Últimas notícias

Campeão mundial de kart, Liuzzi vence "fácil" o Desafio das Estrelas

Buemi chega em segundo em corrida dominada pelos europeus. Anfitrião Felipe Massa foi o melhor brasileiro, em 3º

Apenas dois estrangeiros participaram do Desafio das Estrelas  este ano, mas foram eles que comandaram a festa organizada por Felipe Massa em Penha-SC. Único campeão mundial de kart (em 2001), o italiano Vitantonio Liuzzi venceu de ponta a ponta o desafio, sem grande dificuldade e levou o troféu Ayrton Senna. Em segundo chegou o suíço Sebastien Buemi. O melhor brasileiro foi o organizador do evento Felipe Massa, que completou o pódio.

“O italiano é muito bom. É campeão mundial de kart e está de parabéns pela vitória”, disse Massa à Rede Globo, após a corrida. “Ele levou um pouco de vantagem porque acabamos tendo uma briga muito intensa logo atrás, mas foi uma corrida legal”, acrescentou o piloto da Williams.

Diferente do que foi programado, o Desafio das Estrelas teve só a corrida de domingo, já que no sábado à noite um forte temporal caiu sobre a região de Penha-SC, o que acabou cancelando a primeira bateria. Originalmente, os pontos das duas baterias seriam somados para apontar o campeão.

Apesar do título mundial e de sempre andar rápido, Vitantonio Liuzzi ainda não tinha conquistado um título no Desafio das Estrelas, mas dessa vez não deixou margem para dúvidas. O italiano foi o mais rápido no treino classificatório e largou na pole. E assim que a bandeira verde foi acionada disparou na ponta, beneficiado pelas brigas entre Lucas di Grassi, Julio Campos, Augusto Farfus, Felipe Massa e Rubens Barrichello logo no começo da prova.

Rubinho, no entanto, perdeu rendimento e foi ficando para trás. O veterano teve ainda um pneu furado, precisando parar nos boxes para trocar, o que acabou lhe custando algumas voltas de desvantagem. Farfus, com a carenagem do carro destruída também precisou parar. Mas a briga continuava intensa pelo pódio, enquanto Liuzzi permanecia soberano na ponta.

Antonio Pizzonia e Sebastien Buemi se juntaram a Di Grassi, Campos e Massa e os toques começaram a acontecer. No mais forte deles, Massa acabou colocando Di Grassi para fora da pista e o piloto da Audi acabou abandonando a prova. “Foi um toque normal de corrida. Antes o próprio Di Grassi havia tocado também para ganhar posição. Não sou diretor de prova, mas acho que não era para punição, não”, defendeu-se o anfitrião depois da corrida.

A essa altura, Buemi já estava na segunda posição e lá permaneceu até o final da prova. Massa venceu o duelo entre os brasileiros pela terceira posição, completando o pódio. Com a vitória de Liuzzi, os europeus somam agora cinco vitórias no Desafio das Estrelas contra quatro dos brasileiros.

Classificação final do desafio:

1. Vitantonio Liuzzi, 29 voltas em 26min23s055
2. Sebastien Buemi, a 6s021
3. Felipe Massa, a 10s601
4. Julio Campos, a 11s484
5. Antonio Pizonia, a 11s584
6. Daniel Serra, a 11s829
7. Nelsinho Piquet, a 13s733
8. Felipe Nasr, a 19s970
9. Valdeno Brito, a 30s533
10. Pietro Fittipaldi, a 31s465
11. Beto Monteiro, a 31s548
12. Luciano Burti, a 32s081
13. JP Oliveira, a 32s237
14. Luiz Razia, a 32s366
15. Bruno Senna, a 32s541
16. Popó Bueno, a 37s213
17. Ricardo Zonta, a 38s601
18. Felipe Giaffone, a 1 volta
19. Rubens Barrichello, a 3 voltas
20. Lucas di Grassi, a 8 voltas

Não completaram

Allam Khodair, a 15 voltas
Augusto Farfus, a 23 voltas
Ricardo Maurício, a 27 voltas
Bia Figueiredo, a 29 voltas

Melhor volta: Sebastien Buemi, 53s901

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Minha carreira deve muito ao Schumacher", agradece Massa
Próximo artigo Para Sutil, carros de 2014 serão mais difíceis de pilotar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil