Brown: F1 deve buscar nível de competitividade da Indy
Para o CEO da McLaren, a F1 precisa nivelar o grid, para permitir uma variedade maior de equipes vencendo e buscando pódio
A Fórmula 1 está apostando todas suas fichas que o teto e o novo regulamento irá nivelar a performance do grid. Em seis temporadas, apenas Ferrari, Mercedes e Red Bull venceram provas - a última vez que alguém "de fora" ganhou, foi a Lotus em 2013, no GP da Austrália. E, para alguns, o mundial deveria ter como objetivo uma competitividade similar à de outras categorias.
Em comparação, no mesmo período, 11 equipes da Indy venceram provas, incluindo a equipe Schmidt Peterson, que agora vai participar do campeonato como a McLaren Arrow SP.
Falando com exclusividade ao Motorsport.com para a série de entrevistas #thinkingforward, o CEO da McLaren, Zak Brown, disse que gostaria de ver na F1 um nível de competitividade similar ao da Indy, que dá mais chances às equipes do meio do grid de conquistarem pódios e vencer.
"Acho que, na pista, o que a Indy produz é o que queremos ver na F1, de um ponto de vista competitivo", disse. "Não falo no sentido técnico. F1 é F1, Indy é Indy. O que quero dizer é que, lá você tem 17 corridas e as grandes equipes sempre ganham campeonatos, mas você sempre tem três ou quatro 'zebras' por ano".
"Quando você chega no GP de Detroit, tem uma noção de quem pode vencer. Mas essa lista pode ser de até dez pilotos, não quatro ou cinco".
"Mas aí esses pilotos, vamos dizer 10 ou 15, podem ganhar surpreender uma ou duas vezes no ano. Isso não acontece na F1. Não consigo me lembrar da última vez que tivemos uma zebra vencendo um GP".
"Se conseguirmos aproximar a competição, mesmo assim ainda teremos as grandes equipes vencendo o campeonato. E espero que não seja necessário um caos total para termos uma zebra. Pode ser apenas um pit stop ruim ou apenas um dia ruim, não uma carnificina".
A F1 espera conseguir uma competitividade maior com o novo regulamento, que foi adiado de 2021 para 2022 devido à pandemia da Covid-19. Ross Brawn, diretor de automobilismo da F1, já confirmou que o novo pacote não terá mais um adiamento.
"Uma boa equipe do meio do grid deveria ser capaz de conquistar pódios, talvez uma vitória, e deveria conseguir um pequeno lucro. Se conseguirmos isso, teremos um futuro muito sustentável", disse Brawn à Sky Sports F1. "Com os carros atuais, quanto mais você gasta, mais rápidos eles são, e precisamos reduzir isso".
"Temos que manter a integridade da F1. É um esporte, então precisamos dos melhores vencendo. Mas acho que teremos uma competitividade maior no futuro com o novo regulamento e carro. Eles foram adiados por um ano, mas definitivamente virão em 2022".
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