracia, regras e punições. Nunca vi nada parecido com isso no passado.”
"Há reuniões a cada três dias apenas para decidir quando se reunirão da próxima vez. Basta pensar em todos aqueles aviões particulares que se deslocam.”
"O que o Grupo de Estratégia e a Comissão da F1 produziram até agora? Nada. Na verdade, eles fizeram tudo ser mais confuso. É impossível chegar a um acordo com 20 pessoas diferentes."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.