Catadão: Toro Rosso próxima do Top 10 e Kovalainen dá suas impressões
Finlandês foi chamado pela Caterham para comparar carros e pneus desse ano em relação a 2012 e treinou nesta sexta
Depois de conquistar um bom sétimo lugar na China, com Daniel Ricciardo, a Toro Rosso ficou no meio do grid nesta sexta feira no Bahrein. Jean-Eric Vergne fez o melhor tempo da equipe, com 1min35s506, ficando na 12º posição. Na Caterham, Kovalainen foi chamado de volta para andar no primeiro treino livre e dar suas impressões sobre o carro e os pneus de 2013. Veja o que disseram os pilotos das equipes médias e pequenas:
Toro Rosso
Jean-Eric Vergne, P1 - 1:36.014, 14; P2 - 1:35.506, 12
"Parece que o nosso ritmo é semelhante ao que tivemos na China. Tudo funcionou bem hoje e senti bem o carro. Quanto aos pneus, a diferença de tempo de volta entre os compostos não é tão grande como na China, mas o calor aumenta a degradação, o que tornará a vida muito complicada na corrida ".
Daniel Ricciardo, P1 - 1:36.485, 15; P2 - 1:35.761, 14
"O primeiro dia aqui é complicado, pois a pista fica muito empoeirada pela manhã e isto torna a difícil achar o acerto do carro para o resto do fim de semana, quando a pista melhora. É importante, portanto, não sair fazendo várias mudanças. À tarde mudamos algumas coisas e tivemos uma melhoria. Vamos olhar para os dados esta noite e decidir qual direção ir amanhã.
Sauber
Nico Hulkenberg, P1 - 1:36.755, 17; P2 - 1:36.133, 15
"Executamos todo o nosso programa como havia sido planejado para hoje. Tudo correu muito bem. Em termos de performance, ainda há muito trabalho para fazermos. Eu achava que este circuito iria destacar alguns dos pontos fracos do carro, mas eu acho que existe algum potencial. Eu ainda não estou feliz com o equilíbrio do carro, mas acho que podemos encontrar mais performance amanhã. Temos uma longa noite pela frente para tentar maximizar tudo para este fim de semana. "
Esteban Gutierrez, P1 - 1:37.214, 18; P2 - 1:36.616, 18
"Eu acho que nós conseguimos melhorar o equilíbrio do carro na segunda sessão, em comparação com a manhã. A primeira sessão foi um pouco complicada. Estávamos tentando diferentes configurações, mas tudo se reuniu à tarde. No entanto, ainda estamos perdendo velocidade nas curvas lentas devido à falta de estabilidade e tração. Vamos olhar para os dados e trabalhar para que possamos criar um carro melhor. "
Williams
Pastor Maldonado, P1 - 1:36.498, 16; P2 - 1:36.279, 16
"Completamos nossa programação hoje. Testamos algumas partes novas esta manhã e, em seguida, estávamos de volta ao trabalho no set-up para o fim de semana. Nosso ritmo para trechos curtos não é tão forte, mas com mais combustível e pneus usados senti o carro melhor. Isto é o que nós estávamos esperando e por isso vamos continuar trabalhando duro amanhã. "
Valtteri Bottas, P1 - 1:35.783, 12; P2 - 1:36.579, 17
"Não foi um dia ruim para nós. Reunimos alguns dados valiosos no FP1, que nos ajudou a avaliar qual a direção para continuar com o desenvolvimento do FW35. No FP2, fizemos alguns trechos com o pneu médio e agora vamos estudar os dados para ver onde podemos melhorar em relação ao desgaste, que é grande aqui, principalmente nos pneus traseiros ".
Caterham
Charles Pic, P1 - 1:37.850 s, 19; P2 - 1:37.313, 19
"Fizemos alguns progressos hoje e acho que podemos nos considerar bastante satisfeitos com o trabalho tanto no FP1, quanto no FP2. Na sessão da manhã, nós usamos a mesma configuração usada na China foi uma prática bem normal. No FP2 usamos peças novas na parte de trás do carro e conseguimos mais aderência”.
Giedo van der Garde, P2 - 1:37.970, 22
"Depois de ficar de fora da sessão da manhã, tive um FP2 normal, trabalhando os dois compostos de pneus. O pneu esquentaram bastante, mas dá pra controlar o nível de desgaste e esta pista pode ser melhor para nós do que na China. "
Heikki Kovalainen, P1 - 1:38.401 s, 20
"Foi bom estar de volta ao carro e ao trabalho com a equipe. A principal prioridade hoje era para ajudar a dar minhas impressões sobre o carro de 2013, especificamente comparando com o carro do ano passado e para dar minha opinião sobre os pneus deste ano. A primeira impressão que tive foi que este carro é, obviamente, mais rápido que o de 2012, mas é mais difícil de achar o equilíbrio. E os pneus também acabam mais cedo. Depois de uma sessão, eu não tive tempo suficiente para descobrir o quanto podemos mudar em relação à configuração, mas fui capaz de dar à equipe uma grande quantidade de feedback que acho que será útil neste fim de semana”.
Marussia
Max Chilton, P1 - 1:39.445, 21; P2 - 1:37.313, 20
"Estou satisfeito por ter feito as duas sessões hoje. Isto é especialmente importante dadas as condições difíceis que estamos enfrentando aqui. O calor é o que torna difícil encontrar uma boa aderência. Tentamos algumas coisas e reunimos muitos dados, que estudaremos à noite. Estou certo de que podemos chegar a algumas conclusões que irão melhorar as coisas para amanhã. "
Jules Bianchi, P2 - 1:37.363, 21
"Não foi uma tarefa fácil chegar à velocidade ideal esta tarde. Depois de ter visto e ouvido os desafios que Max e Rodolfo experimentaram esta manhã, ficou claro que o FP2 não seria fácil para mim. O calor está desempenhando um grande papel na forma como o carro vem correndo, mas eu acho que, de minha parte, fomos limitados pelo pouco tempo. Diante disso, não ache ruim meu tempo, fiz progressos e tenho certeza de que, durante a noite, vamos encontrar uma boa solução para o futuro. "
Rodolfo Gonzalez, P1 - 1:40.215, 22
"Embora a minha primeira experiência do MR02 tenha sido bem breve, foi um bom começo para o meu programa de FP1 em várias corridas este ano. Passei por algumas situações diferentes antes do problema com a caixa de velocidade. Eu me senti confortável com o carro e pude ver que Max e Jules teríamos um dia bastante difícil, com o calor e as condições da pista”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.